Qual o curso com maior equivalência com Engenharia Física Tecnológica (LEFT)?

guicm

Membro Caloiro
Matrícula
6 Junho 2022
Olá a todos,

Estou agora a acabar o secundário e gostava muito de ir para Engenharia Física Tecnológica, mas acho que não vou ter média para entrar nesse curso.

Sendo assim, estou a pensar depois do primeiro ano no técnico, mudar de curso para Engenharia Física Tecnológica.

Estive a ver Engenharia Eletrotécnica e da Computação, Engenharia Mecânica ou até mesmo Matemática Aplicada e Computação, mas não sei qual destas teria uma maior equivalência.

Alguém me consegue ajudar neste assunto?

Obrigado

Qapla'

Membro Caloiro
Matrícula
14 Fevereiro 2020
Curso
Engenharia Biológica
Instituição
Instituto Superior Técnico
Olá a todos,

Estou agora a acabar o secundário e gostava muito de ir para Engenharia Física Tecnológica, mas acho que não vou ter média para entrar nesse curso.

Sendo assim, estou a pensar depois do primeiro ano no técnico, mudar de curso para Engenharia Física Tecnológica.

Estive a ver Engenharia Eletrotécnica e da Computação, Engenharia Mecânica ou até mesmo Matemática Aplicada e Computação, mas não sei qual destas teria uma maior equivalência.

Alguém me consegue ajudar neste assunto?

Obrigado

Olá,

Acho que dentro desses o que tem mais equivalências é Engenharia Mecânica. Esses 4 cursos têm em comum a parte da Formação Fundamental (Álgebra Linear, Cálculo Integral e Diferencial I e II), aliás, tenho quase a certeza que todos os cursos de Engenharia têm essas 3 cadeiras em comum.
Mecânica tem também Fundamentos de Programação (comum ao 1º ano de LEFT) e ainda tem as cadeiras de Gestão/ Introdução à Economia e das HACS, que LEFT só tem no 2º ano, ou seja, ficavas com essas de "2º ano" já feitas.
Não sei se é do teu interesse ou não (nem sei se tiveste Biologia e Geologia no secundário), mas Engenharia Biológica e Engenharia Biomédica também têm em comum com LEFT: Álgebra Linear, Cálculo Integral e Diferencial I e II, Introdução às Ciências Biológicas e as HACS.

Espero ter ajudado

Última edição:

sugofest

Membro Caloiro
Matrícula
3 Agosto 2022
Curso
Engenharia Física Técnologica
Instituição
Instituto Superior Técnico
Olá! Podes consultar todos os planos curriculares dos cursos do IST em: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/ensino/cursos/licenciaturas/, indo às páginas de cada um dos cursos.
Pelo que tenho a sensação, os cursos com mais afinidade são Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Mecânica, sendo normalmente os cursos de onde vêm mais alunos por mudança interna de curso.