Que disciplinas opcionais escolher no 12º ano de Ciências e Tecnologias?

Caíssa

Membro
Matrícula
24 Março 2016
Antes de mais: deixem-me saudar-vos.
Estou a concluir o 11º ano do curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias com o objetivo de ingressar em Medicina no ensino superior.
No 12º ano, terei de selecionar duas disciplinas anuais que, de acordo com a oferta formativa da minha escola ,poderão ser: biologia, geologia, física, psicologia ou química.
Já decidi que uma das opções será biologia - dado o gosto que tenho pela disciplina de Biologia e Geologia, que selecionei como bienal, juntamente com Física e Química A.
Resta-me então escolher a "segunda" disciplina e gostaria de conhecer testemunhos de alunos que tenham tido alguma das opções restantes para me ajudar a ter uma ideia do que será a disciplina.

Muito obrigada.

Última edição:
  • Like
Reactions: gui5000

p.teixeira

Membro
Matrícula
7 Setembro 2015
Curso
Ensino Secundário - CT 12º
Olá,
Tenho as mesmas ambições em relação ao teu curso e já estou no 12º Ano por isso posso-te dar uma opinião.
Aquando as matrículas para este ano, decidi escolher Biologia e Química por serem duas disciplinas que efetivamente gosto muito e por me darem bases para o meu procedimento de estudos a nível do ensino superior. Fugi ao "padrão" característico da minha escola em que a maioria dos alunos de ciências escolhem Biologia/Física + Aplicações Informáticas.
Todavia, telefonaram para minha casa a informar que Química não podia abrir e deixaram-me escolher outra. Escolhi Inglês, até porque tenho facilidade e gosto muito da língua! Aprendo muito vocabulário nas aulas e construções gramaticais que acredito que me irão dar jeito no futuro. Também quero salientar que Psicologia é uma disciplina bastante interessante (com base em opiniões de colegas) onde até falam do cérebro!!
Qualquer dúvida diz. Espero ter sido útil e claro :smile:

Última edição:
  • Like
Reactions: gui5000

BlueApple

Membro Dux
Matrícula
6 Julho 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUP
Estou a concluir o 11º ano do curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias com o objetivo de ingressar em Medicina no ensino superior.
No 12º ano, terei de selecionar duas disciplinas anuais que, de acordo com a oferta formativa da minha escola ,poderão ser: biologia, geologia, física, psicologia ou química (com menor probabilidade de abrir) - não excluindo outras opções que podem surgir...
Já decidi que uma das opções será biologia - dado o gosto que tenho pela disciplina de Biologia e Geologia, que selecionei como bienal, juntamente com Física e Química A.
Resta-me então escolher a "segunda" disciplina e gostaria de conhecer testemunhos de alunos que tenham tido alguma das opções restantes (que ambicionem o mesmo curso que eu ou não) para me ajudar a ter uma ideia do que será a disciplina.

Muito obrigada.
Olá! ;)
Dado que pretendes seguir Medicina, então a tua média pode ser um fator importante na tua decisão. O conselho que eu dou sempre é se sentires que tens uma média confortável, então escolhe disciplinas de que realmente gostes; caso contrário, então escolhe pelo menos uma disciplina que te beneficie a média.
Relativamente às disciplinas anuais, eu estou a ter Biologia e Física. Biologia é uma disciplina, no geral, bastante acessível. Aliás, é possível que no teu primeiro teste à disciplina apanhes um grande choque, porque o rigor desta disciplina nada tem a ver com o de Biologia e Geologia. Logo, se te achares à vontade com Biologia e Geologia, então Biologia é uma excelente opção. Mas dado que já decidiste ter essa opção, passo a falar de Física.
Obviamente que Física está muito pouco relacionada com a profissão médica propriamente dita, embora tenha evidentes aplicações à Medicina. Física não é uma disciplina acessível, no sentido em que alguns conceitos mais abstratos são difíceis de assimilar. Digo isto, porque as notas à disciplina na minha turma não são particularmente excelentes. Física vai obrigar-te a gastar algum tempo a estudar para disciplina de modo a dominares todos os conceitos. Todavia, com trabalho, a disciplina faz-se bem. Agora depende se te importas ou não de gastar tempo extra que podes usar para estudar para as disciplinas de exame e se gostas da disciplina.
Em Física desenvolves e aprofundas o teu conhecimento de Mecânica, pelo que podes estudar movimentos a mais do que uma dimensão (no plano e no espaço), o movimento oblíquo, movimentos oscilatórios e harmónicos, dinâmica de corpos ligados (esta foi uma parte que eu achei muito interessante), satélites, movimentos circulares (incluindo movimentos circulares uniformemente acelerados), hidrodinâmica e hidrostática, entre outros. Tens também uma unidade dedicada ao Eletromagnetismo, em que desenvolves (BASTANTE, considerando o que se aprende no 11º ano) os conceitos de campo elétrico, energia potencial elétrica, força elétrica (uma força conservativa, tal como peso), potencial elétrico e por aí adiante. Também podes aprender sobre circuitos elétricos e magnetismo, particularmente a relação do magnetismo com cargas, campos elétricos e eletricidade. Finalmente, tens também uma unidade dedicada à Física Moderna, em que aprender sobre a relatividade einsteiniana e galileana.
E é isto, pouco mais tenho a acrescentar. Devo também dizer que os meus colegas que têm Psicologia acham a disciplina bastante acessível e a maior parte deles vai seguir áreas relacionadas com a saúde. Todavia, devo avisar que as disciplinas anuais que escolheres pouco ou nada te beneficiarão no curso de Medicina (mas é melhor alguém que está de facto no curso confirmar).

Mariana Medeiros

Membro Caloiro
Matrícula
14 Agosto 2015
Ola!!! Estou em medicina e no 12ano escolhi biologia e psicologia. Acho que biologia dá jeito e quanto a química acho que depende dos gostos eu comecei por ter quimica mas como nao gostei mudei para biologia ;-)

• Like
Reactions: Caíssa and gui5000

anaxborges

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2015
Curso
Medicina - 3º ano
Instituição
NMS|FCM
Olá! :)

Pretendo seguir Medicina, tal como tu, e estou no 12º ano, tendo as disciplinas de Biologia e Química. Como já disseram anteriormente, se tiveres uma média confortável, escolhe disciplinas que gostes. Caso seja o contrário, escolhe disciplinas que te possam ajudar a subir a média.

Biologia de 12º ano é muuuito mais interessante que a Biologia de 10º e 11º, pelo menos foi o que achei. A maior parte do programa é genética, genética, genética. A primeira unidade é a reprodução e manipulação da fertilidade, nos humanos. Aprendes os ciclos hormonais, como ocorre a fecundação, desenvolvimento embrionário e gestação. Falas também de contraceção e infertilidade. Depois é genética, mutações, engenharia genética... Uma parte que gostei muito, foi a Imunidade e Controlo de Doenças, algo que se aplica imensoo a medicina!! As últimas unidades são mais chatinhas, produção de alimentos e sustentabilidade e preservar e recuperar o meio ambiente, aquela matéria que estamos fartos de ouvir falar todos os anos...

Em relação a Química de 12º... Estava indecisa entre Química e Inglês, e não me arrependo nadinha de ter escolhido Química. O que se aprende nesta disciplina penso que não terá grande utilidade em medicina, (na minha opinião, também não dei nem metade do programa), mas é uma disciplina acessível. Aprofundas a química dos anos passados e complica um pouco mais, mas se gostas de Química e se tiveste boas notas a Física e Química, vais certamente tirar uma nota excelente e adorar a disciplina!!

A unidade 1 de química é metais e ligas metálicas, onde aprofundas conhecimentos sobre a tabela periódica, principalmente os elementos de transição (parte muito teórica). Voltas a falar da oxidação-redução, aplicada às pilhas e baterias. É introduzido algo novo, os complexos. A titulação ácido-base é aprofundada, aprendes a calcular o pH em 4 pontos da curva de titulação: no inicio da titulação, antes do ponto de equivalência, no ponto de equivalência e depois do ponto de equivalência. Na 2º unidade, falas da refinação do petróleo, há revisão dos alcanos, e introdução dos alcenos e alcinos. E muito mais....

Apenas dei esta parte do programa e a minha professora saltou muitos tópicos e muita teoria. As APL's são completamente diferentes do 10º e 11º. Não sei como funciona na tua escola, mas na minha tínhamos sempre o professor em cima de nós e não faziamos as apl's mais interessantes... No 12º ano, pelo menos na minha escola, a minha professora senta-se à secretária durante a aula de laboratório e estamos por nossa conta e risco, até com os reagentes mais perigosos.

Bem, é isto que te posso dizer sobre as disciplinas, espero que sirva para ajudar na tua decisão!

gui5000

VIP & Fab
Matrícula
20 Agosto 2015
Curso
Eng. Biológica
Instituição
IST
Olá! :)

Pretendo seguir Medicina, tal como tu, e estou no 12º ano, tendo as disciplinas de Biologia e Química. Como já disseram anteriormente, se tiveres uma média confortável, escolhe disciplinas que gostes. Caso seja o contrário, escolhe disciplinas que te possam ajudar a subir a média.

Biologia de 12º ano é muuuito mais interessante que a Biologia de 10º e 11º, pelo menos foi o que achei. A maior parte do programa é genética, genética, genética. A primeira unidade é a reprodução e manipulação da fertilidade, nos humanos. Aprendes os ciclos hormonais, como ocorre a fecundação, desenvolvimento embrionário e gestação. Falas também de contraceção e infertilidade. Depois é genética, mutações, engenharia genética... Uma parte que gostei muito, foi a Imunidade e Controlo de Doenças, algo que se aplica imensoo a medicina!! As últimas unidades são mais chatinhas, produção de alimentos e sustentabilidade e preservar e recuperar o meio ambiente, aquela matéria que estamos fartos de ouvir falar todos os anos...

Em relação a Química de 12º... Estava indecisa entre Química e Inglês, e não me arrependo nadinha de ter escolhido Química. O que se aprende nesta disciplina penso que não terá grande utilidade em medicina, (na minha opinião, também não dei nem metade do programa), mas é uma disciplina acessível. Aprofundas a química dos anos passados e complica um pouco mais, mas se gostas de Química e se tiveste boas notas a Física e Química, vais certamente tirar uma nota excelente e adorar a disciplina!!

A unidade 1 de química é metais e ligas metálicas, onde aprofundas conhecimentos sobre a tabela periódica, principalmente os elementos de transição (parte muito teórica). Voltas a falar da oxidação-redução, aplicada às pilhas e baterias. É introduzido algo novo, os complexos. A titulação ácido-base é aprofundada, aprendes a calcular o pH em 4 pontos da curva de titulação: no inicio da titulação, antes do ponto de equivalência, no ponto de equivalência e depois do ponto de equivalência. Na 2º unidade, falas da refinação do petróleo, há revisão dos alcanos, e introdução dos alcenos e alcinos. E muito mais....

Apenas dei esta parte do programa e a minha professora saltou muitos tópicos e muita teoria. As APL's são completamente diferentes do 10º e 11º. Não sei como funciona na tua escola, mas na minha tínhamos sempre o professor em cima de nós e não faziamos as apl's mais interessantes... No 12º ano, pelo menos na minha escola, a minha professora senta-se à secretária durante a aula de laboratório e estamos por nossa conta e risco, até com os reagentes mais perigosos.

Bem, é isto que te posso dizer sobre as disciplinas, espero que sirva para ajudar na tua decisão!
Em Química estou igual a ti, só dei metade do programa mas não fiz uma única AL :tearsofjoy:

Criken

Membro Veterano
Matrícula
20 Junho 2015
Se gostares muito da parte prática de química mete essa disciplina como opção...
Apesar de depender bastante da escola em que estás inscrita na minha nós tivemos 9(no ano anterior foram 11!) aulas laboratoriais na FCT. Fizemos experiências, tais como o fabrico de sabão e até mesmo experiências relacionadas com gastronomia molecular : P .
Com essas experiências todas, ficámos já com uma noção como é que as coisas funcionam na fct!

Última edição:

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Eu tive Biologia e Psicologia e hoje escolheria a mesma coisa. Biologia para quem vai para Medicina faz todo o sentido; em relação "à outra" não senti falta de Química e achei que Psicologia me ajudou nas cadeiras da área.
Mas há quem tenha cenas tipo Física+Inglês e não é por isso que deixa cadeiras de Medicina por fazer :p

anaxborges

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2015
Curso
Medicina - 3º ano
Instituição
NMS|FCM
Em Química estou igual a ti, só dei metade do programa mas não fiz uma única AL :tearsofjoy:
Química sem laboratório não faz sentido nenhum!! haha Por acaso tivemos sorte! No 10º e 11º raramente faziamos al's. No 12º, todas as aulas de laboratório são realmente aulas de laboratório, graças a deus! xD

• Like
Reactions: Caíssa and gui5000

gui5000

VIP & Fab
Matrícula
20 Agosto 2015
Curso
Eng. Biológica
Instituição
IST
Química sem laboratório não faz sentido nenhum!! haha Por acaso tivemos sorte! No 10º e 11º raramente faziamos al's. No 12º, todas as aulas de laboratório são realmente aulas de laboratório, graças a deus! xD
É por isso que o meu interesse pela disciplina vai diminuindo, é tudo teórico...

Rui Coelho

Membro
Matrícula
23 Junho 2015
No 12º ano, terei de selecionar duas disciplinas anuais que, de acordo com a oferta formativa da minha escola ,poderão ser: biologia, geologia, física, psicologia ou química (com menor probabilidade de abrir) - não excluindo outras opções que podem surgir...
Resta-me então escolher a "segunda" disciplina e gostaria de conhecer testemunhos de alunos que tenham tido alguma das opções restantes (que ambicionem o mesmo curso que eu ou não) para me ajudar a ter uma ideia do que será a disciplina.

Muito obrigada.
Olá
Eu de momento estou no 12º ano, escolhi como disciplinas opcionais Física e Psicologia, sendo que Psicologia foi por ter mesmo que ser.
Bem, relativamente a estas disciplinas, para quem vai para engenharia acho que é uma excelente opção escolher física, virá a ser muito útil.
Já relativamente a psicologia, eu estou contra a vontade e por isso não tenho grande opinião sobre a disciplina, acho que é bastante fraca e desnecessário, não gosto de todo e comecei a discordar dos seus princípios logo na primeira aula, contudo, é uma disciplina muito fácil, de momento tenho 19 e, até ao momento, não estudei para qualquer teste.
Em suma, baseando-me na minha experiência, tenho a dizer que Física e Psicologia são fácil sendo que tenho 20 e 19, respetivamente, contudo, aconselho-te a ver os conteúdos leccionados e ver se, de facto, te dizem alguma coisa e te suscitam interesse que é o mais importante nestas disciplinas opcionais de décimo segundo
Se precisares de alguma informação relativamente a estas duas disciplinas está à vontade para questionar, responderei com todo o gosto!

• Like
Reactions: Caíssa

Ana Sousa

Membro
Matrícula
26 Abril 2015
Curso
Fisioterapia
Instituição
ESS P.Porto

Muito obrigada.
Olá. Tendo em conta que Química não vai abrir, optaria por psicologia porque tem muitas coisas parecidas com biologia e pode ser uma mais valia para a parte pessoal de Medicina. Até porque no curso de Medicina, pelo menos no Porto têm uma cadeira de psicologia.

• Like

Marcelo Romão

Membro Caloiro
Matrícula
13 Maio 2016
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
Universidade do Algarve - UAlg

Muito obrigada.
Olá, vou falar por experiência própria. Estou no 1º ano de Ciências Biomédicas na Universidade do Algarve. Um curso que aparentemente tem muita biologia e alguma química. No 12º ano decidi optar por essas mesmas disciplinas. E até hoje não me arrependo nada! As bases que adquires no 12º em Química e Biologia são uma mais valia para alunos que pretendem seguir a área das ciências, como o meu caso. Não te consigo esclarecer em relação às outras opções (Física, Psicologia,...) porque não tenho conhecimento do programa das disciplinas, mas posso-te dizer que Química é muito parecido com o que já deste no 10º e 11º. Por isso, será efetivamente mais fácil conseguires boa nota. Eu acabei com 17 a Química e 20 a Biologia por serem áreas que me despertam mesmo o interesse, e se és como eu, arrisca! Boa sorte para o teu futuro e espero que consigas entrar em Medicina :) Cumprimentos

• Like

Mara Isabel

Membro Caloiro
Matrícula
13 Maio 2016
Olá!!! Se estiveres com uma média muito confortável para o curso que queres escolhe as disciplinas que mais gostas e que mais têm haver com o teu curso... Caso precises de subir a média escolhe aquelas que te poderão ajudar nesse aspeto :grinning: Estou no 12º ano em CT e estou em química (porque adoro) e em API (para subir a média) e não me arrependo nada!!! :relieved: Boa sorte :grin:

• Like

Luis C.

Membro Caloiro
Matrícula
30 Abril 2016
Boa tarde,

Estou neste momento a terminar o 11º ano (Ciências e Tecnologias) e planeio seguir Engenharia Industrial e Gestão na FEUP (Mestrado Integrado).
Para o 12º ano, estou a pensar em escolher Aplicações Informáticas B e Física ou Química como opcionais.
Atendendo ao curso que planeio seguir na universidade, qual destas 2 disciplinas consideram que me pode ser mais vantajosa para o futuro e porquê?

Obrigado!

• Like

imanx

Membro
Matrícula
3 Janeiro 2016
Curso
Medicina
Instituição
Universidade dos Açores
Boa tarde,

Estou neste momento a terminar o 11º ano (Ciências e Tecnologias) e planeio seguir Engenharia Industrial e Gestão na FEUP (Mestrado Integrado).
Para o 12º ano, estou a pensar em escolher Aplicações Informáticas B e Física ou Química como opcionais.
Atendendo ao curso que planeio seguir na universidade, qual destas 2 disciplinas consideram que me pode ser mais vantajosa para o futuro e porquê?

Obrigado!
Olá :)
Não sei se já reparaste, mas Engenharia Industrial e Gestão tem um plano de estudos muito parecido ao de Engenharia Mecânica. Em ambas tens componentes de Física bastante fortes. No teu caso, aconselhava que escolhesses Fisíca, uma vez que ao longo do 12° abordarás temas como a Mecânica de Particulas, de Fluídos, Eletricidade e Magnetismo, entre outros tópicos, que poderão dar-te algumas bases para futuras cadeiras que venhas a ter.

Matrícula
8 Maio 2016
Instituição
Universidade Lusófona de Lisbo
Eu escolhi "Geometria Descritiva A" e "Física e Química A" e não estou nada arrependido. GD é uma disciplina muito prática

• Like

Andreia Sofia

Membro Caloiro
Matrícula
3 Janeiro 2016
Antes de mais nada, boa noite ☺
Estou com a mesma dúvida mas estou a pensar ir para Ciência Biomédicas Laboratoriais, em vez de Medicina.

Tenho toda a certeza que vou escolher biologia como primeira opção, mas estou indecisa entre Inglês e Química como segunda opção.
Alguem tem inglês, que me saiba dizer qual é o programa?
Tambem me despertou agora a curiosidade para a psicologia, pelo que li nos comentários.
Alguém pode ajudar, para saber qual a disciplina mais interessante e mais "fácil" para subir a média?
Obrigada

• Like

CarolinaJS

Membro Veterano
Matrícula
6 Maio 2016
Curso
Imagem Médica e Radioterapia
Instituição
Escola Superior de Saúde - IPP
Bom dia,
Estou no 11ano em CT e preciso pensar nas disciplinas para o 12ano...
Para a fac, vou optar entre engenharia química e enfermagem. Que disciplinas aconselham?
Se alguem me pudesse falar do programa de Biologia, Química e psicologia ficava muito agradecida :)

• Like