Que exames fazer no 11º em CT

MaraM_

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2023
Olá! Transitei este ano para o 11º de CT e encontro-me com dúvidas relativamente a que exames realizar. Acabei o 10º com uma média de 18 e tenho uma noção do que seguir, pretendo ir para engenharia biomédica (o que requere exame de fq e mat) mas não descarto a opção de seguir medicina ou bioquímica (as quais já necessitam de bg). Não sei se deva "jogar pelo seguro" e fazer exame de fq e filosofia em vez de fq e bg, uma vez que a segunda opção poderia me vir a sobrecarregar bastante, contudo também acho que o exame de filosofia acabaria por me baixar a média da disciplina visto que no ano passado consegui um 19 sem gostar da mesma. Sei que se fizesse os de fq e bg teria mais oportunidades, mas tenho receio de vir a ser muito puxado. O que acham???

Rui C

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
4 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT UNL
Olá,
Eu fiz ambos os exames de FQ e BG no mesmo ano (foi o último ano em que foram obrigatórios) e não me achei muito sobrecarregado. Se preferires garantir que consegues entrar em qualquer um dos cursos recomendo que faças ambos os exames.

• Like
Reactions: MaraM_

MaraM_

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2023
Olá,
Eu fiz ambos os exames de FQ e BG no mesmo ano (foi o último ano em que foram obrigatórios) e não me achei muito sobrecarregado. Se preferires garantir que consegues entrar em qualquer um dos cursos recomendo que faças ambos os exames.
Obrigada pela ajuda! Realmente acaba por ser a opção mais viável, qualquer coisa também sempre há a 2ª fase.

• Like
Reactions: Rui C

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Transitei este ano para o 11º de CT e encontro-me com dúvidas relativamente a que exames realizar. Acabei o 10º com uma média de 18 e tenho uma noção do que seguir, pretendo ir para engenharia biomédica (o que requere exame de fq e mat) mas não descarto a opção de seguir medicina ou bioquímica (as quais já necessitam de bg). Não sei se deva "jogar pelo seguro" e fazer exame de fq e filosofia em vez de fq e bg, uma vez que a segunda opção poderia me vir a sobrecarregar bastante, contudo também acho que o exame de filosofia acabaria por me baixar a média da disciplina visto que no ano passado consegui um 19 sem gostar da mesma. Sei que se fizesse os de fq e bg teria mais oportunidades, mas tenho receio de vir a ser muito puxado. O que acham???
Além do que o Rui disse, as tuas opções parecem tender mais para cursos que usem FQ e/ou BG, pelo que fazeres Filosofia não acrescenta nada no teu percurso porque não te interessa ingressar em nenhum curso com essa prova de ingresso. E para além de teres a 2ª fase, caso algum dos exames não corra tão bem quanto querias, há imensa gente a repetir exames no 12º ano. Boa sorte!

• Like

bia.005

Membro Veterano
Matrícula
15 Março 2023
Curso
Ciências Biomédicas Laboratoriais
Instituição
ESTeSL
Alo! Eu recomendaria que fizesses FQ e BG. 2 exames é sempre cansativo, e ja que os tens de fazer, deves te focar naqueles que podem te ajudar a média e que podem ser úteis. Pelo que dizes, o exame de filosofia nao te seria util como prova de ingresso. Teres estes exames permite te abrir mais portas para o ensino superior 🥰

• Like