Qual devo colocar em primeiro nas opções de cursos?

Mara Mota

Membro Caloiro
Matrícula
5 Outubro 2018
Olá. Sou aluna do 12ºano e tenho uma dúvida sobre as opções de curso que vou colocar.

Então, vamos supor que eu tenho média 17,1 e o curso que eu queria mesmo entrar é no IST e no ano anterior a média do último colocado foi 17,3. No entanto, na FCT, o mesmo curso, no ano anterior, teve como media do último colocado, 16,8. Qual destas universidades devo colocar como primeira opção? A minha predileta, que no ano anterior, teve média mais alta do que a minha mas que, quiçá, este ano poderá baixar ou a faculdade que eu colocaria como segunda opção mas, no entanto, tenho mais probabilidades de entrar uma vez que a média do ano anterior foi inferior à minha?
E, por exemplo, caso eu coloque o meu curso predileto (o do IST) como primeira opção e não entre, a FCT irá "buscar" primeiro os que colocaram o curso como primeira opção, independentemente da nota dos que colocaram o curso como segunda opção, ou faz uma "busca" por todos os que colocaram o curso como uma das opções, independentemente de ser a primeira, segunda, terceira...?
Não sei se me fiz entender, acho que ficou um pouco confuso.

Tens que colocar os cursos consoante a tua preferência, ou seja, se queres entrar no IST essa será a tua primeira escolha. Vais ser colocada no curso de maior preferência na tua lista desde que tenhas média para entrar nele, se tiveres media para o IST e ele for a primeira escolha, as tuas segunda , terceira e por ai em diante opções não importam. Caso não consigas entrar na primeira opção, a segunda opção tem prioridade, caso não entres na segunda, a terceira tem prioridade e assim sucessivamente