Qual a "idade máxima" para se tornar professora? e psicóloga?

Simpósio

Membro
Matrícula
30 Novembro 2017
A pergunta pode parecer meio estranha, mas uma vez que não entrei propriamente no curso que queria e uma das minhas opções futuras era tornar-me professora de filosofia do ensino secundário, queria saber se existe uma "idade máxima". no momento que estão a recrutar professores, se houver um recém licenciado com 23 (pessoa nos seus 18 já sabia o que queria e entrou no curso) e outro com 26 (o meu caso. 21 daqui a 3 meses, entrei no ensino superior agora mas não no curso que queria), dão preferência a alguém mais jovem?

aproveito e pergunto quanto aos psicólogos, se dão preferência a quem tem menas idade e conclui o curso ou não.

no momento estou em antropologia. para me tornar professora teria de fazer a licenciatura + mestrado + provável doutoramento e sendo que, apesar da área ser bastante bonita, o facto de sofrer com ansiedade e o foco da disciplina ser mais para a cultura e não para como os pensamentos/emoções se formam, não acho que compense passar todo o stress este ano (ou mesmo esse semestre), fazer os exames, apresentar trabalhos e pagar as propinas (já que não sou propriamente rica) num curso que não me vejo a completar. trabalhar no setor de marketing ou de RH também não me chama muito a atenção.

A pergunta pode parecer meio estranha, mas uma vez que não entrei propriamente no curso que queria e uma das minhas opções futuras era tornar-me professora de filosofia do ensino secundário, queria saber se existe uma "idade máxima". no momento que estão a recrutar professores, se houver um recém licenciado com 23 (pessoa nos seus 18 já sabia o que queria e entrou no curso) e outro com 26 (o meu caso. 21 daqui a 3 meses, entrei no ensino superior agora mas não no curso que queria), dão preferência a alguém mais jovem?

aproveito e pergunto quanto aos psicólogos, se dão preferência a quem tem menas idade e conclui o curso ou não.

no momento estou em antropologia. para me tornar professora teria de fazer a licenciatura + mestrado + provável doutoramento e sendo que, apesar da área ser bastante bonita, o facto de sofrer com ansiedade e o foco da disciplina ser mais para a cultura e não para como os pensamentos/emoções se formam, não acho que compense passar todo o stress este ano (ou mesmo esse semestre), fazer os exames, apresentar trabalhos e pagar as propinas (já que não sou propriamente rica) num curso que não me vejo a completar. trabalhar no setor de marketing ou de RH também não me chama muito a atenção.

Olá, penso não existir qualquer distinção feita por idade em termos de concurso. Os fatores em conta são geralmente media de fim de licenciatura, tempo de experiência ou de estágio, etc

Não vejo qualquer problema em começar a ser professora aos 30,35,40.
Há pessoas que entram em Medicina aos 30 e em engenharia aos 40. 😊

Claro que se te referires também a vagas em locais privados, aí podem sim ter em conta a idade, mas mais uma vez, não significa que isso seja um fator desfavorável. Muito pelo contrário, pode beneficiar-te por acharem que a partida podes ter mais experiência de vida e maturidade.

• Fabulous
Reactions: Simpósio
obrigada Margarida 😊 eu também já tinha falado com uma professora (só não toquei no assunto da idade) e ela disse isso mesmo. os recrutadores têm em consideração esses pontos que citaste.

concordo contigo quanto a ter mais experiência de vida e maturidade. talvez ajude na hora de ser selecionada.
eu tenho é uma tendência a acreditar que certas áreas do tipo engenharias, áreas da saúde, economia são as que garantem mais emprego então começando ou terminando com a idade que for, a probabilidade de entrar no mercado de trabalho depois é quase garantida (dependendo das notas que a pessoa tiver). houve gente, por exemplo, que quando a minha mãe disse que entrei em antropologia afirmaram que "ia ser difícil arranjar emprego" e "só sendo muito bom é que se consegue" e que "deveria ter ido para enfermagem". mas se o meu gosto está em letras e ciências sociais não posso fazer muita coisa...

tens algo a dizer sobre a "facilidade" de arranjar emprego nessas áreas que citei quando não se é "tão jovem assim"? concordas com o meu ponto de vista? se não, porquê?

Última edição:
Olá! Preciso de uma resposta sincera... sempre gostei de ajudar pessoas e também sempre gostei de crianças, mas acabei por entrar num curso nada haver, devido ao receio de não vir a ter emprego, já que a minha dúvida se prende entre Psicologia e Educação Básica.
Entre os dois qual acham mais viável ao nível de emprego no futuro?

Olá! Preciso de uma resposta sincera... sempre gostei de ajudar pessoas e também sempre gostei de crianças, mas acabei por entrar num curso nada haver, devido ao receio de não vir a ter emprego, já que a minha dúvida se prende entre Psicologia e Educação Básica.
Entre os dois qual acham mais viável ao nível de emprego no futuro?
Bem, vou te falar das estatísticas do Porto para teres uma ideia! A taxa de desemprego em Psicologia é de 10%, enquanto que Educação Básica tem apenas 1% , os números por si só falam. Há claro uma explicação, professores são da função pública, concorrem por concurso e por norma têm uma facilidade maior que os psicólogos a arranjarem emprego.
Isto porque, parecendo que não a Psicologia tem o seu lado empreendedor, onde muitas vezes és tu própria a formar a tua carreira e procurar os teus clientes.
Espero ter ajudado :)