Qual a diferença entre biotecnologia e ciências biomédicas laboratoriais?

anaaxzj

Membro Caloiro
Matrícula
22 Março 2025
Eu quero trabalhar em laboratório, ainda não tenho 100% do que quero fazer mas estive a pensar em tirar licenciatura em biotecnologia. No entanto, descobri a existência do curso de ciências biomédicas laboratoriais e pareceu me interessante. Alguém me pode explicar a diferença entre eles? obrigada!

Oie!!! Eu não sei sobre o curso de biotecnologia, mas posso falar-te de ciências biomédicas laboratoriais, porque fui exatamente para esse curso porque quero trabalhar em laboratório em especial em investigação (estou a acabar o 1°ano agora). O curso de CBL é um curso muito prático. Garantia de 100% que vais trabalhar em laboratórios, esse é o nosso local de trabalho. Agora, ele é a junção de dois cursos o de Análises Clínicas e Saúde Pública e o de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica. Assim, no final do curso obténs duas células uma que te permite trabalhar nas duas áreas que mencionei em cima. Na parte de Análises Clínicas e Saúde Pública, vais puder trabalhar em áreas como a hematologia, imunologia, microbiologia, transfusões sanguíneas, transplantação, genética entre muitas outras em que tecnicamente recolhes os produtos biológicos dos pacientes (sangue, espetoração, fezes, urina...entre outros) e depois no laboratório vais analisar ( por exemplo, fazer os hemogramas, detetar parasitas, bactérias e vírus nas diferentes amostras e depois comunicas ao médico os resultados. Já no caso da área de Anatomia Patológica, Citológica e Tanologica de forma resumida vais pegar num órgão, biópsia ou necrópsia e vais transformar esse pedaço em lâminas que um médico Anatomopatologiasta possa ver. Na área de Citologia, também podes diagnosticar as lâminas, mas certos hospitais não te deixam colocar o teu nome no relatório enquanto que outros deixam. Na área da tanatologia é como o nome indica, tratar das pessoas que já morreram envolvendo abrir-las e trata-las de forma a investigar as causas de morte da pessoa (ainda não sei explicar muito bem esta área, mas se quiseres posso te pôr em contacto com colegas de outros anos e eles já conseguem explicar melhor). Nesta parte de Anatomia também existem várias áreas que podes trabalhar como imunohistoquimica, patologia molecular, citopatologia, citogenética, patologia digital...entre outras. Existem diversas áreas e podes trabalhar em todas ao longo da tua carreira. Outra coisa, é que temos um caminho muito aberto para a investigação (existem muitas pessoas com o nosso curso a trabalhar em investigação) e somos muito reconhecidos na Europa/estrangeiro. Algo por exemplo que dizem-nos é que as empresas de Inglaterra estão sempre a tentar contratar pessoas cá de Portugal, porque queria nosso curso tem uma componente prática muito forte e ainda tem o último ano de estágio. Por último, não sei se foi perceptível, trabalhamos completamente em laboratórios e não sei como é biotecnologia, mas pelo nome parece ser mais relacionado com tecnologia e aparelhos e não pacientes, Saúde e amostras biológicas. Mas, tenho a certeza que já estás a investigar. Espero que tenha ajudado e se tiveres alguma dúvida diz! Também vai haver um verão para conhecer as áreas da Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Lisboa, para conhecer as diferentes áreas então talvez ajude (desculpa não sei em que distrito estás 🥲). Muitas outras áreas também trabalham em laboratórios Farmácia, Ciências Farmacêuticas, bioquímica....
Boa sorte!

• Like
Reactions: davis and sigis