Qual exame me proponho para concluir secundário?

Filipaaaaaaas

Membro Caloiro
Matrícula
12 Março 2026
Olá, tenho uma questão relativa a qual exame me proponho para concluir o secundário?
No Ano lectivo anterior não concluí o secundário, curso de Artes, por conta da disciplina de Geometria( ao qual chumbei no 10⁰ano). Desde o 11⁰ que tenho tentado matricular na disciplina mas a escola nunca deu oportunidade de horário, pelo que chegando ao fim do 12⁰ fiquei com a dsciplina por concluir( fiz os três exames:Português,HCA e Desenho). Aqui pergunto se para concluir o secundário e a disciplina se me inscrevo no exame normal como aluna externa(por ser maior de idde já não pideria frequentar o ensino regular) ou o exame de equivalência. Estou mesmo perdida porque a escola já me deu duas respostas diferentes sobre o assunto0_0

Solução
Olá.
A prova de equivalência à frequência é substituída pelo exame nacional nas disciplinas que têm essa oferta, como é o caso de Geometria Descritiva A. Assim sendo, inscreves-te no exame normal como aluna autoproposta para aprovação.
Qualquer questão, dispõe.
Olá.
A prova de equivalência à frequência é substituída pelo exame nacional nas disciplinas que têm essa oferta, como é o caso de Geometria Descritiva A. Assim sendo, inscreves-te no exame normal como aluna autoproposta para aprovação.

Última edição:
Solução
Olá.
Obrigada. Queria aproveitar para confirmar se como vou enquanto externa ,e pedem certificado de habilitações nos documentos anexados, se posso não enviar o certificado(visto que não concluí o secundário) ou é obrigatório. Já vi uma questão sobre assunto e disseram que era possível pedir o certificado sem ter concluído o secundário, mas no meu establecimento de ensino disseram que não poderia pedir.

Se realizas os exames na mesma escola que tem o teu processo, não precisas de anexar esse comprovativo (norma 01/JNE/2026).
Se realizas noutra, tens de obter um comprovativo referente à tua posição no plano de estudos, que disciplinas concluíste, uma coisa deste género, que comprove que te encontras em condições de te apresentares àquele exame.

• Like
Reactions: Filipaaaaaaas
Se realizas os exames na mesma escola que tem o teu processo, não precisas de anexar esse comprovativo (norma 01/JNE/2026).
Se realizas noutra, tens de obter um comprovativo referente à tua posição no plano de estudos, que disciplinas concluíste, uma coisa deste género, que comprove que te encontras em condições de te apresentares àquele exame.
Muito obrigada