Qual a melhor alternativa para conclusão do ensino secundário?

FilipeGomes123

Membro Caloiro
Matrícula
23 Setembro 2021
Boa noite,
Neste momento tenho o ensino secundário incompleto pois reprovei a matematica, no ultimo ano letivo tentei concluir a disciplina como aluno externo através da realização do exame nacional, mas não consegui.
E durante este ultimo ano letivo enquanto estudava para o exame nacional de matematica frequentei um curso CET Nível 5, que so é valido se eu tiver o ensino secundário completo, e visto que o curso esta prestes a terminar ( faltam cerca de 3 meses e 400 horas de estagio) gostaria de saber qual seria a melhor alternativa para a conclusão do secundario.
Depois de alguma pesquisa encontrei algumas alternativas como: o ensino recorrente e os cursos EFA, mas estou em duvidas de qual seria a melhor opçao tendo em conta a minha situação (lembrando que apenas quero concluir o ensino secundário sem nenhuma expectativa de uma inscrição futura no ensino superior ).
Obrigado pela atençâo! :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Depois de alguma pesquisa encontrei algumas alternativas como: o ensino recorrente e os cursos EFA, mas estou em duvidas de qual seria a melhor opçao tendo em conta a minha situação (lembrando que apenas quero concluir o ensino secundário sem nenhuma expectativa de uma inscrição futura no ensino superior ).
Olá @FilipeGomes123
As duas alternativas são válidas. No recorrente vais acabar a disciplina de matemática em falta, no curso EFA poderás fazer uma formação noutra coisa. Sugiro que pelas mais informações nas escolas secundárias da tua área de residência.

FilipeGomes123

Membro Caloiro
Matrícula
23 Setembro 2021
@davis Obrigado pela resposta!!!
Referente ao ensino recorrente podia me explicar resumidamente como funciona, após alguma pesquisa ainda não consegui perceber muito bem como funciona e visto que apenas me falta concluir a disciplina de matematica quanto tempo em média irei demorar até concluir a disciplina e consequentemente concluir o ensino secundário? E por ultimo gostaria, se possivel, algumas dicas de escolas na area do porto que me possa increver para atraves do ensino recorrente terminar a discplina de matematica.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Referente ao ensino recorrente podia me explicar resumidamente como funciona, após alguma pesquisa ainda não consegui perceber muito bem como funciona e visto que apenas me falta concluir a disciplina de matematica quanto tempo em média irei demorar até concluir a disciplina e consequentemente concluir o ensino secundário?
A ideia é que concluas a disciplina em falta através de exames a módulos correspondentes aos anos da disciplina em que tens negativa. Existe na modalidade presencial e não presencial, em que apenas vais à escola fazer os exames. Tipicamente é mais acessível e funciona em pós-laboral. Consegues concluir a disciplina em poucos meses.

E por ultimo gostaria, se possivel, algumas dicas de escolas na area do porto que me possa increver para atraves do ensino recorrente terminar a discplina de matematica.
Não conheço a oferta no Porto, o melhor é contactares as escolas secundárias da tua área de residência e pedires informações nesse sentido.

garfo101

Melhor membro de sempre!
Colaborador Editorial
Matrícula
28 Novembro 2015
Curso
Som e Imagem
Instituição
ESAD.CR - IPLeiria
@davis Obrigado pela resposta!!!
Referente ao ensino recorrente podia me explicar resumidamente como funciona, após alguma pesquisa ainda não consegui perceber muito bem como funciona e visto que apenas me falta concluir a disciplina de matematica quanto tempo em média irei demorar até concluir a disciplina e consequentemente concluir o ensino secundário? E por ultimo gostaria, se possivel, algumas dicas de escolas na area do porto que me possa increver para atraves do ensino recorrente terminar a discplina de matematica.
Olá! Sei que o Externato Académico do Porto tem a opção de ensino recorrente, conheço quem lá tenha feito disciplinas. Não sei bem em relação a preços.