Qual universidade escolher para Engenharia Mecânica em Portugal?

José Manuel Rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
16 Março 2026
Bom dia. Alguém podia ajudar me a escolher uma universidade de engenharia mecânica?Por causa do preço da habitação estou um pouco mais interessado no Norte de Portugal. Apesar, de a NOVA parecer uma opção interessante. Estou indeciso principalmente entre Coimbra e Minho, visto que a média do Porto é alta. Por outro lado, li que o que importa mais é o mestrado, é verdade? Alguém de uma dessas instituições podia contactar me?

Boa noite. Não estudei mecânica mas ando há uns anos a mexer com eletrónica e projetos de robótica como hobby, e o que mais oiço colegas dessa área comentarem é que a reputação do mestrado pesa bastante mais do que a da licenciatura, sobretudo se pensares em ir para investigação ou para a indústria automóvel. O Minho tem uma ligação muito forte a empresas como a Bosch em Braga, o que ajuda nos estágios. O Porto continua a ter mais peso a nível de rede de contactos, mas com a média mais alta é normal hesitares. Coimbra também não fica atrás, principalmente se procurares projetos extracurriculares tipo equipas de competição. Já pensaste em visitar os campi antes de decidir?