Qual exame me proponho para concluir secundário?

   

Filipaaaaaaas

Membro Caloiro
Matrícula
12 Março 2026
Mensagens
3
Olá, tenho uma questão relativa a qual exame me proponho para concluir o secundário?
No Ano lectivo anterior não concluí o secundário, curso de Artes, por conta da disciplina de Geometria( ao qual chumbei no 10⁰ano). Desde o 11⁰ que tenho tentado matricular na disciplina mas a escola nunca deu oportunidade de horário, pelo que chegando ao fim do 12⁰ fiquei com a dsciplina por concluir( fiz os três exames:Português,HCA e Desenho). Aqui pergunto se para concluir o secundário e a disciplina se me inscrevo no exame normal como aluna externa(por ser maior de idde já não pideria frequentar o ensino regular) ou o exame de equivalência. Estou mesmo perdida porque a escola já me deu duas respostas diferentes sobre o assunto0_0
 
Solução
Olá.
A prova de equivalência à frequência é substituída pelo exame nacional nas disciplinas que têm essa oferta, como é o caso de Geometria Descritiva A. Assim sendo, inscreves-te no exame normal como aluna autoproposta para aprovação.
Qualquer questão, dispõe.
Olá.
A prova de equivalência à frequência é substituída pelo exame nacional nas disciplinas que têm essa oferta, como é o caso de Geometria Descritiva A. Assim sendo, inscreves-te no exame normal como aluna autoproposta para aprovação.
Qualquer questão, dispõe.
 
Última edição:
Solução
Olá.
A prova de equivalência à frequência é substituída pelo exame nacional nas disciplinas que têm essa oferta, como é o caso de Geometria Descritiva A. Assim sendo, inscreves-te no exame normal como aluna autoproposta para aprovação.
Qualquer questão, dispõe.
Obrigada. Queria aproveitar para confirmar se como vou enquanto externa ,e pedem certificado de habilitações nos documentos anexados, se posso não enviar o certificado(visto que não concluí o secundário) ou é obrigatório. Já vi uma questão sobre assunto e disseram que era possível pedir o certificado sem ter concluído o secundário, mas no meu establecimento de ensino disseram que não poderia pedir.
 
Se realizas os exames na mesma escola que tem o teu processo, não precisas de anexar esse comprovativo (norma 01/JNE/2026).
Se realizas noutra, tens de obter um comprovativo referente à tua posição no plano de estudos, que disciplinas concluíste, uma coisa deste género, que comprove que te encontras em condições de te apresentares àquele exame.
 
  • Like
Reactions: Filipaaaaaaas
Se realizas os exames na mesma escola que tem o teu processo, não precisas de anexar esse comprovativo (norma 01/JNE/2026).
Se realizas noutra, tens de obter um comprovativo referente à tua posição no plano de estudos, que disciplinas concluíste, uma coisa deste género, que comprove que te encontras em condições de te apresentares àquele exame.
Muito obrigada