Oie!!! Eu não sei sobre o curso de biotecnologia, mas posso falar-te de ciências biomédicas laboratoriais, porque fui exatamente para esse curso porque quero trabalhar em laboratório em especial em investigação (estou a acabar o 1°ano agora). O curso de CBL é um curso muito prático. Garantia de 100% que vais trabalhar em laboratórios, esse é o nosso local de trabalho. Agora, ele é a junção de dois cursos o de Análises Clínicas e Saúde Pública e o de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica. Assim, no final do curso obténs duas células uma que te permite trabalhar nas duas áreas que mencionei em cima. Na parte de Análises Clínicas e Saúde Pública, vais puder trabalhar em áreas como a hematologia, imunologia, microbiologia, transfusões sanguíneas, transplantação, genética entre muitas outras em que tecnicamente recolhes os produtos biológicos dos pacientes (sangue, espetoração, fezes, urina...entre outros) e depois no laboratório vais analisar ( por exemplo, fazer os hemogramas, detetar parasitas, bactérias e vírus nas diferentes amostras e depois comunicas ao médico os resultados. Já no caso da área de Anatomia Patológica, Citológica e Tanologica de forma resumida vais pegar num órgão, biópsia ou necrópsia e vais transformar esse pedaço em lâminas que um médico Anatomopatologiasta possa ver. Na área de Citologia, também podes diagnosticar as lâminas, mas certos hospitais não te deixam colocar o teu nome no relatório enquanto que outros deixam. Na área da tanatologia é como o nome indica, tratar das pessoas que já morreram envolvendo abrir-las e trata-las de forma a investigar as causas de morte da pessoa (ainda não sei explicar muito bem esta área, mas se quiseres posso te pôr em contacto com colegas de outros anos e eles já conseguem explicar melhor). Nesta parte de Anatomia também existem várias áreas que podes trabalhar como imunohistoquimica, patologia molecular, citopatologia, citogenética, patologia digital...entre outras. Existem diversas áreas e podes trabalhar em todas ao longo da tua carreira. Outra coisa, é que temos um caminho muito aberto para a investigação (existem muitas pessoas com o nosso curso a trabalhar em investigação) e somos muito reconhecidos na Europa/estrangeiro. Algo por exemplo que dizem-nos é que as empresas de Inglaterra estão sempre a tentar contratar pessoas cá de Portugal, porque queria nosso curso tem uma componente prática muito forte e ainda tem o último ano de estágio. Por último, não sei se foi perceptível, trabalhamos completamente em laboratórios e não sei como é biotecnologia, mas pelo nome parece ser mais relacionado com tecnologia e aparelhos e não pacientes, Saúde e amostras biológicas. Mas, tenho a certeza que já estás a investigar. Espero que tenha ajudado e se tiveres alguma dúvida diz! Também vai haver um verão para conhecer as áreas da Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Lisboa, para conhecer as diferentes áreas então talvez ajude (desculpa não sei em que distrito estás

). Muitas outras áreas também trabalham em laboratórios Farmácia, Ciências Farmacêuticas, bioquímica....
Boa sorte!