Que disciplinas opcionais escolher no 12º ano de Ciências e Tecnologias?

Não te preocupes em ter disciplinas úteis para o ensino superior, pois não é necessário. Escolhe as disciplinas que sintas serem aquelas onde podes retirar uma nota mais alta, para melhorares a média. Se te sentes confortável com biologia e química, avança, mas se vires que na tua escola se obtêm melhores resultados noutras disciplinas (inglês ou aplicações informáticas, por exemplo) escolhe essas. Tudo depende dos teus gostos e aptidões. Há quem seja muito bom em FQ e escolhe a combinação de física e de química no 12º ano, para garantir a melhor média possível no final do ano. No entanto, para outros essa combinação de disciplinas seria impensável e daria muito mau resultado. Vê o que te motiva e onde podes obter melhores resultados.

• Like
Reactions: danivlnt

Boa tarde!
Tenho que escolher as disciplinas de 12 rapidamente e ainda não sei o que escolher.
pretendo seguir um curso de matemática na universidade.
no 12 estou a pensar escolher Química e economia C ou Aplicações informáticas B, mas como há cursos de matemática que estão mais ligados com a economia e outros com a informática não sei qual escolher. Qual será a mais interessante? E a mais fácil?

Obrigado

Boa tarde!
Tenho que escolher as disciplinas de 12 rapidamente e ainda não sei o que escolher.
pretendo seguir um curso de matemática na universidade.
no 12 estou a pensar escolher Química e economia C ou Aplicações informáticas B, mas como há cursos de matemática que estão mais ligados com a economia e outros com a informática não sei qual escolher. Qual será a mais interessante? E a mais fácil?

Obrigado

As "bases" que dão para o Ensino Superior não serão muito relevantes, escolhe o que gostares mais/o que achares que te safas melhor à partida.

As "bases" que dão para o Ensino Superior não serão muito relevantes, escolhe o que gostares mais/o que achares que te safas melhor à partida.
Obrigado pelo teu esclarecimento, acabei por optar por Química e Economia C, porque pereceu-me uma disciplina em que se aprende temas da atualidade é que contribuem para a cultura geral. E ainda, pelo menos na minha escola, dizem que os alunos de Aplicações informáticas estão sempre cheios de trabalhos para fazer e que isso acaba por roubar tempo às outras disciplinas.

Olá!
Estou no 11 de Ciências e Tecnologias, e estou indecisa na escolha das disciplinas opcionais para o 12 ano. Biologia vou escolher porque gosto da disciplina, mas a indecisão é em relação à segunda: Química, Inglês ou Psicologia B. O que acham que seria mais acessível e permitisse aumentar a média? Inglês estou em dúvida porque não tenho muito jeito, provavelmente não me permite aumentar a média.
Gostaria que alguém que já tivesse tido essas disciplinas falasse um pouco sobre elas. Obrigada!

É possível seguir medicina sem escolher Biologia no 12ºano?
Claro que sim!
Não há nenhum "pré requisito" para as cadeiras opcionais 😂 😂
Tenho alguns colegas que não tiveram biologia no 12º e tiveram bom desempenho na mesma na faculdade.
Escolhe o que gostares e o que te poderá subir a média!

• Like
Reactions: Diogo Manuel

Claro que sim!
Não há nenhum "pré requisito" para as cadeiras opcionais 😂 😂
Tenho alguns colegas que não tiveram biologia no 12º e tiveram bom desempenho na mesma na faculdade.
Escolhe o que gostares e o que te poderá subir a média!
Obrigado, é mais por questões de média porque as minhas notas do 10 ano baixam-me a média.

Olá. A minha escola abre os conjuntos Biologia/psicologia, Fisica/ApI e Quimica/psicologia.
Quais são os melhores pra subir a média com menos tempo dedicado?

Olá. A minha escola abre os conjuntos Biologia/psicologia, Fisica/ApI e Quimica/psicologia.
Quais são os melhores pra subir a média com menos tempo dedicado?
Olá!! 😄
Eu acabei agora o 12º ano e das opcionais escolhi Biologia e ApI. Sei que não é nenhum dos conjuntos disponíveis na tua escola, mas posso-te dar feedback das disciplinas!
Primeiramente, eu escolhi ApI, pois abria todos os anos na minha escola e as notas eram super altas. Além disso, pelo que fui falando com os outros alunos, era uma disciplina em que não tinhas que trabalhar assim muito para conseguires ter 20 e só tínhamos 1 teste durante todo o ano (não sei se é assim nas outras escolas...), o que era mesmo muito bom. O que nós fizemos ao longo do ano foi aprender um pouco de programação (1º período) e Photoshop (2º período).
Decidi escolher Biologia, porque era (e continua a ser ahahaha) uma disciplina que me cativa imenso e muitas pessoas da minha turma também a iriam escolher, porque já sabíamos que a professora iria ser a nossa d.t até então :) Penso que já não abria na minha escola há bastante tempo, portanto não tinha noção de como ia ser, mas posso-te dizer que adorei e que não foi nada muito puxado!! Abordamos a reprodução humana, genética e imunidade, temas que eu considerei mesmo interessantes!
Não te consigo dizer nada das outras disciplinas, mas o que te aconselho é que tentes falar com os antigos alunos de 12º da tua escola e perceber qual será a melhor opção, tendo sempre em conta os teus gostos pessoais e as tuas dificuldades ☺
Boa sorte para o 12º ano e aproveita (é o melhor ano!!!)

• Like
Reactions: Bremer Pereira

Olá, eu escolhi biologia e quimica como disciplinas do 12 ano, pois gostava de seguir medicina no ensino superior, no entanto, as matérias abordadas em quimica não me satisfazem e penso não serem essenciais para o curso. Qual disciplina me aconselham a mudar de modo a aumentar a minha média?
Ouvi dizer que psicologia, para além de ser mais fácil também se abordavam assuntos como o cérebro e o comportamento humano (assuntos que me fascinam), em relação ao inglês, prefiro não escolher pois tenho aulas desta lingua numa escola de inglês.
O que me aconselham a fazer?
Quimica é essencial para um curso superior ligado á saúde? Se não, qual disciplina vocês aconselhariam?
Dá para alterar a opção escolhida? Se sim quando é que se pode prosseguir de modo a fazer a alteração?

Como podem observar, estou bastante confusa 😁😂

Olá, eu escolhi biologia e quimica como disciplinas do 12 ano, pois gostava de seguir medicina no ensino superior, no entanto, as matérias abordadas em quimica não me satisfazem e penso não serem essenciais para o curso. Qual disciplina me aconselham a mudar de modo a aumentar a minha média?
Ouvi dizer que psicologia, para além de ser mais fácil também se abordavam assuntos como o cérebro e o comportamento humano (assuntos que me fascinam), em relação ao inglês, prefiro não escolher pois tenho aulas desta lingua numa escola de inglês.
O que me aconselham a fazer?
Quimica é essencial para um curso superior ligado á saúde? Se não, qual disciplina vocês aconselhariam?
Dá para alterar a opção escolhida? Se sim quando é que se pode prosseguir de modo a fazer a alteração?

Como podem observar, estou bastante confusa 😁😂
Não tive química e fiz as cadeiras na mesma, é quase indiferente. 😛
Sim, psicologia costuma ser boa para subir a média. E entretanto na faculdade até falei de grande parte das coisas que abordámos no 12º ano, o que deu uma pequena ajuda.

De qualquer forma, independentemente das disciplinas que escolheres, não é por isso que vais ter mais dificuldades a fazer o curso. Escolhe aquilo que achas que te vai subir a média e/ou que te interesse.

• Fabulous
Reactions: Susana<3

Não tive química e fiz as cadeiras na mesma, é quase indiferente. 😛
Sim, psicologia costuma ser boa para subir a média. E entretanto na faculdade até falei de grande parte das coisas que abordámos no 12º ano, o que deu uma pequena ajuda.

De qualquer forma, independentemente das disciplinas que escolheres, não é por isso que vais ter mais dificuldades a fazer o curso. Escolhe aquilo que achas que te vai subir a média e/ou que te interesse.
Tiveste psicologia no 12 ano?

Tive Química e quase que ardi a Química Orgânica, se não tivesse dado o litro não era a Química de 12º que me salvava 😅
Anyway, tive Biologia e Química e adorei ambas, super aconselho a quem gostar também!

• Haha

O que achaste da disciplina?😊
Post automatically merged:

Tive Química e quase que ardi a Química Orgânica, se não tivesse dado o litro não era a Química de 12º que me salvava 😅
Anyway, tive Biologia e Química e adorei ambas, super aconselho a quem gostar também!
Achaste que ajudou de algum modo no curso que escolheste?

O que achaste da disciplina?😊
Relativamente aos temas abordados, achei bastante simples e interessantes. Também adorava as aulas e o prof, muito fixes.
A única coisa que não me agradava muito eram os testes. Senti que eram muito à base de decorar e chapar lá, mas pronto, faz-se bem na mesma e não quer dizer que seja igual na tua escola. 😊

• Like

Achaste que ajudou de algum modo no curso que escolheste?

Não entendi se te referias a ter me ajudado no meu curso ou a ter ajudado a escolher este curso. Respondo às duas xD
No meu curso ajudou só um bocado porque andei a boiar menos nas primeiras aulas comparado a alguns colegas, mas sempre gostei de química também por isso sou suspeito. Quanto à escolha do curso não creio que tenha influenciado, esta até era a minha 2ª opção.

• Fabulous

Bom dia,
esta pergunta é capaz de ser um pouco estúpida mas para entrar no curso de psicologia é obrigatório ter disciplina de psicologia no 12º ano?