Olá
@Rodrigo Sá,
Antes de mais, só quero dizer que concordo e apoio com a tua opinião de saíres da tua zona de conforto. Foi sem dúvida uma das melhores coisas que me aconteceram a nível do ensino superior e permitiram-me ter mais liberdade mas também crescer muito pessoalmente.
Os cursos são, realmente, semelhantes. As diferenças que temos em Portugal não existem em maior parte dos países da União Europeia (nem fora, até o meu conhecimento) porque normalmente é tudo enquadrado dentro de "Computer Science" e a Engenharia Informática que temos cá em Portugal não se iguala a outros cursos como Eng. de Computadores e Eng. Computacional que podem parecer iguais mas são muito diferentes. Os cursos com maior semelhança são, sem dúvida, Ciência de Computadores e Engenharia Informática. Em
teoria, o curso de Ciência de Computadores é suposto dar-te bases teóricas no ramo da informática e foca-se muito mais em problemas teóricos como teoria da computação, teoria de grafos, análise numérica e álgebra linear, para além disso, foca-se na aplicação destes tópicos teóricos a aspetos da informática como redes, compiladores, algoritmos e muitos outros. Por outro lado, Engenharia Informática dá-te também uma boa base nos aspetos teóricos mas muito mais aplicados à prática e em como é que podes usar a teoria já extremamente desenvolvida no dia-a-dia para a resolução de problemas (daí a engenharia). Como podes perceber, mesmo em teoria, as diferenças são extremamente subtis porque em Ciência de Computadores também aprendes a aplicar a teoria mas de uma forma menos prática (i.e. menos estruturada de um ponto de vista de código).
Na
prática, o curso de Ciência de Computadores vai permitir-te explorar tópicos muito mais teóricos e, francamente, extremamente valiosos na época que vivemos enquanto que Eng. Informática vai preparar-te muito melhor para as práticas corretas de desenvolvimento de código, de aplicação de conhecimentos, de arquiteturas de projeto e de interligação entre componentes de software. Isto não quer dizer que um Eng. Informático não saiba também aprender e explorar tópicos mais teóricos nem que um formado em Ciência de Computadores não consiga criar bom código. No fundo, acho que não faz muita diferença se tiras Ciências de Computadores ou Eng. Informática porque o que escolhes para mestrado será muito mais decisivo. Se estiveres interessado em tirar só licenciatura, Eng. Informática provavelmente dá-te um arranque melhor para entrares no mercado de trabalho enquanto Ciência de Computadores dá-te bases mais sólidas para explorares tópicos mais avançados e, ultimamente, mais interessantes a nível de um mestrado. Se tiveres interessado em tópicos teóricos (e.g. ciência de dados, IA, algoritmia) e em teoria matemática recomendo-te ires para Ciência de Computadores.
A nível de empregabilidade, penso que não é o "Engenheiro" que faça diferença até porque o significado de Engenheiro mudou drasticamente na última década e maior parte dos graduados estão em trabalhos em que nem têm o título de engenheiro. São ambos cursos muito interessantes e sinceramente acho que vais estar bem com qualquer um deles.
Como disseste, o plano de Ciência dos Computadores é muito mais agradável e dá até para explorares outras áreas com cadeiras de biologia, mecânica, química, geologia, entre outras que podem ter aplicações informáticas que te interessam.
Espero ter-te ajudado e estás à vontade para tirar quaisquer outras dúvidas que tenhas :)
DISCLAIMER: Tirei Eng. Informática e voltaria a tirar, não quero dar a ideia de que Ciência de Computadores é o curso melhor
Isto não é nada verdade. Engenharia de Computadores e Engenharia Informática são cursos muito distintos e Engenharia de Computadores não tem nada a ver com Ciência de Computadores. Na UMa o curso de Eng. de Computadores é focado na parte de hardware, gestão de máquinas e aspetos muito mais administrativos da Informática. As saídas profissionais são até muito diferentes (mesmo a nível de funções na função pública, por exemplo).