Quero fazer um gap year após terminar o secundário mas quero fazer os exames de ingresso ao ensino superior no próximo ano

Após realizar ambas a 1a como 2a fase dos exames nacionais de Matemática A deu por mim numa situação apertada visto que as notas não coincidiram com as expectativas previstas para a candidatura ao curso desejado do ensino superior. Gostaria de saber se existe a possibilidade, terminado o ensino secundário, de tirar um gap year dedicado ao cuidado pessoal e ao estudo do conteúdo lecionado para exame pretendo concorrer às provas apenas em 2023.
Posso apenas efetuar a candidatura ao exames aquando a sua disponibilização ou sou forçado a repetir o ano, podendo anual as restantes disciplinas, exceto aquela a que pretendo concorrer?

• Like
Reactions: whosofia

whosofia

Membro
Matrícula
27 Dezembro 2019
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUP
Olá! :)

Tendo já concluído o ensino secundário (obtendo aprovação às disciplinas do plano) podes, sem qualquer problema, fazer um gap year. Se pretenderes repetir algum exame em 2023, apenas tens de te inscrever como fizeste neste ano letivo. A única diferença é que irás como aluno externo.

De qualquer forma não desanimes e, ainda assim, concorre a todas as fases do CNAES :)) Eu também fiz - há um ano - um gap year (pelas mesmas razões), e sugiro que ponderes bem todas as opções que consideras viáveis, para que consigas escolher a que melhor se adapta a ti e aos teus objetivos.

Espero ter ajudado. Boa Sorte! x)

sigis

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2020
Gostaria de saber se existe a possibilidade, terminado o ensino secundário, de tirar um gap year dedicado ao cuidado pessoal e ao estudo do conteúdo lecionado para exame pretendo concorrer às provas apenas em 2023.
Existe. Um, dois, tantos quanto quiseres. Ninguém te obriga a ir logo para o Ensino Superior, até há gente a ir com 30 e 40 anos.
Posso apenas efetuar a candidatura ao exames aquando a sua disponibilização ou sou forçado a repetir o ano, podendo anual as restantes disciplinas, exceto aquela a que pretendo concorrer?
Não entendi esta pergunta.
Podes inscrever-te nos exames para o ano mediante o pagamento de uma taxa de 3€. Já tens o secundário feito, não tens de anular nada.

Alonso_Marco

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2022
Olá! :)

Tendo já concluído o ensino secundário (obtendo aprovação às disciplinas do plano) podes, sem qualquer problema, fazer um gap year. Se pretenderes repetir algum exame em 2023, apenas tens de te inscrever como fizeste neste ano letivo. A única diferença é que irás como aluno externo.

De qualquer forma não desanimes e, ainda assim, concorre a todas as fases do CNAES :)) Eu também fiz - há um ano - um gap year (pelas mesmas razões), e sugiro que ponderes bem todas as opções que consideras viáveis, para que consigas escolher a que melhor se adapta a ti e aos teus objetivos.

Espero ter ajudado. Boa Sorte! x)
Após mt ponderação e pesquisa cheguei à conclusão que honestamente esta seria a alternativa mais apropriada
Obrigado pela ajuda e pela rapidez da resposta
Tudo de bom
Post automatically merged:

Existe. Um, dois, tantos quanto quiseres. Ninguém te obriga a ir logo para o Ensino Superior, até há gente a ir com 30 e 40 anos.

Não entendi esta pergunta.
Podes inscrever-te nos exames para o ano mediante o pagamento de uma taxa de 3€. Já tens o secundário feito, não tens de anular nada.
Muito obrigado pela ajuda e disponibilidade