Que disciplinas opcionais escolher no 12º ano de Línguas e Humanidades?

Obrigada!!! Só uma pergunta, qual foi mais ou menos a média da tua turma em geografia c?
Post automatically merged:

Obrigada pela resposta!!
Não foi tão alta quanto Psicologia, mas porque a minha prof é um bocado mais exigente com os trabalhos. No entanto, a maioria da turma atinge facilmente 14-16 valores, excepto os alunos que não se esforçam nos trabalhos, n entregam, etc.

Olá! Eu tenho neste momento algumas perguntas acerca do que devo escolher no 12o ano. Estou decidido quanto a ciência política pois é algo que me poderá dar bases para a faculdade visto que quero relações internacionais. Quanto à 2a opção estou indeciso entre sociologia e geografia c. Alguém já estudou alguma destas? O que acharam? A minha preocupação com a média não é extremamente alta porque talvez vá ter uma média de entre 15 e 16. ( a geografia tiro sempre 17 se isso for útil para me ajudarem ) Obrigado!

Olá! Eu terminei este ano o ensino secundário e no 12º tive Psicologia e Sociologia, estas disciplinas ajudam imenso a subir a média! Terminei o ano com 18 a ambas as disciplinas. Sociologia está ligada a cultura geral e a assuntos do dia a dia, os assuntos são super fáceis Em relação a psicologia, exige mais um bocadinho de estudo, mas os assuntos são muito interessantes!

Olá! Eu vou agora para o 12º ano e estou muito indecisa entre psicologia e sociologia, será que me podem dar as vossas opiniões sobre estas duas disciplinas? Aplicações está fora de questão pois não me agrada nada mas ingles sei definitivamente que quero ter!! Obrigada!

Olá! Eu vou agora para o 12º ano e estou muito indecisa entre psicologia e sociologia, será que me podem dar as vossas opiniões sobre estas duas disciplinas? Aplicações está fora de questão pois não me agrada nada mas ingles sei definitivamente que quero ter!! Obrigada!

Olá :)
Sou aluna de licenciatura em sociologia na Flup. Vou agora para o segundo ano.
Muitas pessoas vêm para sociologia porque não entraram em psicologia ou criminologia. No meu caso sociologia era a minha primeira e segunda opção.
Caso queiras podes me contactar e tirar dúvidas que quiseres.

Beijinhos.

Ola , bem eu não tive sociologia mas tive geografia C . O programa de geografia C é bastante interessante , apela bastante em estares alerta ao mundo que te rodeia e sim é uma disciplina bastante interessante . Acho que devas escolher visto que tu dizes que tiras a geografia A 17 sim é bastante últil mas geografia A não tem muito a ver com geografia C mas sim ajudar-te bastante . Espero ter ajudado ! Qualquer dúvida diz-me
Pergunto-te isto a ti e aos outros, sou aluno de CT mas escolhi geografia.Fiz bem ou fiz mal ? A minha meta era um 18, mas será que tenho as bases para o ter? Estou com algum receio....

• Like
Reactions: Tattiana2001
resumidamente em psicologia estudas o cérebro, o comportamento da pessoa por si só.
Em sociologia estudar o comportamento de uma sociedade.
eu escolhi psicologia.
Boa sorte para este novo ano:kissingclosed:

Uhhh, isso é um resumo... demasiado resumido e um bocado errado. Ainda por cima também tens a parte da psicologia social
foi o resumo que me deram :coldsweat:
explain me pq eu já escolhi psicologia :coldsweat:

foi o resumo que me deram :coldsweat:
explain me pq eu já escolhi psicologia :coldsweat:
I mean, não estás muito longe, mas isso é um bocado ambíguo xD de qualquer maneira deixo aqui um post da @asofias que resume bem Psicologia:
Olá :)
Em Psicologia B começamos por falar um pouco de genética (como aquela que demos no 9º ano e as definições de mitose e de meiose, embora de forma muito simples mesmo), do cérebro, dos vários processos cognitivos (perceção, memória e aprendizagem), do conceito de inteligência e de várias teorias com ela relacionadas, das necessidades e da forma como se organizam, das relações precoces (ou seja, das relações que estabelecemos com os outros nas fases iniciais das nossas vidas e em como nos afetam) e das restantes relações interpessoais, das emoções e dos sentimentos, da motivação, da identidade, e depois dos grandes autores da história da Psicologia (Wundt, Freud, Watson e Piaget), sendo que normalmente costumam ser realizados trabalhos sobre este último tema.

Pergunto-te isto a ti e aos outros, sou aluno de CT mas escolhi geografia.Fiz bem ou fiz mal ? A minha meta era um 18, mas será que tenho as bases para o ter? Estou com algum receio....

a minha melhor amiga é de ciências e teve 20 a geo c ;) é super acessivel

• Like
Reactions: ArianaGrande
Alguém me pode fazer um resumo geral da matéria e dizer se vou ter que fazer muitos trabalhos e apresentações nas disciplinas de Geografia C, Inglês, Sociologia, Psicologia B e Economia C que são as disciplinas que provavelmente vão abrir na minha escola ?

Vou para o 12ºano em humanidades. Quando fui fazer a matrícula para o 12º ano já tinha decidido as disciplinas que queria, sociologia e geografia C, no entanto, na minha escola não abriu nenhuma das opções. Tentei mudar de escola mas já não havia vagas então só me restava ficar na minha escola com psicologia B, que tinha sido a minha 3 opção e, aplicações informática. Não sei se vou conseguir aumentar muita a média com estas duas disciplinas, já tenho ouvido dizer que aplicações informáticas é uma área mais fácil para os alunos de ciências.

Alguém pode ajudar-me?
Muito obrigada!

Boa tarde, estou no curso de Línguas e Humanidades e vou agora para o 12° ano. Tenho que escolher entre inglês ou geografia c e entre psicologia ou sociologia.
As que pensei em pôr foram inglês e sociologia.
Mas disseram que inglês tinha literatura e era difícil. Podem me dizer as vossas opiniões sobre cada uma?
P.s: sou boa a inglês.

Olá estou no curso de línguas e humanidades, na minha escola tenho como opções geografia c, economia c, psicologia, sociologia e inglês.
Quero seguir algo relacionado com arqueologia ou geografia por isso já decidi que vou escolher geografia c mas não consigo escolher a minha segunda opção.
Eu sou bom a inglês, porém odeio línguas e já me contaram que tem literatura, por isso já exclui essa opção.
Disseram-me que economia c tem aspetos parecidos com geografia como a globalização, mas eu também odeio matemática e economia é sempre matemática por isso também já exclui essa opção.
Resta-me sociologia e psicologia e eu não sei qual delas seria melhor para mim.
Acho que vou escolher a geografia c e sociologia pois sempre acho que tem mais a ver com a parte histórica que eu gosto do que a psicologia, mas ainda não me decidi completamente.
Gostava de saber quais disciplinas envolverão mais oralidade e apresentações porque ao contrário da maioria é algo que eu odeio, prefiro muito mais fazer um teste do que uma apresentação.
E por último o meu melhor amigo vai escolher geografia c e psicologia se a diferença entre sociologia e psicologia for pouca acham que deveria ir para psicologia só para ficar com ele mesmo que sociologia tenha um pouco a mais a ver com o que eu gosto ?
Se a diferença for muito grande eu escolho sociologia mas se for pequena eu posso considerar ir para psicologia só para ficar com ele, porque também já me disserem que as disciplinas anuais servem mais para subir a média e não necessariamente tem que estar relacionadas com o que vamos seguir, acho que não usaria psicologia num curso de arqueologia ou geografia e também não sei até que ponto usaria sociologia nesses cursos.

Última edição:
Olá @Giovanni Cardoso!
Eu não tive sociologia mas tive psicologia. Na minha escola era muito à base de apresentações em grupo: havia uma por período. Na maior parte dos casos ajudava os alunos a subir a média da disciplina mas no meu não. Prefiro fazer testes tal como tu mas no final do ano acabei por ter a nota que merecia e que demonstrava aquilo que eu sabia nos testes. Sei que os métodos dependem de professor para professor. O ideal seria informares-te junto de algum aluno que tenha tido essas disciplinas para te poder dizer qual o método do professor (se for o mesmo). Contudo, normalmente só há duas disciplinas que abrem num mesmo ano. Ou seja, se abrir geografia só pode abrir mais outra, psicologia OU sociologia, por exemplo. Tudo depende do número de alunos que escolher essas disciplinas. Eu não sou a melhor pessoa para te explicar a diferença entre elas, sendo assim aconselho-te a pesquisar no fórum tópicos que tratem dessas duas disciplinas. Posso dizer-te que psicologia é interessante e faz-se relativamente bem se estudares e tiveres interesse. Há imensa coisa do nosso dia a dia que é explicada nas aulas de psicologia e eu gostei muito dessa vertente (há coisas muito curiosas), mas se optares por sociologia também deves ficar muito bem servido! Parece-me uma disciplina muito interessante e em qualquer uma delas és capaz de ter boa nota se trabalhares e te empenhares.
P.S:. Relembro-te novamente para ires aos tópicos dessas disciplinas procurar mais informação.

• Like
Reactions: Bremer Pereira
Eu vou para o 12 ano e não sei de todo que disciplinas escolher, queria aumentar a média e então escolher as mais fáceis. Na minha escola a oferta é de geografia c, sociologia, aplicações informáticas, psicologia b e línguas estrangeiras. Alguém me pode dar uma opinião?

Eu vou para o 12 ano e não sei de todo que disciplinas escolher, queria aumentar a média e então escolher as mais fáceis. Na minha escola a oferta é de geografia c, sociologia, aplicações informáticas, psicologia b e línguas estrangeiras. Alguém me pode dar uma opinião?
Fiz Psicologia B e Geografia C com 20 e 19, respectivamente. Dependerá de escola para escola. Psicologia B tem um programa que foi bastante acessível para mim. Geografia C tem um programa que é útil em conjunto com o que se dá em História A no 12º ano, mas, no caso da minha escola, era uma disciplina um bocado exigente e precisei de esforço para chegar ao 19. Tenta falar com colegas da tua escola.