- Matrícula
- 12 Novembro 2014
- Mensagens
- 40
Olá! :)
Após ser licenciada numa outra área, Direito, até porque atualmente uma das minhas áreas de especialização é investigação em Direito da Medicina e Bioética (os mestrados/doutoramentos na área são mais em Direito e Filosofia e direcionados para alunos da saúde, do que para mim, que já tem conhecimentos na área), gostaria de ter conhecimentos mais alargados para dominar a área de uma forma mais transversal, não só na perspectiva das ciências sociais (que da antropologia médica à sociologia médica vai sendo de relativa facilidade as suas leituras), mas também mais "biológica" e de estudo de certas doenças, que para ter uma opinião/ponderação jurídica/antropóloga/saúde pública é essencial ter esses conhecimentos.
Assim sendo, de forma geral, e por ter mais dificuldades na área, aliar uma licenciatura ou mestrado na área da saúde/ciências: basicamente, procuro um curso que me desse formação geral anatomia, histologia e fisiologia, neurociências, psiquiatria/saúde mental (especial interesse essa temática), bem como farmacologia e de forma geral o estudo das doenças humanas, o seu diagnóstico. Mas não tenho qualquer interesse em ter unidades curriculares de cirurgia, ou aprender a tirar análises e interagir com um paciente em anos clínicos, daí a achar que medicina talvez não fosse o mais indicado. Basicamente, o meu problema com Medicina (para lá dos 6 anos) é que eu não tenho interesse das aulas no Hospital em si associadas à formação de um médico em via profissional. Porque quero saber de medicina/áreas conexas teoricamente, mas não tenho qualquer intenção ou interesse de ser médico, simplesmente a oportunidade de investigação na área alicerçada com a minha já prévia formação.
O meu interesse é puramente académico e numa perspectiva de investigação. Na minha área já compreendo o porquê do Homem Socialmente, mas especificamente, em Direito da Medicina e Bioética, ter uma perspectiva biológica do Homem também é bastante importante para um estudo mais abrange e sem lacunas, sendo mais fácil investigar os dois mundos com conhecimentos de ambos.
Resumidamente, como para estudantes de Medicina há pós-graduações/mestrados em Bioética, Medicina Legal (que toca em imensos temas de Direito e conexos). Que licenciatura/mestrado/pós-graduação haverá para alguém com os meus interesses?
Obrigado e peço desculpa pelo texto confuso!
Após ser licenciada numa outra área, Direito, até porque atualmente uma das minhas áreas de especialização é investigação em Direito da Medicina e Bioética (os mestrados/doutoramentos na área são mais em Direito e Filosofia e direcionados para alunos da saúde, do que para mim, que já tem conhecimentos na área), gostaria de ter conhecimentos mais alargados para dominar a área de uma forma mais transversal, não só na perspectiva das ciências sociais (que da antropologia médica à sociologia médica vai sendo de relativa facilidade as suas leituras), mas também mais "biológica" e de estudo de certas doenças, que para ter uma opinião/ponderação jurídica/antropóloga/saúde pública é essencial ter esses conhecimentos.
Assim sendo, de forma geral, e por ter mais dificuldades na área, aliar uma licenciatura ou mestrado na área da saúde/ciências: basicamente, procuro um curso que me desse formação geral anatomia, histologia e fisiologia, neurociências, psiquiatria/saúde mental (especial interesse essa temática), bem como farmacologia e de forma geral o estudo das doenças humanas, o seu diagnóstico. Mas não tenho qualquer interesse em ter unidades curriculares de cirurgia, ou aprender a tirar análises e interagir com um paciente em anos clínicos, daí a achar que medicina talvez não fosse o mais indicado. Basicamente, o meu problema com Medicina (para lá dos 6 anos) é que eu não tenho interesse das aulas no Hospital em si associadas à formação de um médico em via profissional. Porque quero saber de medicina/áreas conexas teoricamente, mas não tenho qualquer intenção ou interesse de ser médico, simplesmente a oportunidade de investigação na área alicerçada com a minha já prévia formação.
O meu interesse é puramente académico e numa perspectiva de investigação. Na minha área já compreendo o porquê do Homem Socialmente, mas especificamente, em Direito da Medicina e Bioética, ter uma perspectiva biológica do Homem também é bastante importante para um estudo mais abrange e sem lacunas, sendo mais fácil investigar os dois mundos com conhecimentos de ambos.
Resumidamente, como para estudantes de Medicina há pós-graduações/mestrados em Bioética, Medicina Legal (que toca em imensos temas de Direito e conexos). Que licenciatura/mestrado/pós-graduação haverá para alguém com os meus interesses?
Obrigado e peço desculpa pelo texto confuso!
Última edição: