Quando irei receber a bolsa DGES

moisesdsanchez

Membro Caloiro
Matrícula
5 Setembro 2024
Ja me candidatei dia 29/08 e ainda esta a espera de " dados externos, finanças/ segurança social " tenho que pagar a propina te dia 20, estou inscrito no IPMAIA e tambem ja me contactei com a secretaria e me deram a oportunidade de pagar so 50% da propina ate dia 31/12, mas estou totalmente dependente da bolsa e nao sei se ela vai chegar antes da primeira propina, oq faço?

Ja me candidatei dia 29/08 e ainda esta a espera de " dados externos, finanças/ segurança social " tenho que pagar a propina te dia 20, estou inscrito no IPMAIA e tambem ja me contactei com a secretaria e me deram a oportunidade de pagar so 50% da propina ate dia 31/12, mas estou totalmente dependente da bolsa e nao sei se ela vai chegar antes da primeira propina, oq faço?
Alô. Nunca se sabe quando é os resultados da bolsa. Há quem tenha em Outubro, como há quem tenha resposta em Março. Infelizmente, ninguém aqui, nem mesmo alguém da DGES te é capaz de dizer quando irás receber resposta, visto que eles veem os processos um a um. Eu fiz a 25 de Junho e também ainda está como a tua está. É o meu 2.º ano. O ano passado obtive resposta no fim de Outubro. Este ano, também não sei quando obterei.

Vou por aqui uma quote de outro tópico que te talvez te possa ajudar, fala sobre os prazos das propinas.
Esses são os prazos fixados pela instituição, o que é normal existirem. No entanto, estudantes candidatos a bolsa não são obrigados a pagar dentro do prazo (a chave é dentro do prazo, obviamente que o pagamento das propinas é obrigatório). Até receberes resposta da bolsa DGES, podes deixar as propinas por pagar sem a tua matrícula ser anulada. Deves pagar apenas as taxas de inscrição e deverás enviar o comprovativo de candidatura da bolsa. Encontras legislação a respeito disso aqui: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/lei/68-2017-107981651

Mais em específico: 10 - O pagamento de propinas pelos beneficiários de bolsas de ação social apenas pode ter lugar após o início do efetivo pagamento das bolsas»(13).

Aconselho igualmente a que consultes os regulamentos da instituição que frequentas.