Quando recuperamos a nossa vida?

Ju98

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2016
Uma questão de máxima importância, que não compreendo o porquê de ainda não ter sido abordada concretamente pelo Primeiro Ministro e restantes entidades que estão na linha da frente no que diz respeito a este tema: Se o pico da Covid-19 está previsto para dia 14 de Abril, podendo antecipar ou atrasar em poucos dias, e partindo do princípio que efetivamente será assim, quando é esperado que as universidades voltem a abrir? Bem sabemos que nas universidades o cenário não será o mesmo que no ensino básico e secundário, sendo que os alunos do ensino secundário terão exames nacionais e portanto é necessário cumprir um certo calendário. Mas os alunos do ensino superior têm outras especificidades e nesse sentido também necessitam de recuperar a qualidade de ensino o quanto antes, pois está visto que esta situação está a ser muito prejudicial à nossa aprendizagem. Sabemos que assim que o Estado de emergência tiver chegado ao final, uma série de setores irá retomar a sua atividade, será que o ensino superior estará contemplado nesse conjunto? Ou será que iremos ficar "fechados" por prevenção durante os próximos meses? Olhando para o exemplo de Macau, no qual as escolas continuam encerradas por prevenção, mas toda a restante atividade já foi reiniciada, será que o mesmo irá acontecer por aqui? Ou será que vamos ser os primeiros a "voltar ao ativo"?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Uma questão de máxima importância, que não compreendo o porquê de ainda não ter sido abordada concretamente pelo Primeiro Ministro e restantes entidades que estão na linha da frente no que diz respeito a este tema: Se o pico da Covid-19 está previsto para dia 14 de Abril, podendo antecipar ou atrasar em poucos dias, e partindo do princípio que efetivamente será assim, quando é esperado que as universidades voltem a abrir? Bem sabemos que nas universidades o cenário não será o mesmo que no ensino básico e secundário, sendo que os alunos do ensino secundário terão exames nacionais e portanto é necessário cumprir um certo calendário. Mas os alunos do ensino superior têm outras especificidades e nesse sentido também necessitam de recuperar a qualidade de ensino o quanto antes, pois está visto que esta situação está a ser muito prejudicial à nossa aprendizagem. Sabemos que assim que o Estado de emergência tiver chegado ao final, uma série de setores irá retomar a sua atividade, será que o ensino superior estará contemplado nesse conjunto? Ou será que iremos ficar "fechados" por prevenção durante os próximos meses? Olhando para o exemplo de Macau, no qual as escolas continuam encerradas por prevenção, mas toda a restante atividade já foi reiniciada, será que o mesmo irá acontecer por aqui? Ou será que vamos ser os primeiros a "voltar ao ativo"?
Pessoalmente, não me admirava nada que não voltasse a haver aulas este ano letivo (pelo menos dentro do calendário original). 😅 É com isso que estou a contar para mim honestamente.

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
É um período de adaptação para todos, mas acho que isto pode ser visto como uma oportunidade para explorar novo território de ensino ( pelo menos que seja uma ferramenta extra para complementar o ensino atual ). Requer um esforço da parte dos professores e alunos e vejo como pode ( em alguns casos ) afetar a aprendizagem, mas temos que ver as coisas pelo lado positivo mesmo quando não se enquadram nos nossos "ideais"! Prevenir para não remediar, acho que é o lema a seguir e não é por acaso que Macau tem sido tomado como exemplo a seguir. Afinal de contas, é de saúde pública que estamos a falar e acho que devemos agradecer as oportunidades que nos têm sido dadas para continuar a ter aulas online ainda que em condições sub-ótimas para alguns cursos :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Está em cima da mesa que não abram após as férias da Páscoa, acho que todos temos consciência disso e é bem provável que aconteça. O governo não deve para já querer estar a avançar com novas datas porque:
1) Para já não faz sentido, ainda temos mais de 2 semanas pela frente.
2) Há várias respostas que terão de vir com o adiamento da abertura das escolas para as quais não devem haver respostas concretas:
- Como será feita a preparação dos exames nacionais?
- Como ficam as notas do 3º período?
- Como ficam os próprios exames nacionais com esta falta de aulas?

No meio disto tudo as universidades diria que são a menor preocupação do governo, já que a grande maioria soube reagir a isto da melhor forma.

O que não quer dizer que as faculdades não se antecipem. Posso dar-te o feedback que pelo menos o Técnico decidiu, no início da semana passada, dar indicações aos professores para:
1) Cancelarem todas as formas de avaliação presencial até fim de maio (testes, laboratórios, apresentações presenciais, etc.), substituindo por métodos alternativos à distância.
2) Prepararem-se para as aulas este semestre serem dadas todas online (até à época de exames, em junho).

Lazuli

Aspie Lunática
Colaborador Editorial
Matrícula
24 Maio 2017
Curso
História da Arte
Instituição
Letras, Coimbra
2) Prepararem-se para as aulas este semestre serem dadas todas online (até à época de exames, em junho).
Aqui uma professora minha também disse que se estavam a preparar para essa possibilidade.

• Like
Reactions: Teresa P. and davis

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
A minha faculdade diz que só vai reavaliar a situação no dia 9. Sinceramente, não acho que se justifique voltar a ter aulas no dia 14 ou 15 de abril, se pretendem terminar o semestre na data inicial, que seria 8 de maio. Por cera de 3 semanas de aulas, não é lá muito ideal. Espero que a FLUL tenha bom senso mas depois de me terem colocado com entregas de trabalhos 4ª, 5ª e 6ª já não espero grande coisa

• Like
Reactions: Teresa P. and davis

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Não voltar parece me o mais provável
Na minha faculdade os professores já mudaram o método de avaliação em algumas cadeiras, de forma a que conte apenas exame final, eliminando avaliações continuas ou até intercalares
Ninguém sabe o que vai acontecer, nem mesmo o governo. Penso que estamos a depender um pouco da experiência de outros países que passaram o pico da pandemia antes de nós, como é o caso de Macau
Temos de ter paciência, esta é uma situação nova e todos estamos a sofrer com isto, mas como já disseram temos de retirar o melhor desta experiência e deste novo método de ensino, parece me que será o único que teremos até ao final deste ano letivo 🙄

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
S Quando se começaram a receber os códigos para o Acesso Universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
Camaroa ISCSP Quando iniciam as matrículas? Universidade de Lisboa 1
Casal O que fazer quando não se tem nada para fazer? Geral 6
F Já fizeram obras na FLUL? Quando é que a FCSH se muda para Campolide? Humanidades, Secretariado e Tradução 2
deltabit A vida real quando sais do ensino/escola/faculdade Geral 14
R Candidatura ao ensino superior quando já se está matriculado no ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
marcolop3s Vale a pena um ctesp mesmo quando há média para licenciatura? Ensino Superior 1
C O que fazer quando se é injustamente avaliado? Ensino Secundário 5
floater3 O que fazer quando não gosto da minha turma? Ensino Secundário 20
E Entrada na segunda fase quando se entra na primeira Concurso Nacional e Locais - Público 17
Kryniawild Quando começam as aulas? Ensino Superior 5
M Quando Saem as colocações? Concurso Nacional e Locais - Público 27
Inespires2000 O que fazer quando um curso abre pela primeira vez Concurso Nacional e Locais - Público 2
Margarida Valença Exames nacionais 2019 - Quando estudar? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 41
Bea M Soares Como organizar as opções de candidatura quando não se tem uma média extraordinária? Concurso Nacional e Locais - Público 4
C como e quando posso pedir a ficha ENES? Concurso Nacional e Locais - Público 109
L Quando posso começar a usar o traje? Tradições Académicas 16
M Dá para tirar Direito quando se está em Ciências e Tecnologias? Ciências Sociais e Serviços 12
Hiperd00 Quando é que saem as informações prova 2018? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 18
C Uso do grelo, fitas e cartola (quando?) Tradições Académicas 1
Beatriz Filipe Quando começar a estudar para os exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 14
J Quando a escolha do curso te faz perder a cabeça Ensino Superior 16
dorin97 Quando é que saem as notas da 1ª fase? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 13
Filipe1 E quando chegas a um beco? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
Francisca vasconcelos Quando se quer Medicina e nenhum pensamento ajuda Ensino Secundário 142
K Alojamento fora da nossa localidade Alojamento Universitário 43