Quero aceder ao Ensino Superior com 23 anos. O que faço?

Dragon

Membro Caloiro
Matrícula
18 Janeiro 2025
Fiz 23 anos o ano passado, eu concluí o ensino secundario em 2020 mas obviamente os exames desse ano já expiraram (eu fiz o Exame de Português no 12º ano e Exame de Geografia A e Espanhol no 11º ano), por isso tenho que os fazer de novo. Tenho umas duvidas porem:

Devo fazer Exames M23 ou os Exames normais Nacionais ou os dois ao mesmo tempo talvez?

O que tenho que fazer para ingressar em ambos e quais as datas em estimativa para o fazer? Já registei-me no PIEPE para os Exames Nacionais mas não vi nada de especial.

Não há problema se o meu curso do secundário tivesse sido Linguas e Humanidades mas agora eu queira ir para Informática no Ensino Superior certo?

Se eu por acaso fizer os Exames Nacionais este ano, como agora teria exames validos, depois para o ano se quissesse fazer os exames M23, será que poderia, visto que nessa situação eu teria exames validos?

E em ultimo, eu tive media de 14 (146) no meu curso, os meus resultados nos Exames M23 ou Nacionais vão influenciar ou ter qualquer conexão a esta media ou nem por isso? Esta media vai ser importante para o meu acesso ao Ensino Superior ou eles só querem saber dos meus resultados agora como um adulto maior de 23 anos?

Obrigado.

Fiz 23 anos o ano passado, eu concluí o ensino secundario em 2020 mas obviamente os exames desse ano já expiraram (eu fiz o Exame de Português no 12º ano e Exame de Geografia A e Espanhol no 11º ano), por isso tenho que os fazer de novo. Tenho umas duvidas porem:

Devo fazer Exames M23 ou os Exames normais Nacionais ou os dois ao mesmo tempo talvez?

O que tenho que fazer para ingressar em ambos e quais as datas em estimativa para o fazer? Já registei-me no PIEPE para os Exames Nacionais mas não vi nada de especial.

Não há problema se o meu curso do secundário tivesse sido Linguas e Humanidades mas agora eu queira ir para Informática no Ensino Superior certo?

Se eu por acaso fizer os Exames Nacionais este ano, como agora teria exames validos, depois para o ano se quissesse fazer os exames M23, será que poderia, visto que nessa situação eu teria exames validos?

E em ultimo, eu tive media de 14 (146) no meu curso, os meus resultados nos Exames M23 ou Nacionais vão influenciar ou ter qualquer conexão a esta media ou nem por isso? Esta media vai ser importante para o meu acesso ao Ensino Superior ou eles só querem saber dos meus resultados agora como um adulto maior de 23 anos?

Obrigado.

Tens que verificar as regras dos concursos de M23 mas pelo menos na Universidade de Coimbra não podes candidatar-te em simultâneo com os exames nacionais e o M23.

Podes candidatar-te a Informática tendo feito Línguas e Humanidades, sim.

Tens que ver nas páginas da DGES as percentagens com que contam os exames nacionais para a candidatura pelo concurso nacional de acesso. Pelo M23, em princípio são provas feitas com a universidade e não exames nacionais.

• Like
Reactions: Dragon
Tens que verificar as regras dos concursos de M23 mas pelo menos na Universidade de Coimbra não podes candidatar-te em simultâneo com os exames nacionais e o M23.

Podes candidatar-te a Informática tendo feito Línguas e Humanidades, sim.

Tens que ver nas páginas da DGES as percentagens com que contam os exames nacionais para a candidatura pelo concurso nacional de acesso. Pelo M23, em princípio são provas feitas com a universidade e não exames nacionais.

Muito obrigado pela resposta detalhada, fiquei com uma melhor compreensão dos M23, porem agora fiquei com uma outra questão.

"Por lei, o número total de vagas abertas anualmente em cada instituição destinadas a candidaturas ao Ensino Superior, através do Maiores de 23, não pode ser inferior a 5% do número de vagas fixado para o regime geral de acesso."

Por regime geral de acesso, quer dizer o numero total de vagas de uma universidade contando todos os cursos ou o numero total de vagas de um curso especifico em que quero entrar?

Ou seja, tem 100 vagas na universidade inteira então tem no minimo 5 vagas para M23 OU tem 100 vagas no curso especifico em que quero entrar então tem no minimo 5 vagas para M23?

Outra pergunta que tenho mas esta é sobre um amigo meu, se ele já concluiu ensino superior, ele pode aceder ao M23 mas num curso diferente?

O número de vagas é por cada curso

E sim, o teu amigo pode.
Obrigado pela tua resposta, as minhas perguntas ficaram esclarecidas.

Tenho só mais uma duas perguntas:

Eu ainda estou a considerar as minhas opções, em principio tento o M23 este ano sim e depois Exame Nacional se o M23 falhar e se me sentir preparado.
Porem caso o M23 falhe este ano e eu tenha Exame Nacional tambem este ano e fique com uma nota abaixo de 10 ou abaixo do resultado que a universidade que quero exige para o Exame nacional, eu so gostaria de saber se isso contaria como "Exames Válidos" ou não, porque se falhar este ano, ainda tenho intenção de tentar M23 para o proximo ano mas não o poderei fazer se tiver "Exames Validos" para o curso que quero.

Por isso a minha questão é basicamente, o que conta como "Exames Validos"?

+

Eu não sou obrigado a entrar nos cursos preparatorios para M23 da universidade que quero para fazer os Exames M23 dessa universidade certo?

Certo e se fizeres exames nacionais e tiveres pelo menos 9,5 conta como exames válidos
Ah e o teu amigo pode concorrer também pelo concurso de titular de outro curso superior.
Vais concorrer a que universidade? Consulta também as informações da universidade para veres as datas e os detalhes das provas da universidade para os M23.

Última edição:
  • Like
Certo e se fizeres exames nacionais e tiveres pelo menos 9,5 conta como exames válidos
Ah e o teu amigo pode concorrer também pelo concurso de titular de outro curso superior.
Vais concorrer a que universidade? Consulta também as informações da universidade para veres as datas e os detalhes das provas da universidade para os M23.
Obrigado de novo pela resposta, ja estou a compreender melhor.
Eu estou interessado no IPCA, não vejo nenhum documento (como o da universidade de coimbra) a dizer que me devo compremeter apenas a candidatar por M23, naquela universidade em exclusivo e a dizer que me não posso candidatar-te em simultâneo com os exames nacionais e o M23.
Porém posso não ter visto bem, so vi os M23 dos anos passados, porque o concurso M23 do IPCA para este ano ainda não está aberto.

• Like
Reactions: Joana Antunes
Ok, então o meu conselho é entrares em contacto com os serviços académicos do IPCA e perguntares sobre isso, para confirmares

• Like
não vejo nenhum documento (como o da universidade de coimbra) a dizer que me devo compremeter apenas a candidatar por M23, naquela universidade em exclusivo e a dizer que me não posso candidatar-te em simultâneo com os exames nacionais e o M23.
Para cumprires os requisitos do M23, não podes ter, cumulativamente, o 12º ano concluído e exames válidos que satisfaçam o conjunto de provas de ingresso pedido para o curso.
Podes usar o CNAES e o M23 em simultâneo se for para cursos que exijam exames diferentes. Para o mesmo curso não (dependendo também das datas).
O que tenho que fazer para ingressar em ambos e quais as datas em estimativa para o fazer?
Em Março/Abril devem abrir as inscrições nos exames nacionais, feitas no PIEPE. As do M23 é cada universidade que decide e a inscrição é junto de cada universidade.
Certo.
Não poderias.
No M23 não interessa. No CNAES interessa. O exame apenas altera essa nota se fizeres melhoria a uma disciplina que tenhas tido.

Última edição:
  • Like
Reactions: davis and Dragon