Qual a média para estudar MEDICINA no UK e nos EUA?

 

nuno.nunado

Membro Caloiro
Matrícula
16 Novembro 2019
Mensagens
6
Olá!
Gostaria de saber quais os requisitos e media para entrar numa faculdade de medicina no UK(Cambridge or Oxford) ou nos EUA (Harvard de preferência 😂😭).
 
  • Like
Reactions: miiana

miiana

Membro Caloiro
Matrícula
19 Janeiro 2020
Mensagens
9
Curso
Ciências e Tecnologias
Instituição
ESGAB
Olá, Nuno!

Sem querer matar o sonho a ninguém, mas isso é muito, muito complicado. Especialmente pelo curso, Medicina. Vou-te explicar como funciona (claro que pode haver algum erro na minha explicação e, caso haja, espero que alguém corrija).

Nos EUA, eles são MUITO competitivos. É quase impossível entrares lá sem teres feito o High School lá. Ao contrário do que acontece cá e até no UK, Medicina não é um undergraduate course. E é isso que tens de ter primeiro. Embora Harvard seja uma universidade muito seletiva, a taxa de aceitação de estudantes internacionais no College (ou seja, onde tiras um curso antes de passares à Medicina mesmo, o undergraduate — recomenda-se neuroscience) até é razoável, para o padrão da universidade. Para entrares, terias então de fazer o undergraduate por 4 anos e depois irias mais 4 para Medicina e 7 anos no Residency, um programa de “internato”, digamos assim. É nessa parte que a coisa fica competitiva. As universidades americanas são muito “esquisitas”, e a maioria dos estudantes de Medicina são de nacionalidade Americana. Para entrar em Harvard, logo uma Ivy League, terias de ter um currículo excecional. Para além de notas brilhantes, precisas de imensas atividades fora da escola, cartas de recomendação e de deixar uma ótima impressão nas entrevistas que tens obrigatoriamente de fazer. Além disso, terias de ter a bolsa larga também... Porque as propinas de lá são milionárias, embora talvez haja hipótese de bolsa (acho eu).

Sobre o Reino Unido... Eu estou a pensar candidatar-me para lá também, embora seja na mesma competitivo. Tal como penso que é contigo, é um sonho velhinho meu. Recomendo leres este comentário do BlueApple, que tem imensas informações fixes que, pelo menos a mim, deram jeito saber.

Boa sorte!

Olá, Sara! :D Bem-vinda!
O ano passado eu candidatei-me a Medicina na Reino Unido, portanto se calhar consigo-te dar algumas informações relativamente a como se processam as coisas lá.

No Reino Unido, eles gostam muito das suas próprias qualificações, achando-as mais adequadas para avaliar o desempenho de um aluno do que a maioria das restantes qualificações europeias. Como exceções saliento o Abitur alemão e os exames franceses. Mas, infelizmente, esse não é o caso das qualificações portugueses. Por esse motivo, eles dão muito pouco valor às nossas qualificações, pelo que não tens muito que te preocupar em relação a isso. Todavia, vale referir que a maioria das universidade pede um mínimo 18 a todas as disciplinas e 18-20 a disciplinas diretamente relacionadas com o curso que escolheres e o seu plano de estudos. Se Matemática não for o teu forte, trago-te boas notícias. Lá Matemática não costuma ser uma disciplina relevante para o curso de Medicina, pelo que não precisas de te preocupar muito com ela. Biologia e Geologia e Física e Química A são, contudo, disciplinas absolutamente essenciais para a admissão ao curso de Medicina, pelo que deves ter uma nota igual ou superior a 18 a estas disciplinas, especialmente para universidades de topo. Para teres uma noção do como é uma oferta standard, o ano passado recebi uma oferta condicional da Imperial College London em que me pediam 18 a todas as disciplinas com um mínimo de 18 a Biologia e Geologia e Física e Química A. Se tivesse menos que 18 a uma dessas disciplinas já não poderia ser aceite. Relativamente aos exames, não sei concretamente que peso têm, mas devem ter um peso quase nulo. Não sei porquê, focam-se mais nas notas finais às disciplinas do que aos exames.
Antes de responder às seguintes perguntas, quero só dar-te mais algumas informações relativamente a Medicina no UK. Em primeiro lugar, para ingressares para o próximo ano tens de te candidatar já este verão!!! Lá, os alunos têm de se candidatar à universidade um ano mais cedo, e isso não é exceção para os alunos estrangeiros.
Em segundo lugar, a tua candidatura terá de ser feita na plataforma UCAS. Terás de responder a todas as secções que lá te apresentem antes de teres a candidatura concluída, sendo que quase todas são relativamente fáceis de preencher. Todavia, terás dois desafios: o personal statement e a carta de referência. O personal statement é a parte mais importante e decisiva da tua candidatura, é um tipo de carta de motivação. Este costuma ser o aspeto que mais peso tem numa candidatura, seja a que curso te candidatares. É altamente recomendado que faças work experience ou então que participes em atividades/estágios/projetos/voluntariado diretamente relacionado com Medicina. Medicina é uma profissão bastante prática, pelo que eles valorizam imenso quem já tem alguma experiência, por muito pouca que seja. Deves falar da tua experiência no personal statement. A carta de referência atua quase como um reforço. Para isto, terás de pedir a um professor teu ou a alguém que consideres uma autoridade que achas competente para ta escrever. Este aspeto tem menos peso que o personal statement, mas é importante na mesma.
Em terceiro lugar, a maioria das universidades pedir-te-à para comprovares a tua habilidade em Inglês por meio de um exame. Para saberes que exames deves fazer tens de consultar os sites das universidades a que te pretendes candidatar. Recomendo fazeres o IELTS, que foi o que eu fiz o ano passado, pois acho que todas as universidades o aceitam e é bastante acessível. Eu consegui uma nota geral de 8.5/9 e nem sequer ando num instituto de línguas. Atenção que cada universidade estabelece limites mínimos que precisas de alcançar em cada secção. Caso não os alcances a tua admissão poderá ser compremetida. O IELTS deve custar pouco mais de 200 euros, não sei quando custarão outros.
Em quarto lugar, terás também de fazer um exame de admissão a Medicina para poderes ser aceite. Cada universidade estabelece aquele que aceita. Os grandes exames de admissão para Medicina que há são o BMAT (autêntico monstro!) e o UKCAT. Atenção que se te candidatares a uma universidade que aceite o BMAT e a outra que aceite o UKCAT tens de fazer ambos os exames. Eu apenas fiz o BMAT (apenas me candidatei a universidades que aceitam este), pelo que não sei nada relativamente ao outro. Sei apenas que o BMAT é puxadíssimo! Se quiseres mais informações sobre este exame podes perguntar-me ou então procurar no site deles.
Finalmente, a maioria das universidades também requere que tenhas de ir a uma entrevista com eles. Nas universidades de nível mais baixo serão entrevistas de blá blá (do género, "oh filha, então porque é que queres ser doutora?"). Nas melhores universidades as entrevistas focam-se mais em avaliar o teu conhecimento (do género, "porque é que um codão é constituído por 3 bases nucleotídicas e não outro número qualquer?" ou "porque é que os sapatos de homem têm uma pequena sola?").

Agora que já despachei as informações relativamente às candidaturas no UK vou responder ao resto.
Realmente não sou a pessoa mais indicada para te falar sobre as bolsas que oferecem no Reino Unido (porque recusei a oferta que me fizeram e não pesquisei mais), mas eles têm um programa de empréstimo para estudantes que vão tirar o seu primeiro curso. Basicamente, consiste em não teres de pagar diretamente as propinas do teu curso e só as começares a pagar após estares empregada. 3% do teu ordenado mensal vai para pagar as propinas. Se após 20 anos não as tiveres conseguido pagar todas, ficas isenta de as pagares.
As melhores universidades para estudar Medicina no UK são Cambridge, Oxford, Imperial College London e University College London. Eu candidatei-me a Cambridge e Imperial College London. Preferi Cambridge a Oxford porque Cambridge inspirou-me mais confiança e também porque gostei mais do programa clínico que tinham. Todavia, Oxford é a Harvard do UK no que diz respeito à Medicina (atenção, não te podes candidatar a Cambridge e a Oxford no mesmo ano. Tens de escolher apenas uma). Portanto, Cambridge e Oxford são as melhores. Imperial College London também é excelente para Medicina e tem requisitos mínimos mais simpáticos (embora puxados na mesma). O ensino lá é espetacular, mesmo. Todavia, Imperial College London é uma universidade especialista em Engenharias. Interpreta este facto como quiseres.

Pronto, acho que é tudo. Se tiveres mais dúvidas, não hesites em perguntar. ;)
 
  • Fabulous
Reactions: Rodrigo Martins