Que curso devo seguir?

Matrícula
15 Maio 2021
Curso
LH
Boa noite a todos,

Em breve vou começar o meu décimo primeiro ano e tenho dúvidas sobre quais exames preciso de fazer para ser professora do terceiro ciclo de português, inglês ou história. A universidade que vou frequentar é a de Évora, dei uma olhadela nos cursos da mesma e acho que aquele que mais corresponde ao que eu quero é o de ciências de educação mas estou muito na dúvida. Alguém me poderia explicar que "caminho" devo seguir? Que mestrado, exames devo fazer?

Muito obrigada!

Se queres ser professora de alguma dessas disciplinas, não vás para ciências da educação porque vais precisar de fazer algum mestrado do género "mestrado em ensino de... (Consoante a disciplina que pretenderes)" e para entrares nesse tipo de mestrado, por norma, tens de ter um x número de créditos feitos nessa área em específico.

• Like
Reactions: catarina_studies
Boa noite a todos,

Em breve vou começar o meu décimo primeiro ano e tenho dúvidas sobre quais exames preciso de fazer para ser professora do terceiro ciclo de português, inglês ou história. A universidade que vou frequentar é a de Évora, dei uma olhadela nos cursos da mesma e acho que aquele que mais corresponde ao que eu quero é o de ciências de educação mas estou muito na dúvida. Alguém me poderia explicar que "caminho" devo seguir? Que mestrado, exames devo fazer?

Muito obrigada!
Boas, Catarina. Complementando o que te disseram, vais ter de optar entre ser prof de História ou ser prof de Português + Inglês. Não é possível tirares uma licenciatura que dê acesso aos dois mestrados em simultâneo. Se tens interesse na UÉvora, se for História segue História e caso seja a outra opção, vê os planos de estudo de cursos de línguas e literatura

• Like
Reactions: catarina_studies
Olá! Já te responderam, mas só para acrescentar que se for o mestrado em ensino de história são 120 créditos em história (esses créditos são quanto cada disciplina "vale" e tu vês no plano de estudos do curso), então o melhor é mesmo o curso de história.
Se for de pt/ing, aconselho-te o curso de Línguas e Literaturas que tem um ramo de português/inglês. Dentro do curso tens de garantir 160 créditos em pt+ing, sendo um mínimo de 60 desses créditos em inglês, 80 em português e o resto fica a teu critério em qualquer uma das duas.
Boa sorte!

Olá! Já te responderam, mas só para acrescentar que se for o mestrado em ensino de história são 120 créditos em história (esses créditos são quanto cada disciplina "vale" e tu vês no plano de estudos do curso), então o melhor é mesmo o curso de história.
Se for de pt/ing, aconselho-te o curso de Línguas e Literaturas que tem um ramo de português/inglês. Dentro do curso tens de garantir 160 créditos em pt+ing, sendo um mínimo de 60 desses créditos em inglês, 80 em português e o resto fica a teu critério em qualquer uma das duas.
Boa sorte!
Então quer dizer que independentemente da nota que tirar se finalizar junto créditos? Depende apenas do tempo que demoro a tirar o curso? Sendo assim serão 2/3 anos, certo? Posso estar a pensar mal 😅
Post automatically merged:

Se queres ser professora de alguma dessas disciplinas, não vás para ciências da educação porque vais precisar de fazer algum mestrado do género "mestrado em ensino de... (Consoante a disciplina que pretenderes)" e para entrares nesse tipo de mestrado, por norma, tens de ter um x número de créditos feitos nessa área em específico.
Mas se por exemplo tiver em mente seguir o curso de línguas e literaturas, terei que juntar créditos também, não é?

Então quer dizer que independentemente da nota que tirar se finalizar junto créditos? Depende apenas do tempo que demoro a tirar o curso? Sendo assim serão 2/3 anos, certo? Posso estar a pensar mal 😅
Tens que passar à cadeira para poderes ter os créditos, sim, mas a nota conta para a tua média final de curso e essa vai diretamente afetar a tua probabilidade de entrares no mestrado. A licenciatura são 3 anos, o mestrado são 2, o problema com Ing/Pt especificamente é que é um mestrado que só existe no Porto, Lisboa e em Coimbra, o de História não sei se terá mais opções. E para o de Coimbra são só 2 vagas (atualmente) no ramo de Ing/Pt, então embora o 10 chegue para passares a tudo, convém teres uma média final mais elevada porque são pouquíssimas vagas.

Post automatically merged:

Mas se por exemplo tiver em mente seguir o curso de línguas e literaturas, terei que juntar créditos também, não é?
Sim. Para os mestrados em ensino, és sempre obrigada a ter um mínimo de créditos da área do mestrado. Podes procurar, por curiosidade, alguns desses mestrados e ficas com mais informação. É bom fazeres isso com antecedência do que ires para um curso às cegas e depois chegares ao fim e descobrires que não podes seguir para ensino como planeavas porque não cumpres os requisitos.
As notas com que acabas também interessam. Como já te disseram, as vagas de alguns desses cursos são poucas (podem vir a aumentar ao longo dos anos mas há que pensar com os dados que temos atualmente), por isso quanto melhor a tua média, melhor será para ti. Mais, se não estou em erro, para mestrados em ensino também tens obrigatoriamente entrevista com os coordenadores do mestrado para saberem se tens ou não perfil para o curso.

• Like
Reactions: caat
Mais, se não estou em erro, para mestrados em ensino também tens obrigatoriamente entrevista com os coordenadores do mestrado para saberem se tens ou não perfil para o curso.
Depende de instituição para instituição porque são concursos independentes, é uma questão dela consultar os requisitos de cada mestrado. Alguns têm provas escritas e tudo, outros têm um processo completamente normal só com carta de motivação / CV e certificado de conclusão.

Depende de instituição para instituição porque são concursos independentes, é uma questão dela consultar os requisitos de cada mestrado. Alguns têm provas escritas e tudo, outros têm um processo completamente normal só com carta de motivação / CV e certificado de conclusão.
Em História não sei, mas Pt/Ing pedem a entrevista, a média de licenciatura, curriculo académico, uma prova de português e carta de motivação.
O peso de cada elemento difere de faculdade para faculdade, mas como ela ainda não entrou, o meu conselho é mesmo focar-se primeiramente na média e cv (e aqui também valorizam atividades extracurriculares e afins).

Em História não sei, mas Pt/Ing pedem a entrevista, a média de licenciatura, curriculo académico, uma prova de português e carta de motivação.
O peso de cada elemento difere de faculdade para faculdade, mas como ela ainda não entrou, o meu conselho é mesmo focar-se primeiramente na média e cv (e aqui também valorizam atividades extracurriculares e afins).
Em História têm provas (sem entrevistas, à partida), na UC é "prova, escrita e oral, para aferição do domínio da língua portuguesa e da capacidade de argumentação lógica e crítica.", na UP é uma prova de língua portuguesa e na UM também. Não sei se no IE e na FCSH também pedem, mas diria que à partida sim, porque estão sob este regime jurídico: https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/decreto-lei/2014-73250886

• Like
Reactions: caat