Que disciplinas opcionais escolher no 12º ano de Ciências e Tecnologias?

Pessoal, estou em Humanidades e para o ano terei de escolher duas opcionais. Se alguém me pudesse falar de Psicologia e Sociologia, ficaria muito agradecido. Sociologia será mais complicado haver alguém que possa falar.. :P

• Like
Reactions: Caíssa
Pessoal, estou em Humanidades e para o ano terei de escolher duas opcionais. Se alguém me pudesse falar de Psicologia e Sociologia, ficaria muito agradecido. Sociologia será mais complicado haver alguém que possa falar.. :p
Boas :) Só posso falar de Psicologia, que foi o que tive. Para mim tratou de assuntos bastante interessantes, como o cérebro e comportamento (interessava-me especialmente na altura), e é principalmente bom se fores alguem que gosta de decorar, ao invés de fazer muitos exercícios.

No último dia de aulas já fiz a minha escolha. Escolhi biologia e química, espero não me vir a arrepender :)

Bom dia,
Estou no 11ano em CT e preciso pensar nas disciplinas para o 12ano...
Para a fac, vou optar entre engenharia química e enfermagem. Que disciplinas aconselham?
Se alguem me pudesse falar do programa de Biologia, Química e psicologia ficava muito agradecida :)
Já devo estar um pouco atrasado... Tive Biologia e Química, por isso posso falar com mais segurança sobre estas disciplinas; só posso falar de Psicologia em "segunda mão", porque tive amigos meus lá.

Digo-te desde já que 20 é possível (e usual) em qualquer uma das disciplinas, que os professores tendem a não puxarem muito pelos alunos porque, além de não haver exames para essas disciplinas, eles sabem que nós estamos mais preocupados com Matemática e Português, e que são disciplinas muito à base de trabalhos e projetos, não tanto de testes.

Se fores para Biologia, começas com Reprodução (prepara-te para umas certas piadas na aula :tearsofjoy:), Controlo Hormonal, Fecundação e Métodos Contracetivos, sendo grande parte da matéria relacionada com o que deste no nono ano sobre o Sistema Reprodutor e com o que deste no décimo primeiro ano sobre a Meiose; continuas com a Transmissão de Características Hereditárias e a Hereditariedade, mas de uma forma mais profunda do que a que deste anteriormente e com casos teórico-práticos, o que torna numa matéria muito interessante; passas para a Regulação do Material Genético, ou seja, como os organismos regulam a Síntese Proteíca; e continuas para as Mutações; finalmente, passas para a Imunidade e Controlo de Doenças, em que aprendes matéria nova: defesas específicas e não específicas, Sistema Imunológico, etc.. Há também uma matéria que deste no oitavo ano - a Gestão dos Recursos Naturais -, que por se no final do ano, já quase não há tempo.

Se fores para Química, começas por voltar a falar da Tabela Periódica e dás os metais de transição; continuas com a Corrosão e Oxidação-Redução, que já deste no décimo primeiro ano, e uma matéria nova - Pilhas; passas brevemente pela Catálise; e acabas com Química Orgânica, que é súper fácil (nomear compostos orgânicos, inferir a geometria de um composto, etc.). Claro que ficou grande parte da matéria por dar, mas como não há exame, a minha professora decidiu aprofundar o que poderás apanhar na Universidade, e por isso deixou de parte os Polímeros.

Se fores para Psicologia, sei que há uma primeira parte mais Biológica (Sistema Nervoso), mas acho que o resto é mais para a Psicologia Sociocultural.

Desculpa pelo post longo. Tens aqui uma imagem de uma batata: http://www.dicasnutricao.com.br/wp-content/uploads/2015/06/beneficios-da-batata.jpg

Já devo estar um pouco atrasado... Tive Biologia e Química, por isso posso falar com mais segurança sobre estas disciplinas; só posso falar de Psicologia em "segunda mão", porque tive amigos meus lá.

Digo-te desde já que 20 é possível (e usual) em qualquer uma das disciplinas, que os professores tendem a não puxarem muito pelos alunos porque, além de não haver exames para essas disciplinas, eles sabem que nós estamos mais preocupados com Matemática e Português, e que são disciplinas muito à base de trabalhos e projetos, não tanto de testes.

Se fores para Biologia, começas com Reprodução (prepara-te para umas certas piadas na aula :tearsofjoy:), Controlo Hormonal, Fecundação e Métodos Contracetivos, sendo grande parte da matéria relacionada com o que deste no nono ano sobre o Sistema Reprodutor e com o que deste no décimo primeiro ano sobre a Meiose; continuas com a Transmissão de Características Hereditárias e a Hereditariedade, mas de uma forma mais profunda do que a que deste anteriormente e com casos teórico-práticos, o que torna numa matéria muito interessante; passas para a Regulação do Material Genético, ou seja, como os organismos regulam a Síntese Proteíca; e continuas para as Mutações; finalmente, passas para a Imunidade e Controlo de Doenças, em que aprendes matéria nova: defesas específicas e não específicas, Sistema Imunológico, etc.. Há também uma matéria que deste no oitavo ano - a Gestão dos Recursos Naturais -, que por se no final do ano, já quase não há tempo.

Se fores para Química, começas por voltar a falar da Tabela Periódica e dás os metais de transição; continuas com a Corrosão e Oxidação-Redução, que já deste no décimo primeiro ano, e uma matéria nova - Pilhas; passas brevemente pela Catálise; e acabas com Química Orgânica, que é súper fácil (nomear compostos orgânicos, inferir a geometria de um composto, etc.). Claro que ficou grande parte da matéria por dar, mas como não há exame, a minha professora decidiu aprofundar o que poderás apanhar na Universidade, e por isso deixou de parte os Polímeros.

Se fores para Psicologia, sei que há uma primeira parte mais Biológica (Sistema Nervoso), mas acho que o resto é mais para a Psicologia Sociocultural.

Desculpa pelo post longo. Tens aqui uma imagem de uma batata: http://www.dicasnutricao.com.br/wp-content/uploads/2015/06/beneficios-da-batata.jpg

Escolhi Biologia e Química.. Vamos ver xD
Muito obrigado pelo testemunho :)

Esse final... wtf?!! :tearsofjoy::tearsofjoy::tearsofjoy:

Por acaso não vens atrasado, pois só posso fazer a minha escolha em relação as opções no dia 13 :) Obrigado pelo testemunho pois estava completamente alheia aos programas... Se falas em piadinhas na sala, já estou a ver que com a minha turma vão ser imensas(temos jeito para mandar piadas sobre a coisa mais esquisita que exista). Mais uma vez obrigada, tenho de ver muito bem, falar com alguns profs para me ajudarem em relação as opções e relacionado com aquilo que quero seguir :)
Esse fim foi genial :)

• Like
Reactions: Nerd

9gagger found :tearsofjoy:

• Like
Reactions: Nerd
Olá eu matriculei-me em Física e Química para o ano, podiam falar-me dos programas de ambas as disciplinas? :)

Olá eu matriculei-me em Física e Química para o ano, podiam falar-me dos programas de ambas as disciplinas? :)
Física é muito interessante mas o programa é tal como o de química muito longo e por isso alguns professores (pelo menos os meus assim o fizeram) seleccionam os conteúdos que abordam. Quanto a química é, no mínimo, aborrecida mas também não tive muita sorte com a professora que me calhou.

O que se segue é um relato do que eu fiz; como já foi mencionado, os manuais foram feitos para quando as disciplinas eram 7 horas semanais, pelo que os professores é que escolhem o que querem dar.

Em Química, comecei pela Tabela Periódica e suas propriedades, em especial aplicadas aos metais de transição. Depois falei de reações de oxidação-redução e pilhas. Se não me engano, a seguir vieram os iões complexos. De seguida, abordei as reações ácido-base e as soluções tampão. Falei da ligação química, tanto intra como intermolecular, polaridade, geometria, essas coisas. Depois foi Química Orgânica, nomenclatura de compostos e acabei com os polímeros e vidro.

Em Física, comecei por uma revisão da Mecânica Clássica que já aprendeste, introduzido novas notações (vetores, vetores everywhere) e noções como as componentes da aceleração. Depois veio o Eletromagnetismo e circuitos elétricos, onde aprofundas muito mais a eletricidade e o magnetismo (o que está no programa de 11º é uma lástima), falando, por exemplo, da força de Lorentz. Acabei com Física moderna, que aborda a relatividade e o decaimento radioactivo.

Devo dizer que a única coisa que não gostei destas disciplinas foi a matéria da ligação química e os polímeros também não tiveram muita piada. De resto gostei imenso!

Olá pessoal!! Concluí o 12º neste ano letivo. Estive a ler alguns posts e na generalidade o melhor que podem fazer é perguntarem a pessoal da vossa escola que acabou este ano o 12º ano e exporem as vossas dúvidas porque de escola para escola e até mesmo de turma para turma, se o prof da disciplina for diferente, a experiência muda!

Por exemplo, na minha escola abre quase sempre física mas toda a gente sabe quem o prof que fica com a turma (é um prof que foi o meu de fq no 10º e 11º, cujo ensino é uma lástima, mas também não o posso culpar inteiramente porque o senhor sofreu um acidente muito grave há uns anos e a partir daí ficou psicologicamente desregulado) e aconselho sempre o pessoal a não ir para física, não é pelos conteúdos, mas sim pelo ensino e no reflexo negativo que isso vai ter nas médias.. Baseiem-se mais naquilo que vos vai ajudar a subir a média... A maioria das pessoas do meu ano que foram para física, mesmo ótimos alunos, tiraram notas bem baixas para aquilo que eram as médias deles.. Saiu-lhes o tiro pela culatra quando pensavam que iam subir a média no 12º (o que é normal acontecer, menos disciplinas, mais tempo para estudar...). Por outro lado, acredito que nas vossas escolas o cenário seja diferente e os profs de física possam ser bem melhores, e seja mesmo aí onde conseguem subir a média.. Conversem com pessoal que teve nas opções em que vocês estão interessados.

Falando do meu caso, entrei naquilo que escolhi: biologia e inglês. A biologia sabia que me ia calhar um professor razoável e também tinha mesmo de ser opção porque acho o programa super interessante, é onde se consegue aprender mais sobre o corpo humano durante o secundário inteiro (para quem gosta da área da saúde, aconselho). Inglês é que acabou por ser um pouco chato, porque escolhi pelo facto de gostar da disciplina e ter acabado com 20 no 11º e 10º... no entanto, a prof de 12º era bem mais exigente e fazia uns testes um bcd complicados.. acabei com 19 mesmo à rasquinha.

Na minha escola, aquilo que mais aconselho a quem me pergunta, da área de ciências, é biologia e aplicações informáticas. Aplicações, pelo menos na minha escola, é super fácil, não fazem lá mt, o prof é um baldas e no fim do período chovem 20s e 19s.. Metade da minha turma tinha biologia e psicologia.. Para eles, psicologia também não coincidiu com as expetativas pq foi uma disciplina demasiado pesada para a disciplina de opção que era.. Eram 2 testes por período sem exceção, trabalhos orais (só por aí é que davam a matéria, sim os alunos, a prof não mexia palha nenhuma) e um portefólio que tinham de apresentar no fim do período com pesquisas e investigações sobre isto e aquilo na área.. Enquanto que noutras disciplinas de opção, o pessoal não faz quase nada, tem bem mais tempo para estudar para as disciplinas prioritárias (português e matemática) e até chegam a acabar o período com mais nota e menos esforço.
Isto é a minha experiência e a de colegas meus mas, como disse, na vossa escola, pode ser completamente diferente.. E não comecem a stressar com o facto de precisarem da disciplina, por ter conteúdos parecidos, para a universidade (por ex. amigos meus que querem engenharia foram para física no 12º, mas não lhes valeu de nada pq só lhes baixou a média e de dois livros para dar, o prof só deu metade do primeiro). O que têm a aprender na universidade, lá aprenderão. Vejam as disciplinas de opção mais como uma ajuda para subir a média e não vos dar lá muito trabalho.

:blush::kissingheart:

• Like
Reactions: Gabriela
Olá a todos :)
estou neste momento no 11º ano e com o fim a aproximar-se, chegam também algumas decisões importantes, sendo uma delas as disciplinas a escolher no 12º ano.
Tenho a certeza que quero Aplicações Informáticas mas, quanto à segunda disciplina, estou indecisa principalmente entre física e química.

Queria salientar algumas coisas:
- ainda não sei bem o que quero seguir no ensino superior, por isso não vou escolher a que me vá dar mais jeito na universidade (e segundo li por aqui, estas disciplinas nem sempre são imprescindíveis para a universidade);
- neste momento encontro-me mais ou menos na mesma situação tanto em física como em química, por isso não posso escolher aquela em que me saio melhor.​

Pedia por favor que alunos que frequentaram alguma destas disciplinas (se tiverem frequentado as duas ainda melhor! :p) que me transmitissem informações que achem pertinentes, por exemplo, as coisas boas e más de ambas, se gostaram, o grau de dificuldade (comparado com FQ A, especialmente), se as matérias foram minimamente interessantes, a nota que tiveram (se não for pedir muito, só ara ter uma ideia), etc.

Muito obrigada desde já!
Olá!
Só me poderei pronunciar sobre Química, contudo espera por outros testemunhos para poderes retirar as tuas conclusões.
Informações que penso serem pertinentes:
Os manuais excedem largamente o programa por isso fica um pouco à consideração do prof as matérias a abordar.
Relativamente a FQ A aprofundas muito os equilíbrios (em diferentes contextos), química orgânica, metais, redox...e depois tens cap novos como o dos polímeros p ex. No geral penso serem cap bastante interessantes. Oxalá tivesse mais tempo para os abordar...
Pontos positivos: fazes mais Al's e consequentemente ficas com uma maior destreza a trabalhar no lab.
Pontos negativos: existe muito trabalho de investigação e no meu caso o meu prof não facilita muito daí nem sempre ser fácil acompanhar toda a teórica ao mesmo tempo das práticas.
Ainda assim voltava sem dúvida a fazer a mesma escolha. Estou com 20 à disciplina.

• Like
Reactions: Gonçalo.alex9
Olá a todos :)
estou neste momento no 11º ano e com o fim a aproximar-se, chegam também algumas decisões importantes, sendo uma delas as disciplinas a escolher no 12º ano.
Tenho a certeza que quero Aplicações Informáticas mas, quanto à segunda disciplina, estou indecisa principalmente entre física e química.

Queria salientar algumas coisas:
- ainda não sei bem o que quero seguir no ensino superior, por isso não vou escolher a que me vá dar mais jeito na universidade (e segundo li por aqui, estas disciplinas nem sempre são imprescindíveis para a universidade);
- neste momento encontro-me mais ou menos na mesma situação tanto em física como em química, por isso não posso escolher aquela em que me saio melhor.​

Pedia por favor que alunos que frequentaram alguma destas disciplinas (se tiverem frequentado as duas ainda melhor! :p) que me transmitissem informações que achem pertinentes, por exemplo, as coisas boas e más de ambas, se gostaram, o grau de dificuldade (comparado com FQ A, especialmente), se as matérias foram minimamente interessantes, a nota que tiveram (se não for pedir muito, só ara ter uma ideia), etc.

Muito obrigada desde já!
Olá!
Sou, atualmente, estudante do 12° com Física e Aplicações informáticas, posso dizer-te que são ambas muito giras e aprendes bases que te poderam dar jeito no ensino superior :)
Em física, dás de tudo um pouco, movimentos de partículas, pêndulos, colisões, campo eléctrico, até teoria da relatividade podes dar!
Em relação às notas, não te preocupes, se tiveres a matéria de física sempre em dia é muito fácil, eu falo por mim, terminei FQ com 17 e neste momento tenho média de 19,5 a Física! :)
Falando de API, é aquela disciplina que só com trabalho em sala de aula permite-te ter 20 ;)
Boa sorte e boas escolhas!

• Like
Reactions: Alterado
Olá,

Gostaria de saber quais são as disciplinas mais adequadas para escolher no 12º ano se eu quiser seguir o curso de Engenharia Mecânica (no 10º ano escolhi Geometria Descritiva e Física e Química).
A minha escola não tem muitas disciplinas, mas tem as básicas, como Inglês. Psicologia, Física, Química, Ciência Política etc.

Estou indeciso entre 3 disciplinas:
- Inglês (a minha melhor disciplina, vou fazer o exame CAE brevemente fora da escola),
- Física
- Química

Para o meu curso, é mais importante Física ou Química?
Devo escolher Inglês + uma das outras disciplinas para subir a média facilmente, ou devo escolher Física + Química e ignorar o Inglês?

Obrigado e desculpem se eu postei isto no sítio errado :P

acho que é relativamente claro que Física é mais útil para Engenharia Mecânica do que Química. quanto à média, não te sei dizer - mas também dependerá se estás mais em apuros ou se estás mais confortável :)

Boa tarde!
Não sou aluna de CT, no entanto, alguém me poderia esclarecer acerca das disciplinas de Economia C, Geografia C e Sociologia?
Muito obrigada :)

Olá,

Gostaria de saber quais são as disciplinas mais adequadas para escolher no 12º ano se eu quiser seguir o curso de Engenharia Mecânica (no 10º ano escolhi Geometria Descritiva e Física e Química).
A minha escola não tem muitas disciplinas, mas tem as básicas, como Inglês. Psicologia, Física, Química, Ciência Política etc.

Estou indeciso entre 3 disciplinas:
- Inglês (a minha melhor disciplina, vou fazer o exame CAE brevemente fora da escola),
- Física
- Química

Para o meu curso, é mais importante Física ou Química?
Devo escolher Inglês + uma das outras disciplinas para subir a média facilmente, ou devo escolher Física + Química e ignorar o Inglês?

Obrigado e desculpem se eu postei isto no sítio errado :p
Para Engenharia Mecânica posso te dizer que em Física de 12° ganhas muitas bases para futuras cadeiras da faculdade, nomeadamente Mecânica de Fluídos para além das restantes de Física ;)
Na minha ótica, Química era melhor porque para além de te dar mais bases que inglês, ajuda-te a não perderes o raciocínio caso queiras repetir o exame de FQ. Contudo, a escolha é tua, boa sorte!

Olá!
Sei que já devem estar fartos de falar disto aqui mas eu estou mesmo indecisa (sorry).
Estou no 11º ano de CT e, apesar de não saber ao certo o curso que quero, sempre quis algo relacionado com a área da saúde (enfermagem, fisiologia clínica, fisioterapia, etc...)
Como 1ª opção no 12ºano já tenho, definitivamente, biologia, não só porque é uma disciplina que eu adoro como também é necessária neste tipo de cursos. Agora eu estou bastante indecisa, na 2ª opção, entre escolher química ou inglês. Inglês é a minha melhor disciplina (sendo que tenho 19) e acho que iria subir imenso a minha média, mas tenho medo de me arrepender de não escolher química (apesar de não ser a minha melhor disciplina e de estar bastante insegura com a escolha), pois sei que estes cursos têm algumas cadeiras de química e tenho medo de perder algumas bases que possam vir a ser necessárias.
Alguém que já passou por uma situação parecida ou que tenha uma ideia de qual é a melhor opção que me possa dar uma ajudinha?
Desculpem pelo texto e obrigada desde já.

Olá!
Sei que já devem estar fartos de falar disto aqui mas eu estou mesmo indecisa (sorry).
Estou no 11º ano de CT e, apesar de não saber ao certo o curso que quero, sempre quis algo relacionado com a área da saúde (enfermagem, fisiologia clínica, fisioterapia, etc...)
Como 1ª opção no 12ºano já tenho, definitivamente, biologia, não só porque é uma disciplina que eu adoro como também é necessária neste tipo de cursos. Agora eu estou bastante indecisa, na 2ª opção, entre escolher química ou inglês. Inglês é a minha melhor disciplina (sendo que tenho 19) e acho que iria subir imenso a minha média, mas tenho medo de me arrepender de não escolher química (apesar de não ser a minha melhor disciplina e de estar bastante insegura com a escolha), pois sei que estes cursos têm algumas cadeiras de química e tenho medo de perder algumas bases que possam vir a ser necessárias.
Alguém que já passou por uma situação parecida ou que tenha uma ideia de qual é a melhor opção que me possa dar uma ajudinha?
Desculpem pelo texto e obrigada desde já.

Escolhe o que mais gostes ou o que achas que te vai subir a média, pelo que sei na Universidade eles partem do princípio que não tens as bases das opcionais de 12º (claro que sempre ajudar tê-las)

• Like
Reactions: Nerd and XBrunaX