Heyo.
Para o próximo ano letivo serão precisos 2 exames, sendo que apenas o exame de Biologia e Geologia. A maioria irá pedir Matemática ou FQ mas vi estas que podes escolher outros exames que para ti talvez sejam mais simples já que pretendes fugir à matemática:
Falando sobre o exame de Biologia e Geologia em si... Também sou uma pessoa que não era de ciências e agora está no 2.º ano de um curso de ciências. Fiz o exame de BG 2 anos seguidos. Não vou mentir que ao início não correu muito bem. No 1.º ano que tentei tive 10 nas duas fases, no 2.º ano que tentei tive 16 nas duas fases. Eu não sou uma pessoa de desistir facilmente então a minha opinião será sempre tomares a ação e lutares por aquilo que efetivamente queres.
Tens bastantes resumos e PDFs de livros de preparação para o exame e exercícios de BG online. Até mesmo se preferires comprar para os fazeres em papel, não são uma fortuna e tens vários.
Quanto à matéria em si, é um pouco desafiante para quem nunca olhou para aquilo antes e eu começaria o quanto antes. Já, por exemplo. Parece que não mas os meses passam muito rápido e para quem nunca deu isto é efetivamente necessário começar bastante cedo.
Tens também bastantes vídeos no youtube em todas as línguas, basta pesquisares a parte da matéria que não estás a perceber muito bem.
Não te posso ajudar muito sobre se deves seguir educação no desporto e depois tentar mudar para fisioterapia ou se tentas já fisioterapia. Mas porque não os 2?
Português já será um teste obrigatório, escolhias outro que te sentisses confortável e que possivelmente desse para os 2, e tentavas BG. Vai depender também do quão se está preparado para os exames e o quão confortável se está com os outros 2 para tentar um que não é da nossa área. Mas acho que seria uma boa opção. Assim não ficarias com o "e se eu tivesse tentado" na cabeça.
Quanto ao curso em si, normalmente pode-se ter uma cadeira ou 2 que envolva matemática. Normalmente estatística. Ou algumas contas em outras cadeiras. Eu também sou muito má a matemática e tenho alguns problemas por causa disso mas com resiliência e paciência com nós mesmos isso resolve-se. O segredo é não desistir nos primeiros obstáculos. Mas não terás matemática matemática, como terias no secundário.
Qualquer coisa pergunta. Não sei se te ajudei.
Boa sorte com isso :)