Quero ir para medicina mas não tenho média!

acham que entro na FMUL com media de 178,0 ?
Olá!!

Tendo em conta que estás 2 décimas e tal acima da média do ano passado, há sempre esperança até ao fim!!
Acho que as médias vão subir, mas não muito, pode ser que seja menos que essas 2 décimas e tal! De qualquer forma, se tiveres possibilidades e se entrar dentro das tuas preferências, considera colocar também as opções das ilhas e UBI.
Boa sorte!🤞

• Like
Reactions: Idris
Olá a todos!
Terminei agora o secundário e queria muito tirar Medicina, no entanto a minha nota de candidatura apenas fica nos 17,85, o que é muito baixo para as universidades do Norte (Braga, Porto e Coimbra). No entanto, não queria estar a ir para longe porque isso traria muitas despesas aos meus pais.
Eu comecei o 12º com a ideia de fazer melhoria à nota interna tanto de Biologia e Geologia como de Física e Quimica, mas o covid estragou me esses planos, pelo que a minha média do secundário apenas ficou nos 17. No entanto, a minha média dos exames é 18,7 (19,5 a mat, 18,9 a fq e 17,7 a bg) mas tal como eu tirei boas notas também uma grande parte dos alunos tirou.
Para aqueles que já estiveram nesta situação ou percebem do assunto, qual é o melhor caminho que devo seguir? Medicina Dentária no Porto é uma boa opção e para o ano tento de novo? Existe outro caminho melhor? Preciso mesmo de ajuda.
Se alguém me pudesse ajudar agradecia imenso!!

Olá a todos!
Terminei agora o secundário e queria muito tirar Medicina, no entanto a minha nota de candidatura apenas fica nos 17,85, o que é muito baixo para as universidades do Norte (Braga, Porto e Coimbra). No entanto, não queria estar a ir para longe porque isso traria muitas despesas aos meus pais.
Eu comecei o 12º com a ideia de fazer melhoria à nota interna tanto de Biologia e Geologia como de Física e Quimica, mas o covid estragou me esses planos, pelo que a minha média do secundário apenas ficou nos 17. No entanto, a minha média dos exames é 18,7 (19,5 a mat, 18,9 a fq e 17,7 a bg) mas tal como eu tirei boas notas também uma grande parte dos alunos tirou.
Para aqueles que já estiveram nesta situação ou percebem do assunto, qual é o melhor caminho que devo seguir? Medicina Dentária no Porto é uma boa opção e para o ano tento de novo? Existe outro caminho melhor? Preciso mesmo de ajuda.
Se alguém me pudesse ajudar agradecia imenso!!
A UBI não é uma opção? É mais perto do Norte e tens chance de entrar, diria. Sobre MD no Porto não te consigo ajudar..

acham que entro na FMUL com media de 178,0 ?
olá !
Acho que tens alguma possibilidade de entrar, sim. Digamos que não é uma média muito muito confortável, mas pode ser que sim !
Parecendo que não, uma subida de 175,8 para 178,0 ainda é algo significativa, por isso... tenhamos fé ahaha
de qq forma, acho que convém colocares UBI e ilhas, se quiseres mesmo med (e deixar mais 2 opções seguras em ultimo)

• Like
Reactions: Idris
olá !
Acho que tens alguma possibilidade de entrar, sim. Digamos que não é uma média muito muito confortável, mas pode ser que sim !
Parecendo que não, uma subida de 175,8 para 178,0 ainda é algo significativa, por isso... tenhamos fé ahaha
de qq forma, acho que convém colocares UBI e ilhas, se quiseres mesmo med (e deixar mais 2 opções seguras em ultimo)
Obrigado. Mas como assim opcoes seguras ?
Post automatically merged:

Para medicina qual é a melhor faculdade entre a faculdade da madeira e a dos acores?

Para medicina qual é a melhor faculdade entre a faculdade da madeira e a dos acores?
mais seguras no sentido em que entras quase de certeza absoluta, ou seja, cursos do teu interesse mas com médias mais baixas (que podem inclusivamente ter equivalencias, como é o caso de ciências farmacêuticas, se nao estou em erro)

Não há propriamente uma faculdade melhor ou pior. Acho que a grande diferença está no facto de, se entrares na Madeira, acabas o curso em Lisboa na FMUL e, se entrares nos Açores, fazes esses últimos 3 anos em Coimbra na FMUC.
Em ambas, fazes os 3 primeiros anos do curso, são poucos alunos e, segundo sei, é como se fosse uma pequena família, porque todos se conhecem e se apoiam.

• Like
Reactions: Wraak

Não existe "melhor" faculdade, depende das preferências de cada um, preferes o currículo da FMUL ou FMUC? Por exemplo na Madeira assistimos às teóricas da FMUL em direto (por uma tv) e temos tudo igual a eles (como somos menos alunos acabamos por ter algumas aulas mais "personalizadas" porque os professores conhecem-nos melhor e podemos assistir a mais cirurgias🤭). Os exames tb são iguais e à mesma hora q na FMUL e ao fim de 3 anos vais para Lisboa. Já nos Açores vais para Coimbra.

• Like
Reactions: doctorwhy
Eu estou num grande dilema porque ando no 12 ano e ainda não sei o que seguir. O meu sonho sempre foi medicina mas o problema é a minha média. Se eu pensar noutros cursos parece que ficam sempre aquém das minhas expectativas porque lá está....não é medicina. Não sei o que fazer sinceramente. A minha média interna não é má o problema é a nota dos exames. Já pensei em tentar subir mas não sei se consigo.

Eu estou num grande dilema porque ando no 12 ano e ainda não sei o que seguir. O meu sonho sempre foi medicina mas o problema é a minha média. Se eu pensar noutros cursos parece que ficam sempre aquém das minhas expectativas porque lá está....não é medicina. Não sei o que fazer sinceramente. A minha média interna não é má o problema é a nota dos exames. Já pensei em tentar subir mas não sei se consigo.
Olá!

Também já estive nessa situação e tens várias soluções, sendo a escolha sempre algo pessoal, dependendo daquilo que sentes que é o melhor para ti.
Se queres mesmo mesmo entrar em Medicina, segue esse objetivo e não te deixes limitar pela tua média atual.

Podes sempre repetir exames o número de vezes que precisares (esperemos que, em 2021, as melhorias para os alunos externos sejam possíveis, mas mesmo que não sejam, a subida de nota nos exames já ajuda imenso a subir a fatia correspondente aos 50% da média, pelas provas de ingresso).

Podes ingressar num curso com temáticas semelhantes a Medicina (Med Dentária, Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas, Enfermagem, etc etc), ir fazendo o curso com o objetivo de, quando terminares, poderes concorrer a Medicina pelo concurso de licenciados (imensa gente segue esta alternativa - tens, como exemplo, o percurso incrível da @MARIANA-A); podes ir fazendo o curso e repetir exames ao mesmo tempo, concorrendo de novo pelo concurso nacional de acesso (CNA), até que consegues finalmente a média necessária para Medicina e entras, antes de terminares esse curso e, para além disso, consegues obter várias equivalências de cadeiras em Medicina, já feitas nesse curso anterior - basicamente, o meu percurso; ou então paras os estudos um ano, ou o número de anos que achares bem, para estudares apenas para os exames nacionais e concorrer de novo pelo CNA.
Tens, ainda, a alternativa de ir estudar para o estrangeiro.

• Like
  • Fabulous
Reactions: Wraak and doctorwho
Olá!

Também já estive nessa situação e tens várias soluções, sendo a escolha sempre algo pessoal, dependendo daquilo que sentes que é o melhor para ti.
Se queres mesmo mesmo entrar em Medicina, segue esse objetivo e não te deixes limitar pela tua média atual.

Podes sempre repetir exames o número de vezes que precisares (esperemos que, em 2021, as melhorias para os alunos externos sejam possíveis, mas mesmo que não sejam, a subida de nota nos exames já ajuda imenso a subir a fatia correspondente aos 50% da média, pelas provas de ingresso).

Podes ingressar num curso com temáticas semelhantes a Medicina (Med Dentária, Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas, Enfermagem, etc etc), ir fazendo o curso com o objetivo de, quando terminares, poderes concorrer a Medicina pelo concurso de licenciados (imensa gente segue esta alternativa - tens, como exemplo, o percurso incrível da @MARIANA-A); podes ir fazendo o curso e repetir exames ao mesmo tempo, concorrendo de novo pelo concurso nacional de acesso (CNA), até que consegues finalmente a média necessária para Medicina e entras, antes de terminares esse curso e, para além disso, consegues obter várias equivalências de cadeiras em Medicina, já feitas nesse curso anterior - basicamente, o meu percurso; ou então paras os estudos um ano, ou o número de anos que achares bem, para estudares apenas para os exames nacionais e concorrer de novo pelo CNA.
Tens, ainda, a alternativa de ir estudar para o estrangeiro.

Obrigada pela ajuda!! Vou estudar todas as minhas possibilidades e tentar decidir o que é melhor.

• Like
Também deixo aqui um pouco da minha experiência: estive um ano em ciências biomédicas e depois um ano em ciências da saúde. Em ambos, repeti os exames e melhorei bastante a média, comparativamente àquela que tinha quando terminei o secundário, e consegui entrar em medicina em 2018. Quando estive em ciências da saúde, fiz as cadeiras todas (algo que não aconteceu em biomédicas, para me concentrar mais nos exames - deu para subir a média, mas ainda estava a 1/2 décimas), com óptimas notas, e repeti 2 exames.

Subscrevo totalmente aquilo que a @Kiki2000 disse sobre não ser propriamente tempo perdido. Estes anos iniciais na faculdade, antes de entrar em med, deram-me bastante estaleca, capacidade de organizar o estudo e maturidade, que me permitiram lidar muuuuuito melhor com a pressão e exigência do curso que, para muitos, é um choque inicial quando vêm diretamente do secundário. Eu entendo inteiramente o porquê desse choque, é totalmente normal e ultrapassável, apesar de eu mesma não ter passado por essa fase. Já dei por mim a pensar que, se tivesse entrado com 18 anos em med, não sei ao certo como seria, claro, mas presumo que não me teria corrido tão bem a nível de lidar com a ansiedade e ter boas notas. Portanto, há sempre um lado bom e um lado menos bom!
Não entrei com 18 anos, entrei com 20, a diferença não é muita e acredita que há IMENSOS colegas mais velhos no curso, em cada ano, que entram tanto pelo concurso nacional de acesso, após repetirem os exames, ou que entram pelo concurso de licenciados, com o mais variado background.

Outra das vantagens foram as equivalências que obtive, que permitiram me focar mais em determinadas cadeiras ao longo do 1º ano e no semestre passado do 2º. E claro, isto aumenta a probabilidade de conseguir melhores notas, do que se tivesse que dividir o estudo por mais cadeiras.
Olá Boa noite. Se vc não se importa poderia dizer com quem média terminou o ensino secundário, pfv? O meu grande sonho foi Medicina... terminei o 10º ano com media de 16,28. Agora no 11º ano, o primeiro período correu muito bem, exceto física ( acho que foi um desastre). Eu já não sei o que fazer, me sinto muito desmotivada. Pensei no verão inteiro o quanto iria me esforçar para subir a minha média e esse período não está a correr como eu esperava. O que eu poderia fazer?

Olá!
Se vc não se importa poderia dizer com quem média terminou o ensino secundário, pfv?
Quando acabei o secundário mesmo, tinha à volta de 16,90, com os exames e tudo.
Depois no ano seguinte, repeti exames, enquanto estava noutro curso na universidade. Subi para 17,5. Não deu na mesma.
Fiz o mesmo no ano a seguir, repeti exames, subi para 17,90 e aí já deu e entrei em medicina.
O que eu poderia fazer?
Acho que não vale a pena começar já a entrar em grande pânico e ansiedade, porque ainda te falta metade do secundário para chegares à tal média final. Ainda vais fazer os exames nacionais que ocupam uma fatia preponderante dessa média. E se não correrem bem à primeira, há sempre hipótese de repetir no futuro. No 12º ano, a média também costuma subir com as opcionais.
Não desistas nem desesperes, continua a trabalhar e a rever e melhorar o método de estudo, se for preciso! boa sorte!

Ola, vi todos os posts por aqui e gostei bastante porem gostava de pedir a vossa ajuda, eu acabei o 10º com media de 15 e agora no 11º estou com um pouco mais de 15 e também não me sinto muito confiante para os exames nacionais. Gostava de saber quais são as alternativas visto que 15 não é, como é obvio, uma boa média para medicina. Gostava de saber tanto o que poderia fazer em Portugal quanto fora. Talvez fora seja melhor? pq podemos aprender talvez uma nova língua ou ate mesmo melhorar uma que já sabemos, não só a língua mas também as culturas e locais?!?!

Olá!
Ola, vi todos os posts por aqui e gostei bastante porem gostava de pedir a vossa ajuda, eu acabei o 10º com media de 15 e agora no 11º estou com um pouco mais de 15 e também não me sinto muito confiante para os exames nacionais. Gostava de saber quais são as alternativas visto que 15 não é, como é obvio, uma boa média para medicina.
Como disse num post acima, aqui também se aplica:
Acho que não vale a pena começar já a entrar em grande pânico e ansiedade, porque ainda te falta metade do secundário para chegares à tal média final. Ainda vais fazer os exames nacionais que ocupam uma fatia preponderante dessa média. E se não correrem bem à primeira, há sempre hipótese de repetir no futuro. No 12º ano, a média também costuma subir com as opcionais.
Não desistas nem desesperes, continua a trabalhar e a rever e melhorar o método de estudo, se for preciso!
Gostava de saber tanto o que poderia fazer em Portugal quanto fora. Talvez fora seja melhor? pq podemos aprender talvez uma nova língua ou ate mesmo melhorar uma que já sabemos, não só a língua mas também as culturas e locais?!?!
As duas opções que tens em Portugal são:
- Repetir os exames nacionais e voltar a concorrer pelo CNA até conseguires entrar;
- Concluir uma licenciatura (tendo atenção aos regulamentos das faculdades onde pretendes concorrer, de forma a seguir os requisitos deles) e concorrer pelo concurso especial para licenciados.

Não existem transferências de curso, no caso de Medicina (exceto transferências para a UBI, mas só para quem já está noutra faculdade de Medicina do país), apesar de isto ser possível noutros cursos diferentes.

Não é uma questão de ser melhor ir para o estrangeiro, aliás, começando pela parte financeira, é muitíssimo mais caro ir estudar para o estrangeiro do que se ficares em Portugal.
Tens aqui alguns valores (e isto só falando em propinas, fora o resto - casa e despesas), partilhados noutro tópico:
Tens aqui um apanhado que coloquei noutro tópico:
  • República Checa - 10 a 12,6 mil/ano
  • Letónia - 9 a 12 mil/ano
  • Lituânia - 12,5 mil/ano
  • Hungria - 13,8 mil/ano
  • Eslováquia - 10,5 mil/ano
  • Itália - 12 mil/ano
Só para fazeres a comparação, atualmente, estamos a pagar à volta de 700 euros/ano de propina, no ensino superior público português.

Não estou muito por dentro da forma como o curso funciona no estrangeiro, mas poderás explorar mais aqui:

Em relação a aprender línguas, claro que isso será necessário, desde o inglês até outras línguas, depende do que exigirem em cada país.
Tenho ideia que na República Checa podes ter o curso em Checo ou Inglês, a diferença é que em inglês é mais caro.

De qualquer forma, ficando em Portugal, existem programas de intercâmbio e Erasmus, que podes fazer durante o curso e, assim, também terás uma experiência do curso no estrangeiro. Até existem cursos de línguas na faculdade, organizados pelas associações de estudantes, para ajudar nessa preparação.

Boa sorte!!

Não existem transferências de curso, no caso de Medicina (exceto transferências para a UBI, mas só para quem já está noutra faculdade de Medicina do país), apesar de isto ser possível noutros cursos diferentes.

Não tem de ser outra faculdade de Medicina em Portugal. Aliás, penso que a maioria dos alunos que se transferem para a UBI são portugueses a estudar Medicina no estrangeiro.

• Like
Não tem de ser outra faculdade de Medicina em Portugal. Aliás, penso que a maioria dos alunos que se transferem para a UBI são portugueses a estudar Medicina no estrangeiro.
Ahhh muito obrigada pela correção :) não tinha essa perceção, por acaso!

• Like
Reactions: MedFCS-UBI
Olá! Estou no 12° e sempre quis ir para medicina. A minha média não é suficiente para entrar em medicina, pelo menos não com as médias do ano passado. Não sei o que fazer: se espero um ano e faço melhorias apesar de ter tido boas notas nos exames de fq e bg (ainda não fiz mat) ou se devia ir para outro curso de forma a ter algumas cadeiras equivalentes (quais cursos seriam boas opções?).
Outra pergunta, há alguma forma de melhorar notas sem ser por exames?

Olá!
Olá! Estou no 12° e sempre quis ir para medicina. A minha média não é suficiente para entrar em medicina, pelo menos não com as médias do ano passado. Não sei o que fazer: se espero um ano e faço melhorias apesar de ter tido boas notas nos exames de fq e bg (ainda não fiz mat) ou se devia ir para outro curso de forma a ter algumas cadeiras equivalentes (quais cursos seriam boas opções?).
Acho que essa decisão depende 1. da tua média final, se está ainda muito afastada ou perto das médias atuais de medicina, 2. quantos exames pretendes repetir e 3. daquilo que te deixa mais confortável à partida, ou seja, no meu caso, pessoalmente, não me sentia confortável a parar um ano sendo o meu único objetivo estudar meses e meses para um conjunto de exames - acho que ia acumular muita ansiedade ao longos desses meses.

Portanto, quando chegou a altura de tomar essa decisão, resolvi ir para a faculdade, porque também seria um plano B para medicina (se nunca tivesse conseguido a tal média suficiente a repetir exames nos anos seguintes, teria concorrido a medicina pelo concurso de licenciados com esse plano B).

Apesar de não ser fácil fazer cadeiras da faculdade e estudar para exames (acho que repetir mais do que dois exames, nesta situação, também já é muito, pela minha experiência), acabei por conseguir fazer tudo e ficar com uma boa média para entrar em medicina após o meu 2º ano de universidade. Entrei na FMUL e consegui algumas equivalências.

As melhores opções alternativas talvez sejam medicina dentária, ciências farmacêuticas, ciências da nutrição, enfermagem, mas varia sempre conforme a faculdade e universidade (convém comparar os planos de estudo).

De qualquer forma, há imensa gente que pára um ano, repete exames e corre tudo bem. Mas convém já teres uma boa média de base, na casa dos 17, 17 e pouco, à partida. Agora, com estas médias atuais tão elevadas, talvez convém estar mais perto do 18 que do 17 inicialmente, apenas por uma questão probabilística. Até podes ter média de 16/17, tirar notas brutais nos exames e subir a média 1,5 ou 2 valores duma vez, quem sabe, mas é mais difícil.
Outra pergunta, há alguma forma de melhorar notas sem ser por exames?
Não, assim que concluis as disciplinas com uma nota interna já só podes melhorar em exame como externa. Pelo menos na minha secundária, não nos deixavam fazer outras opcionais do 12º ano, para além das que fizemos, para melhorar a média depois de concluirmos o secundário, não sei se isto é assim em todas.

Olá!

Acho que essa decisão depende 1. da tua média final, se está ainda muito afastada ou perto das médias atuais de medicina, 2. quantos exames pretendes repetir e 3. daquilo que te deixa mais confortável à partida, ou seja, no meu caso, pessoalmente, não me sentia confortável a parar um ano sendo o meu único objetivo estudar meses e meses para um conjunto de exames - acho que ia acumular muita ansiedade ao longos desses meses.

Portanto, quando chegou a altura de tomar essa decisão, resolvi ir para a faculdade, porque também seria um plano B para medicina (se nunca tivesse conseguido a tal média suficiente a repetir exames nos anos seguintes, teria concorrido a medicina pelo concurso de licenciados com esse plano B).

Apesar de não ser fácil fazer cadeiras da faculdade e estudar para exames (acho que repetir mais do que dois exames, nesta situação, também já é muito, pela minha experiência), acabei por conseguir fazer tudo e ficar com uma boa média para entrar em medicina após o meu 2º ano de universidade. Entrei na FMUL e consegui algumas equivalências.

As melhores opções alternativas talvez sejam medicina dentária, ciências farmacêuticas, ciências da nutrição, enfermagem, mas varia sempre conforme a faculdade e universidade (convém comparar os planos de estudo).

De qualquer forma, há imensa gente que pára um ano, repete exames e corre tudo bem. Mas convém já teres uma boa média de base, na casa dos 17, 17 e pouco, à partida. Agora, com estas médias atuais tão elevadas, talvez convém estar mais perto do 18 que do 17 inicialmente, apenas por uma questão probabilística. Até podes ter média de 16/17, tirar notas brutais nos exames e subir a média 1,5 ou 2 valores duma vez, quem sabe, mas é mais difícil.

Não, assim que concluis as disciplinas com uma nota interna já só podes melhorar em exame como externa. Pelo menos na minha secundária, não nos deixavam fazer outras opcionais do 12º ano, para além das que fizemos, para melhorar a média depois de concluirmos o secundário, não sei se isto é assim em todas.
Agradeço imenso a resposta! Não perguntaste mas a minha média de 11° foi de 17,6 e este ano mais alta será. Estou confiante de que acabo com um 17,9 pelo menos mas realmente as médias de entrada do ano anterior assustaram-me por isso convém mesmo explorar outras opções. Vou pesquisar como sugeriste os planos de estudo de ciências farmacêuticas porque entre as opções que referiste é a que à partida me chamou mais à atenção. Acho que tendo tido 18,9 no exame de fq e 17,8 a biologia não me compensaria repetí-los. Quanto a matemática ainda não fiz exame mas mesmo que repetir, planear um ano inteiro à volta disso pode realmente não ser o mais aconselhável e por isso talvez concorra não só a medicina como a alguma dessas segundas opções e quem sabe, até me adianto nalgumas cadeiras!