Que Curso Escolher No 10° Ano

davidgonçalvess

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2020
olá, eu sou o David, neste momento tenho 14 anos, tenho menos de um mês para decidir que curso seguir no décimo ano. Ciências e Tecnologias é uma área a meu ver muito interessante, principalmente a parte da tecnologia, mas a matemática estraga-me os planos, não tenho boas notas a matemática, não consigo entender mesmo, mas sei que nesta área iria ter inúmeras saídas; falando de ciências socieconómicas, a matemática é a base para o curso e por muito que tente sinto que não vou ser capaz de passar nos exames futuros.. e pronto resta humanidades, o curso mais fácil para mim, que "fujo" à matemática, acredito que consigo tirar muitas boas notas com esforço e bastante empenho, só que que saídas é que tenho? a única que me chama a atenção é direito, mas segundo outras fontes, não é um emprego fiável, daí ter bastantes dúvidas do que ei de escolher..
Post automatically merged:

olá, eu sou o David, neste momento tenho 14 anos, tenho menos de um mês para decidir que curso seguir no décimo ano. Ciências e Tecnologias é uma área a meu ver muito interessante, principalmente a parte da tecnologia, mas a matemática estraga-me os planos, não tenho boas notas a matemática, não consigo entender mesmo, mas sei que nesta área iria ter inúmeras saídas; falando de ciências socieconómicas, a matemática é a base para o curso e por muito que tente sinto que não vou ser capaz de passar nos exames futuros.. e pronto resta humanidades, o curso mais fácil para mim, que "fujo" à matemática, acredito que consigo tirar muitas boas notas com esforço e bastante empenho, só que que saídas é que tenho? a única que me chama a atenção é direito, mas segundo outras fontes, não é um emprego fiável, daí ter bastantes dúvidas do que ei de escolher..

• Like
Reactions: letty

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP

Não deixes de escolher um curso por medo a uma disciplina, se o que te interessar mais está dentro da área de CT vai para CT e tenta superar a tua dificuldade com matemática. Aliás, se te interessa área de engenharias/informática a matemática é a base dessas áreas.

• Like
Reactions: brunoviana

debora_monteiro

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2020
Olá, David!
Acho que não tens de ter "medo" à matemática... Já pensaste num curso profissional? Aí a matemática é um pouco mais fácil... Quanto às saídas em humanidades... são várias:
  • Historiador
  • Professor
  • Arqueólogo
  • Animador Turístico
  • Guia Turístico
  • Advogado
  • Relações Públicas
  • Tecnico de Recursos Humanos
  • Jornalista
  • Publicitário
  • Sociólogo
  • Realizador (Cinema/TV)
  • Técnico de Som e Imagem
  • Músico
  • Ator de Teatro / Cinema / TV
  • Encenador de Teatro
  • Cenógrafo
    Historiador
  • Professor (Línguas / História / Filosofia / etc)
  • Arqueólogo
  • Linguista
  • Guia-intérprete
  • Tradutor-intérprete
  • Secretário/a de Direção
  • Museólogo

brunoviana

Membro
Matrícula
25 Fevereiro 2019
Curso
Física
Instituição
FCUP
Olá.

Eu não fui para Ciências e Tecnologias porque diziam que é muito difícil embora eu tivesse (e tenho) muito interesse nas áreas das ciências. Por isso, decidi ir para Ciências Socioeconómicas só porque tem Matemática A uma vez que eu tinha em mente ir para Eng. Informática (estava errado e por isso fui para Matemática porque "não havia mais nada"). Eu não tinha nenhum interesse no curso e acabei o secundário com uma média de 15,5 (nada mau para uma pessoa cuja única disciplina que lhe interessava era Matemática A). Durante o secundário eu pensava sempre que preferia estar em CT e ter uma média a "roçar" o 10 (embora eu acho que ia ter uma média muito melhor uma vez que estava a estudar algo que eu gosto) do que estar em CSE e ter a média que tinha porque eu odiava cada momento naquele curso.

Em 2019, fui estudar Matemática porque "não havia mais nada" e senti-me completamente perdido e como se tivesse oprimido uma parte de mim ao tomar aquela decisão. Sendo assim, eu anulei a matrícula e comecei a aprender Física e Química A (aquele bicho de 7 cabeças com o qual as pessoas me assustavam bastante) e adorei cada tópico abordado. No início tive dificuldades mas à medida que o tempo foi passando e o interesse foi crescendo eu melhorei.

Na minha opinião, eu acho que deves ir para CT se tens interesse. Quando estás a estudar algo que genuinamente te agrada, tu esforças-te para ultrapassar qualquer adversidade. Quanto a Matemática A, não tenhas medo. Tiras todas as dúvidas que tiveres e, se necessário e tiveres possibilidades, arranjas um explicador e consegues. Para além disso, podes tirar as tuas dúvidas neste fórum.

Não deves escolher algo porque é mais fácil. Deves escolhê-lo porque gostas.

Espero ter ajudado!

PS: Eu não era um bom aluno no ensino básico.

Última edição:

marcoalves11

Membro
Matrícula
26 Maio 2018

Olá. Estou no 11º e estive na mesma situação que tu. Era péssimo a matemática, mas queria muito seguir ciências porque achava que tinha mais vocação para isso. Gostava muito de ciências e fq...
Mudei muitas vezes de decisão entre ciências e línguas antes de assinalar a matrícula.
O que pensei foi: escolho ciências, vejo se me safo minimamente. Se sim, continuo. Se não, mudo para línguas (dá para mudar até ao fim do 1 período).
Acabei o 1º período com 13 a matemática, mas a matéria também era fácil. Ah, confesso já aqui que não estudava muitooooooo... (na altura achava que sim, porque comparava com o básico)
Tens que querer muito estar em ciências, tens que ter objectivos bem definidos, porque se não não consegues. É muito fácil teres vontade de desistir de matemática. Eu sinto sempre uma dificuldade acrescida em matemática, pois não sei quase matéria nenhuma do básico.
Ao longo do ano a matéria foi ficando mais difícil (fui precisando das tais bases do básico).
Muitas vezes arrependedo-me de ter escolhido ciências... Mas outras também agradeço porque no futuro não me vejo a trabalhar noutra área e se é preciso aguentar com a matemática, aguento.
Conclusão: se não te vês concretizado noutro curso e achas que consegues manter-te focado e empenhado em matemática, escolhe ciências e tecnologias. Se te arrependeres podes mudar, portanto... É melhor do que estares em línguas e a pensar "e se tivesse ido para ciências e tivesse conseguido desenrascar-me...?!". Assim sabes que tentaste!

P.S.: para mim FQ, ao longo destes dois anos, foi pior do que matemática... E eu tirava 4 no básico.

• Like

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
P.S.: para mim FQ, ao longo destes dois anos, foi pior do que matemática... E eu tirava 4 no básico.

Yup, FQ de secundário e do básico é bem diferente, no secundário começa-se de facto a construir conhecimento na Física e na Química, o básico só dava umas noções.
Dito isto não é impossível, tive 15 no 10º e 11º e também tirava 4 no básico. (prova de que comparação às notas do básico não vale de muito também)

• Like
Reactions: Brooklyn

Cristavares

Membro Caloiro
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
Curso de ciências e tecnologias
Olá! Bom antes de tudo, se te encontras indeciso em que curso escolher, aconselho-te a analisar as áreas que te interessas mais, procura os planos curriculares e vê se correspondem às tuas expectativas, por vezes os alunos esperam uma coisa das disciplinas e depois acabam por se desiludir.
Na minha experiência pessoal em CT, o meu percurso de matemática ao longo do 10º e 11º foi bastante fácil, tenho a certeza de que, se te aplicares na disciplina conseguirás ter boas notas, podes optar por ter apoios adicionais para te ajudar caso tenhas mais dificuldade também, mas no geral, estudando bem conseguirás facilmente atingir bons resultados, lembra-te de que no secundário não podes pôr disciplinas de lado, embora se não gostares de matemática, não tenhas uma atitude negativa em relação à disciplina e isso poderá te ajudar muito.
Boa sorte e espero ter ajudado em alguma coisa ;)

• Like

Akiani

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2019
Curso
Psicologia
Instituição
FPIE - UL
Olá!

Eu fiz o secundário em LH, e apesar de também gostar de Ciências e Tecnologias, já no básico eu não percebia a Física e Química, portanto achei que no secundário ainda percebesse menos, e segui LH e gostei bastante.
Acho sinceramente que se gostas de CTs, não desistas pela dificuldade na Matemática. O básico e o secundário são bastante diferentes, precisas de te esforçar mais para o secundário, mas também é recompensador quando estás a estudar áreas que gostes mais. Ou que, pelo menos, te vês mais a estudar e/ou a exercer, mesmo que ainda não seja aquilo que gostas mesmo (muitas vezes, aquilo que gostas mesmo é na faculdade, e no secundário apenas uma iniciação). E portanto, como parece que gostas muito de CTs, acho sinceramente que devias seguir a tua paixão e experimentar. Tens o fórum para pôr dúvidas, há sempre alguém que sabe e podes sempre pôr dúvidas aos professores, o importante é exercitares e perceberes a matéria!
Depois, se chegares à conclusão que não gostas de CTs, ou que há outras áreas que te chamam mais a atenção, estás sempre a tempo de mudar, não há problema! Há tanta gente que muda de curso no secundário e até na faculdade, não ias ser o primeiro nem vais ser o último, e mudar de curso dá-te outras oportunidades de teres outras experiências e, quem sabe, tornar-te um melhor profissional e um melhor ser humano.
Portanto, pelo menos, arrisca a seguir o que gostas, e depois logo vês! Nunca estarás sozinho, seja qual for a tua situação, há muitas pessoas a passarem pela mesma indecisão que tu, e o mais importante é seres feliz!
E quanto a LH, também podes seguir Psicologia, que é a área onde estou, ou Educação e Formação (que é melhorar a Educação, a nível de dar formação aos professores ou trabalhar junto com entidades governamentais) e várias profissões ligadas às Artes e às ONGs, como Assistência Social. LH, tal como qualquer área no secundário, tem várias saídas, o mais importante é veres se te enquadras nessas saídas ou nem por isso.
Boa sorte!

• Like