Qual o curso de Saúde indicado?

   

Beatriz Alves

Membro
Matrícula
12 Novembro 2014
Mensagens
40
Olá! :)

Após ser licenciada numa outra área, Direito, até porque atualmente uma das minhas áreas de especialização é investigação em Direito da Medicina e Bioética (os mestrados/doutoramentos na área são mais em Direito e Filosofia e direcionados para alunos da saúde, do que para mim, que já tem conhecimentos na área), gostaria de ter conhecimentos mais alargados para dominar a área de uma forma mais transversal, não só na perspectiva das ciências sociais (que da antropologia médica à sociologia médica vai sendo de relativa facilidade as suas leituras), mas também mais "biológica" e de estudo de certas doenças, que para ter uma opinião/ponderação jurídica/antropóloga/saúde pública é essencial ter esses conhecimentos.

Assim sendo, de forma geral, e por ter mais dificuldades na área, aliar uma licenciatura ou mestrado na área da saúde/ciências: basicamente, procuro um curso que me desse formação geral anatomia, histologia e fisiologia, neurociências, psiquiatria/saúde mental (especial interesse essa temática), bem como farmacologia e de forma geral o estudo das doenças humanas, o seu diagnóstico. Mas não tenho qualquer interesse em ter unidades curriculares de cirurgia, ou aprender a tirar análises e interagir com um paciente em anos clínicos, daí a achar que medicina talvez não fosse o mais indicado. Basicamente, o meu problema com Medicina (para lá dos 6 anos) é que eu não tenho interesse das aulas no Hospital em si associadas à formação de um médico em via profissional. Porque quero saber de medicina/áreas conexas teoricamente, mas não tenho qualquer intenção ou interesse de ser médico, simplesmente a oportunidade de investigação na área alicerçada com a minha já prévia formação.

O meu interesse é puramente académico e numa perspectiva de investigação. Na minha área já compreendo o porquê do Homem Socialmente, mas especificamente, em Direito da Medicina e Bioética, ter uma perspectiva biológica do Homem também é bastante importante para um estudo mais abrange e sem lacunas, sendo mais fácil investigar os dois mundos com conhecimentos de ambos.

Resumidamente, como para estudantes de Medicina há pós-graduações/mestrados em Bioética, Medicina Legal (que toca em imensos temas de Direito e conexos). Que licenciatura/mestrado/pós-graduação haverá para alguém com os meus interesses?

Obrigado e peço desculpa pelo texto confuso!
 
Última edição:
Já deste uma olhadela pelo plano de estudos de Farmácia? Acho que a nível de saúde mental/psicologia só tenho mesmo esta cadeira de Psicologia da Saúde aqui no Porto e a nível de neurociências não creio que vá ter muita coisa sobre isso se não te todo, porém o curso fornece uma formação em todo o processo do medicamento desde a sua produção até à sua interação com o organismo pelo que farmacologia e estudo de doenças humanas não deve faltar.

Side note: O meu professor de Introdução à Farmácia tem essa mesma formação que tu na área do Direito.
 
Olá! :)

Após ser licenciada numa outra área, Direito, até porque atualmente uma das minhas áreas de especialização é investigação em Direito da Medicina e Bioética (os mestrados/doutoramentos na área são mais em Direito e Filosofia e direcionados para alunos da saúde, do que para mim, que já tem conhecimentos na área), gostaria de ter conhecimentos mais alargados para dominar a área de uma forma mais transversal, não só na perspectiva das ciências sociais (que da antropologia médica à sociologia médica vai sendo de relativa facilidade as suas leituras), mas também mais "biológica" e de estudo de certas doenças, que para ter uma opinião/ponderação jurídica/antropóloga/saúde pública é essencial ter esses conhecimentos.

Assim sendo, de forma geral, e por ter mais dificuldades na área, aliar uma licenciatura ou mestrado na área da saúde/ciências: basicamente, procuro um curso que me desse formação geral anatomia, histologia e fisiologia, neurociências, psiquiatria/saúde mental (especial interesse essa temática), bem como farmacologia e de forma geral o estudo das doenças humanas, o seu diagnóstico. Mas não tenho qualquer interesse em ter unidades curriculares de cirurgia, ou aprender a tirar análises e interagir com um paciente em anos clínicos, daí a achar que medicina talvez não fosse o mais indicado. Basicamente, o meu problema com Medicina (para lá dos 6 anos) é que eu não tenho interesse das aulas no Hospital em si associadas à formação de um médico em via profissional. Porque quero saber de medicina/áreas conexas teoricamente, mas não tenho qualquer intenção ou interesse de ser médico, simplesmente a oportunidade de investigação na área alicerçada com a minha já prévia formação.

O meu interesse é puramente académico e numa perspectiva de investigação. Na minha área já compreendo o porquê do Homem Socialmente, mas especificamente, em Direito da Medicina e Bioética, ter uma perspectiva biológica do Homem também é bastante importante para um estudo mais abrange e sem lacunas, sendo mais fácil investigar os dois mundos com conhecimentos de ambos.

Resumidamente, como para estudantes de Medicina há pós-graduações/mestrados em Bioética, Medicina Legal (que toca em imensos temas de Direito e conexos). Que licenciatura/mestrado/pós-graduação haverá para alguém com os meus interesses?

Obrigado e peço desculpa pelo texto confuso!
Honestamente, acho que um curso geral de saúde, como ciências biomédicas, é o ideal para ti. Aborda de tudo um pouco no mundo das ciências e saúde. Também tens áreas como bioquímica, mas que já são mais afuniladas para determinados temas. Outras áreas como ciências farmacêuticas, medicina, enfermagem, farmácia, medicina dentária, etc, são mais focadas em formar pessoas para uma determinada profissão, como disseste e bem no exemplo de medicina. Apesar disso, existem imensas pessoas que tiram esses cursos e acabam por nem exercer diretamente na parte prática da área, no contacto com as pessoas, e focam-se mais na investigação... É uma via possível, mas certamente te dará bastante mais trabalho que as primeiras opções que te falei e podem não ir logo ao encontro do que procuras. Explora também o plano de estudos de psicologia, como tens um maior interesse por essa temática...
 
Última edição:
  • Like
Reactions: Rafael.
Olá!

Pode ser um desafio entrar num mestrado relacionado com ciências biológicas com um background não relacionado com ciências da vida pois a licenciatura tem um peso grande na candidatura ao mestrado, mas dá uma vista de olhos no mestrado em Ciências da Saúde na UMinho ( foca bastante nos fundamentos ) e vê melhor os requisitos ou se são flexíveis nesse aspecto!

Licenciatura recomendava mesmo ciências biomédicas até porque são 3 anos vs 4 de farmácia ou CBL, por exemplo ( e o teu interesse não é tanto esse contacto com paciente / analises ).
 
  • Like
Reactions: doctorwhy