Quantas Candidaturas preciso para Conseguir Entrar?

charmingcarmen

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2024
Olá.

Este ano letivo de 2024/2025, vou pedir transferência de instituição/curso.
No entanto, tinha dúvidas da quantidade de candidaturas que deva fazer para garantir que entro em algum curso. Sei que é relativo, depende das vagas, dos critérios de avaliação e da média que tenho. Neste caso, tenho média e exames muito altos (17 a 19 valores), e as vagas dos cursos que escolhi candidatar-me variam entre 1 a 3 vagas.
Já tinha pedido transferência uma vez para 2 cursos na mesma faculdade, a ESEC, mas por esta ter critérios de avaliação muito rígidos (por exemplo, quantos anos tiveste inscrito no ensino superior, quantas cadeiras fizeste, etc.), não consegui entrar em nenhum. Este ano, pensei em inscrever-me em uma quantidade maior de cursos porque quero certificar-me que entro em algum. Mas como cada inscrição custa entre 50 a 75€, tenho que ponderar bem as opções!

Gostava de saber a experiência de alguns de vós que tenham pedido transferência - a quantos cursos se candidataram, se conseguiram entrar facilmente, etc.
Neste momento já pedi transferência para 3 cursos, acham que é suficiente ou aposto em mais?

Obrigada por qualquer ajuda!

porque não tentas a segunda fase de candidaturas? i mean, são candidaturas caras e se tens média e exames com boas notas (dependendo do curso, claro) não deves ter grandes problemas

sobre ter pedido transferência, eu pedi de Engenharia Informática para Engenharia Física. fiz só uma única candidatura porque tinha 99% de certeza que iria entrar.

porque não tentas a segunda fase de candidaturas? i mean, são candidaturas caras e se tens média e exames com boas notas (dependendo do curso, claro) não deves ter grandes problemas

sobre ter pedido transferência, eu pedi de Engenharia Informática para Engenharia Física. fiz só uma única candidatura porque tinha 99% de certeza que iria entrar.
Não percebi bem. A segunda fase de candidaturas de transferência é mais barata? Ou estás a recomendar que espere o resultado das que já fiz na primeira fase, e se não entrar em nenhuma, tentar outra vez na segunda fase?