Qual será o meu futuro?

Ana Caldeira

Membro
Matrícula
10 Junho 2015
Boa noite, escrevo este post na esperança de alguém me conseguir ajudar.
Atualmente vejo-me numa situação um pouco negra, eu já terminei o meu 12º ano em ciencias e tecnologias, e acabei por entrar para a faculdade em enfermagem, no entanto (e apesar de gostar bastante) o futuro desta profissao, as minhas perspetivas de vida, e alguma pressao de familiares acabaram por fazer com que eu saisse deste curso, agora ando em busca de um outro, no entanto eu vejo e revejo a lista de cursos e nada me diz nada, (ou então são cursos muito longe e eu nao tenho possibilidades para tal, e a minha média nao ajuda muito- 13.2 sendo os unicos sitios que posso ir estudar sendo lisboa, setubal ou evora), não me identifico com curso nenhum nem consigo dizer aquilo que quero ser quando "for grande", neste momento já tenho um certo receio de entrar na faculdade uma vez que já perdi 3 anos e não quero entrar num curso e acabar por sair novamente, vejo-me em varios ambientes desde hospitais (que é o sitio que eu mais gostava de trabalhar), escritorios, centros, não tenho nada especifico.
Uma vez que não me vejo em nada andei a ver algo para ir tentar experimetar e saltou-me á vista reabilitação psicomotora, contudo eu nao percebo bem a funçao de um psicomotricista, e não sei ate que ponto é uma profissao que esta ligada ao desporto (diga-mos que não sou muito adepta dessas areas), sera que me conseguem ajudar? Eu estou a entrar num ponto que já nao sei o que fazer...

Eu não sei o que quero, só sei o que não quero

Última edição:

Cláudio Lopes

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
4 Março 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Olá @Ana Caldeira

Percebo como neste momento as coisas podem parecer desesperantes. Pelo menos já encontraste alguma coisa que te pareceu interessar. Saber o que se quer é meio caminho andado para encontrar aquilo que se quer. Em relação ao curso de psicomotricidade humana deixo te ai algumas ligações que te podem ajudar:

Reabilitação Psicomotora

Reabilitação Psicomotora

Psicomotricidade | Associação Portuguesa de Psicomotricidade

Tens ai as saídas profissionais bem como aquilo em que consiste. Acho que não há uma relação directa com o desporto, seria mais ou menos a mesma de um fisioterapeuta. Acaba por ser bom pois poderias ir estudar para Évora ou para Lisboa que está dentro das tuas possibilidades.

Desejo-te a melhor das sortes!

Ana Caldeira

Membro
Matrícula
10 Junho 2015
Olá @Ana Caldeira

Percebo como neste momento as coisas podem parecer desesperantes. Pelo menos já encontraste alguma coisa que te pareceu interessar. Saber o que se quer é meio caminho andado para encontrar aquilo que se quer. Em relação ao curso de psicomotricidade humana deixo te ai algumas ligações que te podem ajudar:

Reabilitação Psicomotora

Reabilitação Psicomotora

Psicomotricidade | Associação Portuguesa de Psicomotricidade

Tens ai as saídas profissionais bem como aquilo em que consiste. Acho que não há uma relação directa com o desporto, seria mais ou menos a mesma de um fisioterapeuta. Acaba por ser bom pois poderias ir estudar para Évora ou para Lisboa que está dentro das tuas possibilidades.

Desejo-te a melhor das sortes!

Obrigado por teres respondido á minha mensagem, em principio irei tentar este curso na esperança de se fazer luz na minha vida, só receio o facto de não ser uma profissao legislada :/ Vamos ver....

pjmanso

Membro
Matrícula
10 Janeiro 2017
Viva @Ana Caldeira

Tal como te já foi respondido pelo @caka, saberes o que queres já é meio caminho andado! Se foi esse curso que te "saltou à vista", agarra essa oportunidade.
Alguma coisa significa o facto de te ter despertado interesse.
Se no fim não tiver a saída profissional que tanto desejavas, já ficas com um currículo mais preenchido e tens sempre a hipótese de tirar uma especialidade depois do curso concluído e aí sempre já terás mais portas abertas.
Não é o fim do mundo, vai correr tudo bem. :)

• Like
Reactions: Cláudio Lopes

Ana Caldeira

Membro
Matrícula
10 Junho 2015
Viva @Ana Caldeira

Tal como te já foi respondido pelo @caka, saberes o que queres já é meio caminho andado! Se foi esse curso que te "saltou à vista", agarra essa oportunidade.
Alguma coisa significa o facto de te ter despertado interesse.
Se no fim não tiver a saída profissional que tanto desejavas, já ficas com um currículo mais preenchido e tens sempre a hipótese de tirar uma especialidade depois do curso concluído e aí sempre já terás mais portas abertas.
Não é o fim do mundo, vai correr tudo bem. :)
Sim isso é verdade, apesar de continuar a ser um curso que não me diz muito, mas é de todos o que diz mais...
Se chegar por entrar neste curso espero não me arrepender, de facto quando não sabermos o que queremos nem o que gostamos pode ser bem angustiante.

Obrigado por responderes, e que corra tudo bem na tua vida :D

Cláudio Lopes

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
4 Março 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Sim isso é verdade, apesar de continuar a ser um curso que não me diz muito, mas é de todos o que diz mais...
Se chegar por entrar neste curso espero não me arrepender, de facto quando não sabermos o que queremos nem o que gostamos pode ser bem angustiante.

Obrigado por responderes, e que corra tudo bem na tua vida :D
Acredita em ti e que eventualmente vais encontrar aquilo que gostas e te faz feliz,
Só não desistas ;)
A melhor das sortes, abraço!

AQR

Membro Caloiro
Matrícula
13 Março 2017
Olá. Como falaste, as tuas perspetivas de vida de certo modo ajudaram a toldar a circunstâncias em que te encontras... assim, antes de tudo o mais, penso que deves questionar-te sobre essas perspetivas (se pretendes ir para o estrangeiro ou ficar em Portugal, se suportarias trabalhar como profissional liberal ou trocarias o sucesso pela habitual segurança no final do mês, se tens possibilidade de suportar custos de formação após a conclusão [nomeadamente por ingresso numa ordem profissional]). Parece-me, acima de tudo, que a tua dúvida está não no curso mas sim na empregabilidade, e se for assim, a questão da inscrição no curso de psicomotoras deve ser feita depois de ponderadas todas as variantes (entre elas as saídas profissionais e o reconhecimento da profissão nas áreas da saúde). Tenta informar-te primeiro sobre a empregabilidade e sobre o reconhecimento da profissão em concursos públicos, pois a falta de legislação a que aludiste leva muitas vezes a excluir licenciaturas dos empregos públicos (como já aconteceu com Criminologia).

Matrícula
23 Maio 2016
Curso
Reabilitação Psicomotora
Instituição
Universidade de Évora
Atualmente vejo-me numa situação um pouco negra, eu já terminei o meu 12º ano em ciencias e tecnologias, e acabei por entrar para a faculdade em enfermagem, no entanto (e apesar de gostar bastante) o futuro desta profissao, as minhas perspetivas de vida, e alguma pressao de familiares acabaram por fazer com que eu saisse deste curso, agora ando em busca de um outro, no entanto eu vejo e revejo a lista de cursos e nada me diz nada, (ou então são cursos muito longe e eu nao tenho possibilidades para tal, e a minha média nao ajuda muito- 13.2 sendo os unicos sitios que posso ir estudar sendo lisboa, setubal ou evora), não me identifico com curso nenhum nem consigo dizer aquilo que quero ser quando "for grande", neste momento já tenho um certo receio de entrar na faculdade uma vez que já perdi 3 anos e não quero entrar num curso e acabar por sair novamente, vejo-me em varios ambientes desde hospitais (que é o sitio que eu mais gostava de trabalhar), escritorios, centros, não tenho nada especifico.
Uma vez que não me vejo em nada andei a ver algo para ir tentar experimetar e saltou-me á vista reabilitação psicomotora, contudo eu nao percebo bem a funçao de um psicomotricista, e não sei ate que ponto é uma profissao que esta ligada ao desporto (diga-mos que não sou muito adepta dessas areas), sera que me conseguem ajudar? Eu estou a entrar num ponto que já nao sei o que fazer...

Olá Ana!
Sempre vais candidatar-te a reabilitação psicomotora?

carlosdaniel

Membro Veterano
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Gestão
Instituição
ISCTE-IUL

queres a minha opiniao sincera? continua em enfermagem, força rapariga!!!
se meteste esse curso foi por alguma razao, se estas a gostar é por alguma razao
força ai!!! :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

marta31

Membro Caloiro
Matrícula
16 Setembro 2017
Boa noite, estou com bastantes dúvidas no que escolher, para além do mais existem sempre pessoas a dizer que este curso ou o outro não tem saídas. E como é óbvio quero escolher algo que goste mas em que me veja a trabalhar no futuro e que tenha saídas profissionais. Tenho três cursos na cabeça que nada tem a ver e gostaria de saber mais sobre eles. Por exemplo, ciencias farmacêuticas como são as cadeiras? A matemática e as químicas? Sei que tem muita química e eu gosto mas tenho receio. Outra opção seria fisioterapia mas eu não sei ao certo a empregabilidade o curso em si como é. Nesta área gostaria depois de me especializar no desporto. Outra opção seria educação básica, mas tem se ouvido tanta coisa sobre as colocações e tudo mais que não sei ao certo se é uma boa opção. Se alguém me pudesse ajudar agradecia imenso. :)

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
T Será que devo estudar no estrangeiro? Qual a melhor altura? Ensino Superior 0
A Ficha ENES: qual usar (1ª ou 2ª fase) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
S Arquitetura: qual faculdade escolher? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
L Qual é o curso adequado para mim? Ensino Superior 3
Deniz Ozturk Qual universidade escolher para o curso de Arquitetura? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
Rebeca.faria Qual exame usar? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
B Afinal ter interesse por campos diferentes já não me parece algo bom.... Qual o curso ideal? Candidatos 2020/2021 3
E Qual é a nota de secundário mínima possível? Concurso Nacional e Locais - Público 2
A 20/21 – Economia vs Gestão & Qual a faculdade? Ciências Económicas e Empresariais 7
N Qual é o funcionamento de um dialisador? Ensino Básico 1
A Engenharia física em qual universidade? Tecnologias 4
A Qual a melhor opção para quem tem 15 de secundário? Concurso Nacional e Locais - Público 7
Mara Mota Qual devo colocar em primeiro nas opções de cursos? Concurso Nacional e Locais - Público 2
B Engenharia Mecânica: qual universidade é mellhor? Tecnologias 1
P Qual o melhor livro para preparar para os exames de Física e Química A, Matemática A e biologia e Geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
AdriFerreira123 Multimédia - qual a melhor: FBAUL ou ESCS? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2
J Psicologia, qual a melhor: ISCTE ou FPUL? Ciências Sociais e Serviços 7
N Qual a média para estudar MEDICINA no UK e nos EUA? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
C Qual o melhor mestrado para uma licenciada em tecnologia biomédica? Saúde 0
Ângela0104 Qual é a fórmula de cálculo do ensino secundário? Ensino Secundário 4
F Qual acham que pode ser a diferença entre um aluno que obtém 20 valores num exame nacional e um que consegue 17/18? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
K Direito em qual Universidade? Ciências Sociais e Serviços 9
M Qual a diferença entre o curso de auxiliar de saude e o curso auxiliar de ação médica? Ensino Secundário 1
A Direito: não consigo me licenciar no publico devo ir para o privado? Qual faculdade? Ciências Sociais e Serviços 0
B Qual a melhor universidade para tirar o curso de História? Humanidades, Secretariado e Tradução 3
N Qual curso escolher no ensino superior? Ensino Superior 3
C Qual o melhor curso para Tradução? Humanidades, Secretariado e Tradução 2
Ângela0104 Qual a melhor universidade para tirar o curso de educação básica? Educação 7
Ângela0104 Educação básica e ciências da educação, qual é a diferença? Educação 4
T Qual o curso devo seguir para gestão de empresas? Ciências Económicas e Empresariais 3
B Qual o curso de Saúde indicado? Saúde 3
J Qual é o meu percurso formativo no Efa? Ensino Secundário 0
M Para medicina regenerativa qual seria o melhor curso? Saúde 7
D Posso me candidatar a segunda fase em um curso/instituto que me candidatei na primeira fase e ao qual fui colocada? Concurso Nacional e Locais - Público 2
P Entrar numa opção inferior à qual eu fui colocado Concurso Nacional e Locais - Público 3
S Qual escola secundária Ensino Secundário 1
R Qual o melhor manual/livro apoio para estudar Matemática A - 10º ano? Ensino Secundário 8
L Relações Internacionais: qual universidade ? Ciências Sociais e Serviços 5
D DGES ou interna... qual tem prioridade? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
A Qual universidade privada? Concursos Institucionais – Privado 7
M Marketing - Qual a melhor instituição pública? Ciências Sociais e Serviços 0
C Qual o impacto do Gap Year na performance académica? Ensino Superior 7
M qual graduação preciso fazer para poder fazer o mestrado em engenharia mecânica Tecnologias 1
C Mestrado em Engenharia Industrial- qual o melhor ramo de especialização? Tecnologias 0
Carlarodrigues Mestrado - qual a melhor escolha para uma licenciada em Bioquímica? Ciências 33
M Qual a melhor Faculdade de Educação em Lisboa? Educação 0
P Qual uni escolher para ENG. INFORMÁTICA (FCUL, IST OU UNL)? Tecnologias 0
R Engenharia Informática - Qual ramo optar? Tecnologias 0
PedrOliveira Qual a diferença entre Contabilidade e Gestão e Contabilidade ? Ciências Económicas e Empresariais 0
diogo_m_lima Ingresso no ensino superior ou qual a melhor opção? Concurso Nacional e Locais - Público 2