Que curso escolher relacionado com o ambiente?

BiaNeves

Membro Caloiro
Matrícula
28 Abril 2020
Olá sou a Beatriz e não sei que curso escolher!
Quero definitivamente fazer algo relacionado ao meio ambiente/sustentabilidade, mas não sei o que escolher para mais tarde exercer algo relacionado. O ano passado estive em Engenharia Ambiental porque tinha na cabeça desde o 11º ano que era isso que queria, não acabei o primeiro ano sequer porque em poucos meses apercebi me que não era aquilo que queria. Nunca fui excelente a matemática e achava que me ia safar... mas não, não gostei de nenhuma cadeira! Agora não sei que curso escolher... se alguém ler isto por favor elucide me não quero perder mais um ano num curso que não goste

• Like
Reactions: Gonçalo Gomes 1234

C4rla

Membro
Matrícula
14 Janeiro 2019
Curso
Ciências do Desporto
Instituição
UTAD
Quero definitivamente fazer algo relacionado ao meio ambiente/sustentabilidade, mas não sei o que escolher para mais tarde exercer algo relacionado.
Ola :) Eu sou licenciada em Biologia e acho que é uma óptima opção para quem quer realmente trabalhar em contexto ambiental, principalmente com um mestrado em ecologia, biologia da conservação, biologia marinha, entre outros. É um curso bastante abrangente, então também há cadeiras mais viradas para laboratório, matemática, física e química (eu também não gostava nada de matemáticas e afins, mas até me safei). Lá no curso o pessoal até se costumava intitular de "biólogo de bota" para quem queria seguir ambiente e "biólogo de bata" para quem preferia laboratório.

No entanto, nada como procurar os vários cursos que cada Uni te oferece nesse ramo e ver o plano de estudo de cada um.

BiaNeves

Membro Caloiro
Matrícula
28 Abril 2020
Eu já fiz alguma pesquisa sobre vários cursos mas acho que precisava mesmo de ouvir as experiências de outras pessoas! Realmente biologia é uma hipótese mas acho que estou mais assustada este ano, por ter medo de errar outra vez, do que o ano passado ahah
De qualquer forma obrigada pela resposta, ajudou muito :)

• Like
Reactions: C4rla

North

Membro
Matrícula
14 Março 2019
Depende daquilo que procuras no fim. Se queres ingressar no mercado de trabalho em geral ou se queres seguir a área da investigação, doutoramento e carreira académica.
No mercado de trabalho em geral a empregabilidade em Engenharia do Ambiente e nas áreas de ciências como Biologia/Ciências do Ambiente/Ecologia nem se comparam. Tens bastante mais hipóteses em Engenharia do Ambiente.
Se quiseres seguir mais a via da investigação, seguir para doutoramento ambas são boas hipóteses mas é mais recomendada a área da Biologia pelo seu leque alargado de escolhas em mestrado.

BiaNeves

Membro Caloiro
Matrícula
28 Abril 2020
O mercado de trabalho no geral acho que é o que mais me interessa, não me vejo em investigação por exemplo, mas visto que Engenharia não deu para mim se calhar biologia é o melhor, acho eu?
obrigada pela resposta
Mensagem fundida automaticamente:

O mercado de trabalho no geral acho que é o que mais me interessa, não me vejo em investigação por exemplo, mas visto que Engenharia não deu para mim se calhar biologia é o melhor, acho eu?
obrigada pela resposta

Última edição:

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biomedicina Molecular
Instituição
Universidade de Aveiro
obrigada pela resposta
Mensagem fundida automaticamente:

obrigada pela resposta
Depende do que pretendes fazer no futuro com Biologia
O foco, principalmente nas áreas da Ecologia e Diversidade é realmente a investigação, no entanto, tens outras áreas que poderás explorar como a gestão ambiental, por exemplo. Aqui, poderás trabalhar para o governo, mas em Portugal é realmente difícil.

As coisas na investigação têm parecido melhorar, mas ainda há muito trabalho a fazer pela frente. Se estiveres interessada em saber mais sobre esse ramo deixo aqui um link para uma thread que fala melhor sobre isso - Área da Investigação

Deixo ainda aqui um testemunho de uma Biologa Marinha. Não quero que vejas este artigo como desmotivaçao para seguires o que realmente pretendes, quero apenas dar-te a conhecer as dificuldades que se podem enfrentar (gostava que me tivessem dito isto quando fiz a candidatura a biologia) e que, lá fora, há oportunidades para bons cientistas (infelizmente Portugal ainda está uns passos atrás nesse aspeto... ) - ″Portugal pagou a minha educação e a Inglaterra tem uma pessoa extremamente competente sem investir″

Apesar de não teres gostado de Engenharia do Ambiente, não deixa de ser uma engenharia que te dá competências transversais e transferíveis para outras áreas se decidires mudar.

Última edição:
  • Like

Margarida1103

Membro
Matrícula
9 Abril 2020
Ola :) Eu sou licenciada em Biologia e acho que é uma óptima opção para quem quer realmente trabalhar em contexto ambiental, principalmente com um mestrado em ecologia, biologia da conservação, biologia marinha, entre outros. É um curso bastante abrangente, então também há cadeiras mais viradas para laboratório, matemática, física e química (eu também não gostava nada de matemáticas e afins, mas até me safei). Lá no curso o pessoal até se costumava intitular de "biólogo de bota" para quem queria seguir ambiente e "biólogo de bata" para quem preferia laboratório.

No entanto, nada como procurar os vários cursos que cada Uni te oferece nesse ramo e ver o plano de estudo de cada um.
Olá Carla, vi que eras licenciada em Biologia e pensei que me pudesses ajudar! Acabei este ano o 12° ano e vou agora inscrever me na faculdade. Quero me inscrever em biologia na FCUL como primeira opção e como segunda opção no instituto de agronomia. Tenho um valor a mais em relação à média do último colocado de biologia na FCUL do ano passado mas tenho receio que este ano as médias disparem. Não sei que mais opções colocar na minha candidatura então pensei que o melhor seria colocar cursos com mais equivalências a biologia. Sabes me dizer quais os melhores cursos para o meu caso? Obrigada!

C4rla

Membro
Matrícula
14 Janeiro 2019
Curso
Ciências do Desporto
Instituição
UTAD
Olá Carla, vi que eras licenciada em Biologia e pensei que me pudesses ajudar! Acabei este ano o 12° ano e vou agora inscrever me na faculdade. Quero me inscrever em biologia na FCUL como primeira opção e como segunda opção no instituto de agronomia. Tenho um valor a mais em relação à média do último colocado de biologia na FCUL do ano passado mas tenho receio que este ano as médias disparem. Não sei que mais opções colocar na minha candidatura então pensei que o melhor seria colocar cursos com mais equivalências a biologia. Sabes me dizer quais os melhores cursos para o meu caso? Obrigada!
Ola! Estás a pensar em candidatares-te a cursos só na zona de Lisboa? Se não, podes completar as tuas restantes opções com biologia em Coimbra, Aveiro,... Pelo que vi, na FCUL não há mais cursos que tenham propriamente a ver com biologia, mas vi que no instituto de agronomia também tens a opção de engenharia agronómica, do ambiente e zootécnica. É uma questão de veres o plano de estudos de cada curso e comparar com o de biologia na FCUL , pois as equivalências dependem do plano curricular das cadeiras leccionadas.

De qualquer maneira, mantém-te optimista! 1 valor acima é bom, apesar do panorama actual.
Desejo-te muita sorte e que consigas entrar na tua 1ª opção ☺

Mariana_nm16

Membro Caloiro
Matrícula
6 Agosto 2020
Curso
Saúde Ambiental
Instituição
Estes Coimbra
Olá sou a Beatriz e não sei que curso escolher!
Quero definitivamente fazer algo relacionado ao meio ambiente/sustentabilidade, mas não sei o que escolher para mais tarde exercer algo relacionado. O ano passado estive em Engenharia Ambiental porque tinha na cabeça desde o 11º ano que era isso que queria, não acabei o primeiro ano sequer porque em poucos meses apercebi me que não era aquilo que queria. Nunca fui excelente a matemática e achava que me ia safar... mas não, não gostei de nenhuma cadeira! Agora não sei que curso escolher... se alguém ler isto por favor elucide me não quero perder mais um ano num curso que não goste
Olá, eu sou a Mariana
Sou aluna do 3 ano da licenciatura de saúde Ambiental, pela tua descrição do que querias acho que este curso se aplicaria muito bem a ti. É um curso bastante complexo e com imensas saídas para o mercado de emprego. Este curso permite te não só relacionares te mais com o meio ambiente como também com o binómio ambiente e saúde, ou seja, proporciona todos os conhecimentos que podes relacionar com o ambiente e a biosfera. Aconselho te a pesquisares sobre o curso e qualquer coisa que possa ajudar estarei por cá

Margarida1103

Membro
Matrícula
9 Abril 2020
Ola! Estás a pensar em candidatares-te a cursos só na zona de Lisboa? Se não, podes completar as tuas restantes opções com biologia em Coimbra, Aveiro,... Pelo que vi, na FCUL não há mais cursos que tenham propriamente a ver com biologia, mas vi que no instituto de agronomia também tens a opção de engenharia agronómica, do ambiente e zootécnica. É uma questão de veres o plano de estudos de cada curso e comparar com o de biologia na FCUL , pois as equivalências dependem do plano curricular das cadeiras leccionadas.

De qualquer maneira, mantém-te optimista! 1 valor acima é bom, apesar do panorama actual.
Desejo-te muita sorte e que consigas entrar na tua 1ª opção ☺
Obrigada pela ajuda! Vou pesquisar os cursos que me sugeriste! 😘

• Like
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
R Que curso escolher? Ensino Superior 2
D Que Curso Escolher No 10° Ano Ensino Secundário 7
Liliana Maria Que curso devo escolher? Ensino Superior 2
A Não sei que curso escolher! Candidatos 2020/2021 2
A Dúvidas sobre que curso escolher Ensino Superior 0
B Problema: que curso escolher na FLUL para estudar literatura Humanidades, Secretariado e Tradução 3
M Não sei que curso escolher Ensino Secundário 5
A Estou no 12 ano e não sei que curso escolher Ensino Superior 49
A Não sei que curso escolher... Ensino Superior 36
AnaLu Já no 12°, ainda indecisa. Que curso escolher? Ensino Superior 19
F Duvidas no curso que devo escolher Ensino Superior 2
N Como sei que estou a escolher o curso certo? Ensino Superior 3
M Que curso escolher? Tecnologias 3
Andreia200 Não sei o que fazer da vida (que curso vou escolher?) Ensino Superior 11
D Indecisão relacionada com que curso escolher Ensino Superior 1
Gonçalo Nobre IST Que curso escolher? Universidade de Lisboa 3
Gonçalo Nobre IST - Que curso escolher? Arquivo 1
Ana Louro Que curso, universidade escolher? Transferencias.. Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Octaviojtg Que curso da área de comunicação escolher? Ciências Sociais e Serviços 8
J Que curso escolher? Ciências Económicas e Empresariais 9
Ana Catarinaa E agora, que curso devo escolher!? Ensino Superior 956
biarodrigues Será que consigo entrar no curso que quero? Candidatos 2020/2021 3
H Curso UA que permita ir para o ramo da robótica não industrial Tecnologias 3
C Quais os materiais que preciso para o curso de Eng. Mecanica ? Tecnologias 0
f.jesus1108 Tenho praticamente a certeza que estou no curso errado! PFF RESPONDAM :( Ensino Secundário 2
A Acho que estou no curso errado... Preciso de ajuda Ensino Superior 11
JoaoGraca51 Como é que eu escolho a melhor universidade pública para o curso de Marketing? Ciências Sociais e Serviços 1
hotwheels2007 Posso mudar de curso? (O que tenho de fazer?) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Que curso devo seguir Ensino Superior 3
margaridabica Não sei que curso tirar!! Ajudem-me!! Ensino Superior 7
A Não faço ideia de que curso seguir Ensino Superior 2
A Terminar um curso universitário (muito) mais cedo do que o previsto Ensino Superior 2
vera6887 Olá! Sou aluna do 12 ano e estou com dúvidas em relação ao curso que vou seguir. Saúde 3
R Concorrer a um curso em que o acesso tem 2 provas de ingresso Concurso Nacional e Locais - Público 1
C Não entrei no curso que queria Ensino Secundário 4
P Fui colocada por regime de mudança de curso, o que fazer a seguir? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Posso me candidatar a segunda fase em um curso/instituto que me candidatei na primeira fase e ao qual fui colocada? Concurso Nacional e Locais - Público 2
Pedro12344 O que pode influenciar o processo de transferência de curso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
L Posso me candidatar á segunda fase a um curso que não sobrou vagas? Concurso Nacional e Locais - Público 6
R Vale a pena ir ás aulas do curso que calhou na primeira fase de candidaturas ou espero pelos resultados da segunda ? Concurso Nacional e Locais - Público 3
S Não tenho notas para o curso que quero... Geral 5
disruptedmind Pessoas em áreas de medicina, o que acham do curso? Saúde 10
disruptedmind Estudantes do ensino superior, porque escolheram o curso em que estão? Ensino Superior 5
M Não vou entrar no curso que quero Ensino Superior 25
M em que lingua o curso é leccionado Ensino Superior 5
A Curso de Física. Braga ou Porto?(Onde é que o curso melhor?) Ciências 2
marianaBatista1234 quero seguir algo que não tem nada haver com o meu curso de secundário... Ensino Superior 6
Maria Pinheiro Posso tirar o minor no curso que estou a frequentar? urgenteee Ensino Superior 3
M Curso - O que fazer?! Ensino Superior 1
V Que exames (11ºano) posso fazer no curso de artes visuais? Ensino Secundário 2