Qual seria a melhor rotina de estudo, para melhorar o desempenho académico?

Leonor

Membro Veterano
Matrícula
17 Maio 2015
Curso
Medicina
Instituição
Faculdade Medicina de Lisboa
Acho que isso depende de cada um. Há quem estude melhor de manhã, há quem prefira a noite. Depende muito

• Like
Reactions: a fish

fxbarbosa

Membro
Matrícula
12 Janeiro 2016
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUP
Eu sempre estudei melhor à noite. No entanto, de acordo com as teorias da atenção, a atenção tem variações circadianas correlacionadas com as variações do ciclo da temperatura. No fundo, estamos mais aptos para desempenhar uma tarefa ao fim da manhã e de tarde. Claro está que cada um tem os seus ciclos. Eu, por exemplo, sou noctívaga e como tal não tenho qualquer rendimento de manhã (nem tampouco antes das 17h :p).

Quanto à pergunta em si, a minha rotina de estudo sempre me garantiu bons resultados. Não vou dizer que estudo todos os dias, pois estaria só a mentir. Porém, vou às aulas e tiro sempre apontamentos. Depois transformo os apontamentos em resumos, nos quais também incluo as apresentações dos professores (vulgarmente designados de ppt) e a bibliografia recomendada. A leitura da bibliografia constitui, para mim, uma parte deveras importante do estudo. De facto, permite-me consolidar os conhecimentos.

Espero ter ajudado :)

PensamentoLivre

Membro Caloiro
Matrícula
27 Janeiro 2016
Instituição
Faculdade da vida
Na minha opinião cada um sabe o método que resulta. Para mim, como sou muito preguiçoso só consigo estudar longe de distrações como o telemóvel. Aconselho sessões de estudo de meia hora com 5 min de intervalo, a partir da 1h de estudo a atenção começa a diminuir e está provado que desta maneira os conceitos são memorizados mais facilmente,

• Like
Reactions: Cláudia Amorim
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
M Para medicina regenerativa qual seria o melhor curso? Saúde 7
TatsGamePlays Qual curso escolher? Ensino Superior - Geral 1
G qual a ficha ENES? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Qual a melhor universidade para medicina? Saúde 11
mgztwod Qual o significado de último colocado? Concurso Nacional e Locais - Público 1
C Qual a melhor instituição em Lisboa para tirar História? Humanidades, Secretariado e Tradução 2
Jessica Abrahão Ribeiro Qual o momento mais "hard" do percurso universitário? Ensino Superior - Geral 1
R Qual curso devo escolher? Ensino Superior - Geral 0
M Exames 1ª Fase e 2ª Fase. Qual a nota que prevalece para acesso ao ensino superior? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
Iralian Qual o Agregado Familiar que conta para pedidos de Bolsa Bolsas e Residências 11
I Qual a nota que preciso ter? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Qual a licenciatura mais vantajosa: Ciência de Computadores ou Engenharia Informática Tecnologias 7
M Qual curso de Inglês é melhor? Ensino Superior - Geral 0
D Escolha de escola secundária - Qual é que acham que é a melhor? Ensino Secundário 2
Marta Domingues Qual o livro que vocês recomendam para o exame de Matemática A 12º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
J Qual a melhor universidade para bioquímica? Ciências 1
R Qual a melhor forma de fazer uma nova licenciatura numa área totalmente diferente da original? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
R Qual é a vossa média interna? 2020/2021 Concurso Nacional e Locais - Público 1
Bibi Marques Para qual hei de seguir? Ensino Básico 8
R Se eu tiver 2 exames elegiveis para este ano qual conta? Concurso Nacional e Locais - Público 1
Bohdan Herashchenko Qual é o método para estudar para exame nacional de português 2021?livros ...apontamentos... Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
Paulo Inácio Qual a melhor opção para quem quer seguir Estudos Portugueses - FLUL vs FCSH Humanidades, Secretariado e Tradução 3
M Qual melhor iseg ou iscte? Ciências Económicas e Empresariais 2
LeonardoFidalgo Qual Universidade Para Entrar Na Área De Engenheiro de Software/Software Engineer? Tecnologias 6
C Medicina veterinária, Qual universidade? Recursos Naturais 2
U IST Qual matemática é pedida como exame de acesso no IST? Universidade de Lisboa 1
P Qual o melhor curso relacionado com tecnologia e empreendedorismo? Tecnologias 7
M Qual a melhor universidade para estudar educação básica? Educação 3
P Qual é o melhor curso para quem não sabe o que quer? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
F Qual é a média para entrar na faculdade de direito? Quais médias preciso ter no 10º e 11º ano? Concurso Nacional e Locais - Público 1
T Medicina Veterinária. Qual Faculdade? Recursos Naturais 1
U Destas universidades qual é a melhor opção para Engenharia Informática? Tecnologias 0
M Qual universidade devo escolher? Arquivo 0
M Engenharia Mecânica ou Engenharia e Gestão Industrial: qual universidade devo escolher? Tecnologias 4
É Exame Nacional de Inglês 2021 - qual o melhor livro de exame? + recusos/material estudo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
A Exame de Filosofia 2021 - qual o melhor livro de exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 16
A Calculadora TI 84 Plus não liga. Qual a melhor para a faculdade? Geral 1
Leonardo Viegas Qual a melhor dupla licenciatura para juntar a Economia? Ensino Superior - Geral 2
Ângela0104 Qual a diferença entre a média do secundario e a media de acesso ao ensino superior? Ensino Secundário 2
T Qual é o título do livro ? Geral 1
Larissa M Qual a "idade máxima" para se tornar professora? e psicóloga? Ensino Superior - Geral 4
D Qual a melhor faculdade de Psicologia? Ciências Sociais e Serviços 1
X Mudar de Curso para Eng. Aeronáutica, qual a melhor escolha? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Catarina476 Qual o melhor curso na área de línguas para quem quer seguir docência universitária - dúvida Humanidades, Secretariado e Tradução 4
Angela_silva Qual é o melhor manual para estudar para o exame de Geografia A? Ensino Secundário 1
voidlessmind Qual será a melhor opção a fazer? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Sofiasantos23 Qual universidade escolher para o curso de direito? Ciências Sociais e Serviços 5
jpnaximento Qual consideram a melhor universidade para tirar Gestão? Ciências Económicas e Empresariais 7
cersux Alguém dos Açores vai concorrer para a UÉvora? Se sim, qual curso? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 0
B IGOT OU FSCH - qual devo escolher ? Ciências Sociais e Serviços 2