Que disciplinas escolher no 12 de Ciências e tecnologias?

ultrapoopa

Membro
Matrícula
6 Novembro 2021
Olá, tenho algumas perguntas, se me conseguirem responder só a uma já ajuda!

passei para o 12 sem a minima ideia do que seguir depois. Estou com média de 19 do secundário (sem dúvida baixa com os exames), pelo que não sei se subir a média deve ser uma preocupação minha ao escolher as disciplinas

É má ideia andar de um lado para o outro a assistir aulas no início do ano para decidir? Ou é uma perda tempo e só vai incomodar a escola?

Que valor tem API como disciplina? Eu aprendi basicos de programação sozinho. É muito importante se eu acabar por escolher Engenharia Informática? Vai muito a fundo a disciplina? Depende muito da qualidade do professor?

Quão difícil é psicologia? É preciso estudar muito para um 20?

Fiquei com a ideia que enquanto fisica e geologia sao mais interessantes na prática, quimica e biologia são mais fixes na teoria. É verdade?

Obrigado, eu não entendo nada disto, qualquer experiência que queiram partilhar da imenso jeito

• Like
Reactions: M Macedo e Santos
Olá! Eu tive AI e Biologia. Vou dar apenas a minha opinião com base na minha experiência.
Aplicações informáticas é o básico do básico de programação (pascal- praticamente inutil) e depois tratas outros assuntos como a cor e tal, não é difícil teres um 18-20 (minha opinião com base na minha escola). Mas também não acredito que saias prejudicado num curso de engenharia informática por não teres tido AI.
Biologia de 12° ano é totalmente diferente daquela em que dás nos anos anteriores em BG, onde usas apenas um conceito ou outro ligados à reprodução e crescimento celular.
A disciplina é, na minha opinião, super interessante e fácil. Na grande maioria do tempo dás biologia humana, importante para quem deseja cursos na área da saúde.
Se tens o desejo de subir a tua média, por mim, são duas boas disciplinas.
Quanto a outras disciplinas, não tenho informações, sry! Mas qualquer dúvida sobre estas duas, basta mandares mensagem.
Tudo de bom✨

passei para o 12 sem a minima ideia do que seguir depois. Estou com média de 19 do secundário (sem dúvida baixa com os exames), pelo que não sei se subir a média deve ser uma preocupação minha ao escolher as disciplinas

É má ideia andar de um lado para o outro a assistir aulas no início do ano para decidir? Ou é uma perda tempo e só vai incomodar a escola?

Que valor tem API como disciplina? Eu aprendi basicos de programação sozinho. É muito importante se eu acabar por escolher Engenharia Informática? Vai muito a fundo a disciplina? Depende muito da qualidade do professor?

Fiquei com a ideia que enquanto fisica e geologia sao mais interessantes na prática, quimica e biologia são mais fixes na teoria. É verdade?

Obrigado, eu não entendo nada disto, qualquer experiência que queiram partilhar da imenso jeito

• Like
Reactions: ultrapoopa
Olá! Eu tive AI e Biologia. Vou dar apenas a minha opinião com base na minha experiência.
Aplicações informáticas é o básico do básico de programação (pascal- praticamente inutil) e depois tratas outros assuntos como a cor e tal, não é difícil teres um 18-20 (minha opinião com base na minha escola). Mas também não acredito que saias prejudicado num curso de engenharia informática por não teres tido AI.
Biologia de 12° ano é totalmente diferente daquela em que dás nos anos anteriores em BG, onde usas apenas um conceito ou outro ligados à reprodução e crescimento celular.
A disciplina é, na minha opinião, super interessante e fácil. Na grande maioria do tempo dás biologia humana, importante para quem deseja cursos na área da saúde.
Se tens o desejo de subir a tua média, por mim, são duas boas disciplinas.
Quanto a outras disciplinas, não tenho informações, sry! Mas qualquer dúvida sobre estas duas, basta mandares mensagem.
Tudo de bom✨
Pelo contrário, pascal não é praticamente inútil. É uma grande introdução à programação para quem depois quer aprender outras línguas. Como ele já tem alguma experiência em programar pode não ser tão útil, mas nunca é inútil aprender mais uma linguagem.

Se escolheres EI os professores dão sempre introdução a programação com a base de que os alunos nunca tiveram experiência em programar, portanto não ficas a perder muito se não tiveres API. De qualquer forma, é o conhecimento de mais uma linguagem que pode dar jeito no futuro (até para adicionar ao currículo)

• Like
Hello, em si as disciplinas opcionais são usadas mesmo para subir a média. Elas podem te ajudar no inicio da faculdade mas não diria que são um fator determinante. Por exemplo eu este ano tive uma cadeira de programação, e ter tido api realmente ajudou um bocado no inicio, mas havia malta que não teve api e deu-se bastante bem na mesma.
A minha dica é ires para aquilo que realmente tenhas gosto e te vá subir a média. O resto vem por acréscimo, e basta dares, mais um bocadinho o litro no inicio da faculdade, mas nada por aí além.

• Like

Se és bom a Físico-química A, o 20 em Química é garantido (podes confiar). Não escolhas física porque até a minha professora disse que era difícil. Acabei Química com 16 porque eu nunca gostei e basicamente não estudava.

Em relação a Psicologia, para além de fácil é muito interessante, se não és daqueles que gostas de perceber as coisas das disciplinas mais teóricas, então prepara-te para decorar. Acabei Psicologia com 19.

• Like
Olá!
Eu tive API e Física.
API foi super fixe, achei interessante e para quem não vai para a área de informática ganham-se conhecimentos básicos que podem vir a dar jeito. Na minha escola aprendemos Python na parte de programação, Inkscape nas imagens vetoriais e PaintNet nas bitmap. Na parte de vídeo fizemos um projeto final autonomamente (ou seja a explorar a aplicação de vídeo que escolhemos). Ainda hoje uso os conhecimentos de multimédia.
Já Física foi desafiante, comecei por me sentir burra (tinha média de 17,2 e acabei com 18, no primeiro teste de física tive 13, a nota mais baixa de sempre). Acabei por me focar e perceber, e o stor fazia sempre os mesmos testes de ano para ano por isso era só decora-los ou entender bem a matéria. Talvez seja das disciplinas de 12.º mais difíceis mas faz-se.
Acabei ambas com 19 (um pouco inflacionado para ser honesta).
Pegando no que a Bia disse, estou numa licenciatura de saúde e Biologia de 12.º fez falta, inclusive quem a teve já tinha uma cadeira praticamente dada. Mas eu também não tive BG por isso tive mais dificuldades que o comum mortal que não teve Biologia no 12.º.
Se não tens mesmo ideia do que seguir, considera o que pode ser mais útil no teu futuro independentemente da universidade ou pensa se ficares na mesma turma é importante para ti e todos vão escolher mais ou menos o mesmo (não estou a dizer para os seguires, mas se não tens preferência porque não manteres a turma, né?).
Em último caso podes inscrever-te em duas e assistir às aulas no início, depois mudar se quiseres. Soube de uma rapariga que escolheu duas disciplinas mas fez uma terceira embora não estivesse inscrita. Basicamente assistiu às aulas e até fez as avaliações mas não faz parte do currículo dela. Podes fazer algo parecido se achares que o conhecimento da disciplina te vai ser útil ou tiveres curiosidade, mas se calhar vai tirar-te muito tempo e ser desnecessário.
Com a média alta que tens podes escolher tirar uma disciplina mais fácil (por exemplo inglês, se já fores fluente quase não precisas de estudar) para te focares nos exames, para não descerem a tua média como dizes, ou ir para umas mais difíceis porque deves ter capacidades para as fazer.
Espero não te ter confundido mais. Boa sorte!

• Like
Escolhi Biologia e Psicologia B. Achei ambas muito fáceis e consegui tirar notas boas sem demasiado esforço. Biologia não tem nada a ver com a de 10º e 11º ano, muito mais simples. Psicologia B foi fácil como também interessante.

• Like

Boas.
Tive Física e API ( fui "obrigado" porque vinha de FQA/GDA, até porque eu nem quero ir para uma engenharia ) este ano e acabei com 20 às duas ...
API (se for igual à minha escola), só dás programação durante 2/5 do ano , (no meu caso foi Python), e o mais complexo que abordas são matrizes e funções. Depois dás multimédia (edição de vídeo e imagem), no meu caso tive que fazer uma curta-metragem (vídeo) e a edição de uma foto "artística" a uma pessoa, tirada por nós. Para mim a parte da programação foi a parte mais interessante da disciplina, e a disciplina é um 19/20 "fácil".
Física, para ser sincero é uma disciplina que podia estar mais bem feita, por exemplo, a primeira parte de mecânica é toda à base de derivadas, só que como tu no início do 12 só destes derivadas por definição(não as regras), logo tens de estar a aprender todas as regras de derivação, para depois seres capaz de resolver os exercícios de física, o que como podes perceber torna essa parte da matéria no íncio mais complexa do que realmente é, se tivesses aprendido as regras das derivadas antes em MAT A (o lado positivo disto é que quando chegas a essa parte em Matemática A, torna-se incrivelmente fácil). Já nos campos magnéticos tens de aprender o produto vetorial (sem nunca teres falado disso a matemática).
Mesmo assim posso dizer que gostei da disciplina(apesar de ter sido trabalhosa), principalmente da parte da mecânica que é bastante mais interessante do que o tu dás no 11 ano.
Concluindo escolher API é um no brainer.
Sobre física não posso garantir, mas tenho poucas dúvidas, que entre as 4 outras anuais que podes escolher é a mais difícil e trabalhosa, por isso se não for para ir para uma engenharia/ física pura na uni, aconselho-te a escolheres uma das outras 3.

• Like