Olá, tudo bem por aí?
Gostava que me dessem a vossa opinião relativamente à licenciatura em Estudos Portugueses, uma vez que uma das minhas disciplinas favoritas é Português e Literatura Portuguesa e adorava dar-lhes continuidade e, possivelmente, maior (ou, neste caso, todo o) destaque no Ensino Superior.
Porém, tenho algumas dúvidas relativamente ao curso, estando eu um pouco perdido acerca de qual será a melhor opção para mim: a Nova ou a Clássica de Lisboa?
Gosto bastante do curso da FLUL, visto que permite uma maior flexibilidade relativamente a quais cadeiras escolher, com toda aquela diversidade de majors e minors. No entanto, a empregabilidade (e muito provavelmente as condições materiais) são melhores na Nova.
Olá!
Primeiro que tudo, e em preâmbulo, gostaria de dizer que se gostas das disciplinas de Português e Literatura Portuguesa, além de Estudos Portugueses, a maioria dos cursos da FLUL conseguem focar-se nessas áreas, pelo que, se compartilhares uma divisão maior de áreas os três cursos mais flexíveis são, de facto, Estudos Gerais, Estudos Portugueses e Artes e Humanidades. Dentro das flexíveis, mas com algumas condicionantes, tens LLC e Ciências da Linguagem. Não pertenço a nenhum destes cursos, mas os anos que tenho passado na faculdade permitiram-me formar uma opinião que talvez seja útil de tomar em conta, tendo em conta que baseei a minha pesquisa através de pessoas que, efectivamente, se matricularam nesses cursos + a minha experiência em matricular alunos destes cursos, desde o 1º ano ao 3º, pelo que ganhei alguma sensibilidade a alguns aspectos mais pragmáticos dos cursos. Apresento-te aqui um sumário simplificado do que acho de cada um deles, aplicado ao caso a que te reportas:
1) Estudos Gerais - É um curso com bastante flexibilidade dentro das opções do plano de estudos do próprio curso. Ou seja, não podemos confundir com o típico "Estudos Gerais é um curso cheio de Opções Livres". Opção Livre é quando um aluno pode escolher qualquer cadeira. No caso de Estudos Gerais, eles só podem escolher opções que estejam no plano de estudos deles. É um curso especialmente útil se tiveres em mente áreas fora das Letras. Se só queres UC's das disciplinas que referes, não me parece ser a melhor das opções.
2) Artes e Humanidades - É um curso com algumas semelhanças com Estudos Gerais, só que não é aberto para estudares nas outras faculdades da UL. Ou seja, muitas opções dentro do plano de estudos. É possível escolheres cadeiras dentro dessas áreas que te interessam, mas se calhar não te interessam tanto as que tens no Tronco Comum.
3) Estudos Portugueses - É outro curso que apresenta muita flexibilidade e que, tal como Estudos Gerais e Artes e Humanidades, só tem opções dentro do plano de estudos. Dá perfeitamente para te especializares nas duas áreas que referes. Apesar de ser uma boa opção, é um curso mais pequeno e pela diversidade do curso, os percursos dos alunos podem divergir bastante mais, pelo que não é muito fácil perceber o que estes alunos, na maioria, foram fazer a seguir ao curso.
4) LLC - É o maior curso da FLUL, são imensos alunos e é obviamente o mais popular. LLC é praticamente a reconversão de outros cursos que existiram antes, como o de Línguas Modernas ou Filologia Românica. Tem um plano que se adequa ao que queres estudar, mas não sei se já experimentaste comparar o percurso que poderias fazer com um e com outro curso e comparares ao que gostas mais, porque entre um e outro, ambos conseguem estudar o que gostas. Este curso já é dos que consegue fazer Opções Livres, mas estas estão um pouco limitadas por duas coisas: uma é o NUCO (que nas outras licenciaturas, corresponde ao Tronco Comum, o que faria com que fossem equiparáveis, mas não são, porque existe outra condicionante) e a outra é, além dos ECTS do NUCO, os alunos precisam completar 60 ECTS de uma lista de UC's elegíveis. Estas incluem cadeiras que diria que são do teu interesse, mas é um aspecto a considerares.
5) Ciências da Linguagem - Um curso incrivelmente
underrated na generalidade e, de todos estes cursos que enumerei, é o que vejo ter mais oportunidades na área da investigação. Seria um bom curso se o teu gosto por Português incluir Linguística. É um curso que apresenta Opções Livres, no total são 9, o que permite perfeitamente abarcares as cadeiras de Literatura que quiseres e isso consegue quase ser 1/3 do curso. É um curso muito focado na Língua Portuguesa (só nos ECTS do plano de estudos, são 66, o que é um bocadinho mais do que 1/3 do curso). Falo nas oportunidades de investigação porque muitos dos profs dessas cadeiras são investigadores nos centros de investigação que a FLUL possui e costumam abrir bolsas de investigação. Se for uma área do teu interesse (investigação e, num futuro mais distante, docência universitária), diria que é o curso em que poderias tomar mais partido dessa vertente - aliás, este ano abriram várias bolsas de investigação e uma delas foi para alunos da licenciatura e quem ganhou foi um aluno que tinha começado o 2º ano quando se candidatou.
Se o teu interesse for estudar estas áreas com vista ao Ensino Básico e Secundário, todos estes cursos conseguem permitir que faças os ECTS necessários.
Sobre a NOVA, não sei muita coisa que não a minha análise dos planos de estudo: como dizes, menos flexíveis. Talvez encontres por aí alguém que esteja mais dentro do assunto. Mas, do pouco que ouvi ex-colegas falarem da FCSH, apesar das estruturas físicas mais modernas que as da FLUL, muitos deles queixaram-se que as salas eram demasiado pequenas e que não cabiam lá os alunos todos (e isto são queixas pré-pandemia, não sei se melhoraram entretanto). A nível de investigação, as duas universidades estão ligadas em alguns projectos - não conheço particularmente o caso da Linguística ou dos Estudos Literários, mas nas áreas das Artes há muitos projectos da FLUL e da FCSH juntas, pelo que, se escolheres uma, isso não permitirá que fiques vedado a eventualmente tirar um 2º ciclo na outra ou mesmo acabares como investigador num projecto lá.
Quanto às infraestruturas, é verdade que saiu nas notícias recentemente as queixas dos alunos da FLUL sobre as condições físicas da faculdade, mas estas eram sobretudo a respeito de um edifício que não faz parte do edifício principal da faculdade, o Pavilhão Novo (PN). Este edifício está em más condições e, segundo uma comunicação do director há uns meses, a sua demolição começaria este Verão, pelo que, supostamente, já não existirão aulas no PN em 2021/2022. Mas mesmo dentro do panorama das aulas no PN, a generalidade das aulas que são dadas nessas salas são as aulas de Línguas, pelo que, praticamente, se fores fazer cadeiras de Português e Literatura Portuguesa, a maioria são dadas nas salas do edifício principal (Caves, salas numeradas e auditórios). Os problemas nessas salas são um bocado mais pontuais e fora a situação do PN, não senti que as condições das infraestruturas afectassem genuinamente o meu percurso.
Claro que esta é a minha experiência, outros poderão ter uma experiência diferente. Recomendo que vás consultar os horários na página da FLUL e experimentes ver quais são as cadeiras que gostarias de ter, para teres uma ideia de onde elas costumam ser leccionadas (isto costuma mudar todos os anos, mas a regra costuma ser as línguas estrangeiras todas para o PN e as restantes cadeiras são mais para o edifício principal).
Quanto à empregabilidade, esssas estatísticas são bastante enganosas porque não verificam onde é que os alunos estão a trabalhar, pelo que, um curso dizer que tem mais empregabilidade que outro não significa necessariamente que mais alunos estejam a trabalhar na área. Além disso, nem todos os alunos estão inscritos no centro de emprego como desempregados, pelo que as estatísticas não são, de todo, um factor que acho que devas dar muita atenção. Recomendo antes que procures alunos desses cursos, preferencialmente os que já tenham concluído a licenciatura e lhes perguntes sobre a perspectiva deles, provavelmente vais obter dados mais interessantes e relevantes. Ainda assim, não é por uma área ser complicada a nível de oportunidades que significa necessariamente que não vais arranjar nada dentro da área. Por vezes, aceitar o risco é um caminho, depende do quão disponível estás para a eventualidade de, se não conseguires, teres de ir fazer outras coisas.
Espero que consigas encontrar mais perspectivas e boa sorte! ☺