Quero ir para enfermagem

Lpcosta

Membro Caloiro
Matrícula
13 Fevereiro 2021
Para o ano vou entrar no ensino superior e estou a pensar em ir para o curso de enfermagem. Com especial interesse pela área de saúde mental e psiquiatria. Tenho também interesse em trabalhar em lares da terceira idade. Sou fluente em francês e falo bastante bem inglês. O que acham deste curso? Tem futuro? É muito difícil? Quais as perspetivas de emprego?

kateee

Membro
Matrícula
20 Agosto 2020
Curso
Enfermagem
Depende sempre de sorte e circunstância em qualquer curso. Sobre o mercado de trabalho, ainda não te posso partilhar experiência própria, mas o consenso é que são muitas horas, mais mal pagas do que deveriam, e há imensa emigração. Entretanto também depende do espaço/cidade e já falei com enfermeiros que não têm essas queixas, por exemplo. Depende mesmo.
O curso em si é altamente humanístico com várias cadeiras mais voltadas a ciências exatas. Há cadeiras mais puxadas (anatomia, fq se não tiveres tanta aptidão) mas depende muito de caso a caso.
Não sei se é assim em todo o lado, mas na minha escola é muuuuita matéria por aula e muitas cadeiras também, então aconselho começares a estudar logo no início para não acumular.
Dito isso, é um curso muito interessante, muito voltado à prática e relação com os outros e não me arrependo de tê-lo escolhido (:
Boa sorte na tua escolha.

Lpcosta

Membro Caloiro
Matrícula
13 Fevereiro 2021
Depende sempre de sorte e circunstância em qualquer curso. Sobre o mercado de trabalho, ainda não te posso partilhar experiência própria, mas o consenso é que são muitas horas, mais mal pagas do que deveriam, e há imensa emigração. Entretanto também depende do espaço/cidade e já falei com enfermeiros que não têm essas queixas, por exemplo. Depende mesmo.
O curso em si é altamente humanístico com várias cadeiras mais voltadas a ciências exatas. Há cadeiras mais puxadas (anatomia, fq se não tiveres tanta aptidão) mas depende muito de caso a caso.
Não sei se é assim em todo o lado, mas na minha escola é muuuuita matéria por aula e muitas cadeiras também, então aconselho começares a estudar logo no início para não acumular.
Dito isso, é um curso muito interessante, muito voltado à prática e relação com os outros e não me arrependo de tê-lo escolhido (:
Boa sorte na tua escolha.
Também ouvi falar na emigração, sabes quais são os países em que há mais emigração de enfermeiros portugueses? Muito obrigada pela tua resposta!

Fabio_viana

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
23 Janeiro 2020
Também ouvi falar na emigração, sabes quais são os países em que há mais emigração de enfermeiros portugueses? Muito obrigada pela tua resposta!
Olá, este ano vou me candidatar a enfermagem no privado, e da experiencia que tenho é que vai depender muito da tua zona e de quanto esperas receber ao final do mês vs as horas de trabalho.

Caso ingresses num hospital publico por exemplo, podes receber mais do que num lar, por exemplo, mas vai variar muito do que existe na altura em que vais acabar o curso e da oferta existente na tua zona.

Acho um curso que como todos os outros tem futuro, porém depende sempre como já disse de vários fatores.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.
Sem ter encontrado números concretos, só noticias da Ordem dos Enfermeiros, a Espanha, o Reino Unido, a Alemanha, a Holanda e a Suíça são alguns dos exemplos para onde os Enfermeiros portugueses emigram.
Tenta procurar no site da Ordem dos Enfermeiros.

• Like
Reactions: JoanaMello831

Lpcosta

Membro Caloiro
Matrícula
13 Fevereiro 2021
Olá.
Sem ter encontrado números concretos, só noticias da Ordem dos Enfermeiros, a Espanha, o Reino Unido, a Alemanha, a Holanda e a Suíça são alguns dos exemplos para onde os Enfermeiros portugueses emigram.
Tenta procurar no site da Ordem dos Enfermeiros.
Obrigada!

• Like
Reactions: Edgar H

cardins98

Membro Caloiro
Matrícula
3 Março 2021
Bom dia ,

gostava de entrar em enfermagem para o ano na UA por meios dos maiores de 23 anos mas gostava de saber se os horários são compativeis com o trabalho e se é fácil conciliar .
Sou nova no fórum peço desculpa se cometia algum erro.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
M Quero ir para enfermagem... Saúde 2
L Que nota devo tirar no exame para entrar no curso que quero? Concurso Nacional e Locais - Público 1
G A minha média será suficiente para o curso que quero? Ensino Secundário 3
Hugo Kennedy Quero ir para Direito mas sou de um curso profissional de turismo, consigo entrar? Ensino Superior - Geral 1
carlotamagro Que curso devo escolher para seguir a área que quero? Ensino Superior - Geral 2
I Não tenho média para entrar no curso que quero/mudança de instituição :( Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
S Vou entrar para Ciências e Tecnologias e quero seguir Medicina, tenho dúvidas! Ensino Secundário 13
E Entrar no curso que quero noutra faculdade ou entrar noutro curso da mesma faculdade para fazer troca de curso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Bibiana Tolentino Dias Quero voltar para Ciências e Tecnologias, mas quero Biologia e Geologia com Geometria Descritiva Ensino Secundário 0
M Quero ir para medicina, será necessário seguir físico-química no secundário? Ensino Secundário 5
R Estou no 11°ano em CT e quero mudar para um curso profissional, posso? Ensino Secundário 1
S Não tenho notas para o curso que quero... Geral 5
T Média de 16,6 no 10ºano e quero ir para medicina! Ainda consigo? Ensino Secundário 19
J Tenho 13.4 de média no 10º ano mas quero ir para medicina e tenho medo de não ter média! Ensino Secundário 67
B Quero ir para medicina mas não tenho média! Saúde 82
AidaMano Tenho 18 anos e quero voltar para o 10 ano Ensino Superior - Geral 6
J Estou em ciências e quero mudar para humanidades Ensino Secundário 3
E Vou para mestrado e quero fazer renovação de bolsa Bolsas e Residências 6
P Sem média para o curso que quero. Ensino Superior - Geral 9
I Eu quero mudar de curso por reingresso Concurso Nacional e Locais - Público 2
J Quero seguir investigação que curso devo escolher? Ensino Superior - Geral 3
LoneWolf Quero me candidatar a um exame do 11º ano mas conclui o Secundário o ano passado. Ensino Secundário 5
xstassx Quero Medicina mas não sei se consigo entrar. Ensino Superior - Geral 2
A Sou de Direito e quero Medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
M Será medicina o que realmente quero? Saúde 2
M Quero Mudar de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
J Como contar aos pais que quero mudar de curso Ensino Superior - Geral 2
casinia Ciobanu Quero medicina, mas acho que não consigo entrar. Que outras opções tenho? Ensino Superior - Geral 6
R Quero desistir Ensino Superior - Geral 7
C Direito - será que é o que quero? Ciências Sociais e Serviços 5
B Entrei num curso e não sei se é o que eu quero Ensino Superior - Geral 4
fsantos02 Será que consigo no curso que quero? Ensino Secundário 13
M Será que consigo entrar no curso que quero? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
C Quando é que sei se foi aceite na universidade que quero? Concurso Nacional e Locais - Público 4
biarodrigues Será que consigo entrar no curso que quero? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
N Sou brasileiro e quero fazer faculdade em Portugal! Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
N Sou brasileiro e quero estudar em Portugal! Ciências Económicas e Empresariais 0
R Quero Medicina mas a minha média não chega! O que posso fazer? Ensino Secundário 2
D Não sei o que quero ser nem se vou conseguir Ensino Secundário 2
T Já acabei o secundário porém quero fazer exame duma disciplina que não tive Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
ruilypichu Estou em Ciências e Tecnologias sem Biologia e Geologia mas quero Medicina Ensino Secundário 6
B Sou de humanidades mas quero seguir nutrição Saúde 2
C 12° em Humanidades e quero seguir Economia Ensino Secundário 6
Ângela0104 Quero seguir uma profissão ligada a saúde... Concurso Nacional e Locais - Público 1
Mrs.Lira Fiz praxe. Não quero praxar Tradições Académicas 4
M Não vou entrar no curso que quero Ensino Superior - Geral 25
C Quero fazer exame de biologia por externo mas não sei como fazer porque estou em línguas e humanidades Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
Andreia200 Quero fazer outra licenciatura no fim desta que estou a fazer Ensino Superior - Geral 7
marianaBatista1234 quero seguir algo que não tem nada haver com o meu curso de secundário... Ensino Superior - Geral 6
patricia._0 ESEP Quero entrar no ESEP é obrigatório fazer a prova de físico-química ou basta mesmo a de biologia ? Escola Superior de Enfermagem do Porto 1