Kiki2000
Membro
- Matrícula
- 14 Outubro 2017
- Curso
- Ciências da nutrição + Medicina
- Instituição
- NMS
Olá boa noite ! Vi aqui a tua mensagem e não hesitei em responder. Estou numa situação em que precisava de aumentar a minha média para conseguir entrar em medicina. Vi que na tua mensagem referiste que passaste dois anos da tua vida já no ensino superior mas a melhorar a média do ensino secundário. A minha questão é: essa melhoria foi Feita com os exames nacionais ou de outra maneira ? Precisava mesmo de saber e adorava que me pudesses ajudar.
Post automatically merged:
Olá boa noite ! Estou numa situação em que este ano não devo conseguir entrar em medicina devido a toda esta situação do covid. Reparei que entraste em bioquímica e passaste para nutrição ? Gostava de perguntar se essa mudança foi apenas por gosto ou para facilitar de qualquer modo o ingresso depois em medicina. Vais tentar entrar em medicina através dos exames nacionais ? Fiquei mesmo curioso porque como disse não entro em medicina este ano e estou a tentar procurar formas de tentar entrar.
espero não te chateado. Obrigado.
Oláaa boa noite,
Eu percebo perfeitamente o que estás a sentir, e aliás sem as melhorias este ano muito dificilmente consigo entrar em Med. Mas já que tou desde setembro a conciliar a faculdade com os 3 nacionais e a pagar explicações vou tentar na mesma.
Sim estive em bioquímica em 2019, mas o ano passado repeti os exames nacionais novamente (com a intenção de ir para medicina). Contudo, como não subi o suficiente optei por ir para Ciências da nutrição. Podia bem ter ficado em bioquímica e acabar o curso de 3 anos e entrar em medicina como licenciada... mas sinceramente não gostei nada de bioquímica, não tinha gosto para aquilo. Escolhi então mudar para nutrição, apesar de ser 4 anos o curso, é um curso mais ligado à saúde e aplicas mais as coisas. Além disso, como estou na Nova Medical School é sempre uma motivação porque já estou na faculdade que tanto sonho tirar medicina. Estando na faculdade em si motiva imenso e tb sei que será mais fácil de ter equivalencias do que em bioquímica.
É pena que não há concurso de mudança de curso dentro da faculdade, porque seria uma grande ajuda. Por isso este ano vou realizar os exames novamente e continuar a lutar até conseguir.
O que aconselho mesmo é entrares num curso ligado à saúde, e vais tentando através dos nacionais ou então optas por acabar uma licenciatura e depois concorrer pelo concurso de licenciados. Por exemplo, eu vou tentando e se entretanto não conseguir vou depois da licenciatura acabada. Não te esqueças que fazer um curso antes ou fazeres um curso enquanto tentas entrar é uma mais valia, por isso não desmotives! Vais conseguir, basta lutar e não desistir.
Alguma coisa que precises diz, ajudo no que conseguir ;)
Post automatically merged:
Também deixo aqui um pouco da minha experiência: estive um ano em ciências biomédicas e depois um ano em ciências da saúde. Em ambos, repeti os exames e melhorei bastante a média, comparativamente àquela que tinha quando terminei o secundário, e consegui entrar em medicina em 2018. Quando estive em ciências da saúde, fiz as cadeiras todas (algo que não aconteceu em biomédicas, para me concentrar mais nos exames - deu para subir a média, mas ainda estava a 1/2 décimas), com óptimas notas, e repeti 2 exames.
Subscrevo totalmente aquilo que a @Kiki2000 disse sobre não ser propriamente tempo perdido. Estes anos iniciais na faculdade, antes de entrar em med, deram-me bastante estaleca, capacidade de organizar o estudo e maturidade, que me permitiram lidar muuuuuito melhor com a pressão e exigência do curso que, para muitos, é um choque inicial quando vêm diretamente do secundário. Eu entendo inteiramente o porquê desse choque, é totalmente normal e ultrapassável, apesar de eu mesma não ter passado por essa fase. Já dei por mim a pensar que, se tivesse entrado com 18 anos em med, não sei ao certo como seria, claro, mas presumo que não me teria corrido tão bem a nível de lidar com a ansiedade e ter boas notas. Portanto, há sempre um lado bom e um lado menos bom!
Não entrei com 18 anos, entrei com 20, a diferença não é muita e acredita que há IMENSOS colegas mais velhos no curso, em cada ano, que entram tanto pelo concurso nacional de acesso, após repetirem os exames, ou que entram pelo concurso de licenciados, com o mais variado background.
Outra das vantagens foram as equivalências que obtive, que permitiram me focar mais em determinadas cadeiras ao longo do 1º ano e no semestre passado do 2º. E claro, isto aumenta a probabilidade de conseguir melhores notas, do que se tivesse que dividir o estudo por mais cadeiras.
Uauuu, identifico-me imenso! Espero que em 2020 seja o meu ano!
Obrigada pelas palavras, fiquei mais motivada ;)