Quero ir para medicina mas não tenho média!

Olá!

Acho que essa decisão depende 1. da tua média final, se está ainda muito afastada ou perto das médias atuais de medicina, 2. quantos exames pretendes repetir e 3. daquilo que te deixa mais confortável à partida, ou seja, no meu caso, pessoalmente, não me sentia confortável a parar um ano sendo o meu único objetivo estudar meses e meses para um conjunto de exames - acho que ia acumular muita ansiedade ao longos desses meses.

Portanto, quando chegou a altura de tomar essa decisão, resolvi ir para a faculdade, porque também seria um plano B para medicina (se nunca tivesse conseguido a tal média suficiente a repetir exames nos anos seguintes, teria concorrido a medicina pelo concurso de licenciados com esse plano B)

De qualquer forma, há imensa gente que pára um ano, repete exames e corre tudo bem. Mas convém já teres uma boa média de base, na casa dos 17, 17 e pouco, à partida. Agora, com estas médias atuais tão elevadas, talvez convém estar mais perto do 18 que do 17 inicialmente, apenas por uma questão probabilística. Até podes ter média de 16/17, tirar notas brutais nos exames e subir a média 1,5 ou 2 valores duma vez, quem sabe, mas é mais difícil.

Olá, eu estou numa situação semelhante, a minha média ronda os 183, pelo que a média do último colocado do ano passado foi 18,3 na UBI ( onde quero entrar ). Será um erro ficar um ano "parado" por causa de uma diferença de décima, que á partida será? Estou mentalmente cansado e por isso estava a pensar fazer um gap year, mas tenho receio que possa tomar uma má decisão

Olá, eu estou numa situação semelhante, a minha média ronda os 183, pelo que a média do último colocado do ano passado foi 18,3 na UBI ( onde quero entrar ). Será um erro ficar um ano "parado" por causa de uma diferença de décima, que á partida será? Estou mentalmente cansado e por isso estava a pensar fazer um gap year, mas tenho receio que possa tomar uma má decisão
Sinceramente acho que este ano entras. Os exames vão ser mais difíceis pelo que dizem e isso vai fazer as médias baixar em princípio. De qualquer forma, boa sorte para qualquer uma das decisões que tomes!

Agradeço imenso a resposta! Não perguntaste mas a minha média de 11° foi de 17,6 e este ano mais alta será. Estou confiante de que acabo com um 17,9 pelo menos mas realmente as médias de entrada do ano anterior assustaram-me por isso convém mesmo explorar outras opções. Vou pesquisar como sugeriste os planos de estudo de ciências farmacêuticas porque entre as opções que referiste é a que à partida me chamou mais à atenção. Acho que tendo tido 18,9 no exame de fq e 17,8 a biologia não me compensaria repetí-los. Quanto a matemática ainda não fiz exame mas mesmo que repetir, planear um ano inteiro à volta disso pode realmente não ser o mais aconselhável e por isso talvez concorra não só a medicina como a alguma dessas segundas opções e quem sabe, até me adianto nalgumas cadeiras!
De nada! Acho que tens uma boa média e excelentes notas nesses 2 exames, portanto se quiseres apostar em repetir exames e melhorar a média, tens uma boa hipótese de chegares à média que precisas, mais ano menos ano. E com o exame de matemática tudo pode mudar, até pode ser que tenhas sorte este ano!! É sempre bom termos um plano A, mas também definir um plano B que nos ajude a chegar lá, pelo menos, essa era a minha perspetiva quando não consegui entrar à primeira! :) Boa sorte!!
Post automatically merged:

Olá!
Só tu poderás saber o que é que encaixa melhor contigo, com aquilo que estás a sentir. Também ainda tens mais não sei quantos meses para tomar essa decisão e veres como te sentes ao longo do tempo.

Fiquei só um pouco confusa com os números que escreveste, porque 18,3 ou 18,30 ou 183 é a mesma coisa. A UBI teve 183,2 de média na 1ª fase. Se estás perto dos 183, então estás a centésimas e não a décimas de distância ahah

Podes sempre fazer esse tal gap year e voltar a concorrer com a mesma média no próximo ano, mas certifica-te que continuas com todas as provas de ingresso válidas.

Última edição:
Boa tarde!
Estou no 12º ano e penso colocar como primeira opção o curso de medicina na FMUP. Este ano vou fazer o exame de Matemática A e tentar fazer uma melhoria ao exame de FQ. Acontece que o máximo que poderei atingir de média, isto é, se tirar 20 nos dois exames este ano, é cerca de 188.5, que coincide com a média do último classificado na primeira fase de 2020, e, portanto, não me sinto muito seguro relativamente às possibilidades que tenho. Acham que as médias, numa perspetiva geral, vão subir ainda mais, manter-se ou baixar?
Além disso, ainda me sinto um pouco confuso relativamente à escolha dos cursos, porque gosto muito de biologia, tenho muito interesse por matemática e química, mas também não desgosto de física. Sei que quero algo que esteja relacionado com a biologia e se possível com a área da saúde. Também gosto imenso do contacto com o próximo e do espírito de entreajuda, daí estar muito inclinado para medicina, mas, de qualquer forma, já estive a fazer uma pequena análise e também acho bioengenharia e ciências biomédicas cursos bastante interessantes, mas uma mãozinha extra vinda de pessoal mais informado, que me pode orientar, é sempre bem vinda.

• Like
Reactions: beatriz_cruz-6286
Ola a todos. Eu gostava de ir para medicina só que a minha média de 10 ano é 15,4. O que acham que poderia fazer para conseguir entrar? Parar um ano depois do 12 ano tipo “gap year” e fazer exames às disciplinas que tenho mais baixas para subir as notas e conseguir entrar (não tem que ser no Porto) ou entrar num curso que me de equivalências? Ou então procurar outra hipótese..
obrigada a todos que conseguirem ajudar

Ola a todos. Eu gostava de ir para medicina só que a minha média de 10 ano é 15,4. O que acham que poderia fazer para conseguir entrar? Parar um ano depois do 12 ano tipo “gap year” e fazer exames às disciplinas que tenho mais baixas para subir as notas e conseguir entrar (não tem que ser no Porto) ou entrar num curso que me de equivalências? Ou então procurar outra hipótese..

Olá!
Estás no 10º ano, então, correto? Se sim, acho que é mais fácil pensares nessas opções daqui a 1 ano/2 anos, no futuro, do que propriamente agora, neste momento, porque ainda não fizeste nem metade do secundário, falta-te fazer as provas de ingresso, que mudam muita coisa, portanto a tua média ainda está um pouco distante da tua nota final de candidatura, provavelmente. 15,4 não é uma média de todo confortável, mas ainda tens IMENSAS etapas no secundário por alcançar que ainda a podem alterar imenso. O 10º ano até costuma ser o pior ano dos três, em alguns casos, e depois as pessoas aplicam-se e sobem imenso.

De qualquer forma, apesar de ainda ser um pouquinho precoce posso tentar dar-te umas luzes das possíveis soluções/alternativas. Há pouco tempo respondi a outra dúvida semelhante à tua, aqui fica a resposta:
Acho que essa decisão depende 1. da tua média final, se está ainda muito afastada ou perto das médias atuais de medicina, 2. quantos exames pretendes repetir e 3. daquilo que te deixa mais confortável à partida, ou seja, no meu caso, pessoalmente, não me sentia confortável a parar um ano sendo o meu único objetivo estudar meses e meses para um conjunto de exames - acho que ia acumular muita ansiedade ao longos desses meses.

Portanto, quando chegou a altura de tomar essa decisão, resolvi ir para a faculdade, porque também seria um plano B para medicina (se nunca tivesse conseguido a tal média suficiente a repetir exames nos anos seguintes, teria concorrido a medicina pelo concurso de licenciados com esse plano B).

Apesar de não ser fácil fazer cadeiras da faculdade e estudar para exames (acho que repetir mais do que dois exames, nesta situação, também já é muito, pela minha experiência), acabei por conseguir fazer tudo e ficar com uma boa média para entrar em medicina após o meu 2º ano de universidade. Entrei na FMUL e consegui algumas equivalências.

As melhores opções alternativas talvez sejam medicina dentária, ciências farmacêuticas, ciências da nutrição, enfermagem, mas varia sempre conforme a faculdade e universidade (convém comparar os planos de estudo).

De qualquer forma, há imensa gente que pára um ano, repete exames e corre tudo bem. Mas convém já teres uma boa média de base, na casa dos 17, 17 e pouco, à partida. Agora, com estas médias atuais tão elevadas, talvez convém estar mais perto do 18 que do 17 inicialmente, apenas por uma questão probabilística. Até podes ter média de 16/17, tirar notas brutais nos exames e subir a média 1,5 ou 2 valores duma vez, quem sabe, mas é mais difícil.
Ou então procurar outra hipótese..
Tens mais uma hipótese que é terminar esse possível curso que referiste (com as equivalências e tal, que podes continuar a usar mais tarde em Medicina, ou mesmo que não tenha nenhuma equivalência) e concorrer a Medicina pelo concurso de licenciados. Os requisitos e tipo de avaliação para entrar variam entre faculdades.

• Like
  • Fabulous
Reactions: davis and Wraak
Olá, então o meu problema é: Quero medicina...se pensar em outros cursos parece que ficam sempre aquém de medicina e portanto é isso! Agora o ano letivo anterior subiu muito mas mesmo muito as médias, e a minha atual não dá para medicina (se fosse a dois anos já dava). A minha média de secundário é bastante boa anda na casa dos 18 e muitos porém, no exame de físico química tirei um 14,50 o que me baixa muito mas muito a média. Poderia pôr a hipótese de voltar a repetir e tentar subir, a questão é que eu nunca fui grande aluna a fq e tenho quase a certeza absoluta que não ia conseguir subir(principalmente pq já não me lembro de nd). Não sei o que fazer....acho muito injusto ter uma média tão boa e não conseguir por causa das médias dos exames...alguém me sabe ajudar? Estou muito perdida...

Olá, então o meu problema é: Quero medicina...se pensar em outros cursos parece que ficam sempre aquém de medicina e portanto é isso! Agora o ano letivo anterior subiu muito mas mesmo muito as médias, e a minha atual não dá para medicina (se fosse a dois anos já dava). A minha média de secundário é bastante boa anda na casa dos 18 e muitos porém, no exame de físico química tirei um 14,50 o que me baixa muito mas muito a média. Poderia pôr a hipótese de voltar a repetir e tentar subir, a questão é que eu nunca fui grande aluna a fq e tenho quase a certeza absoluta que não ia conseguir subir(principalmente pq já não me lembro de nd). Não sei o que fazer....acho muito injusto ter uma média tão boa e não conseguir por causa das médias dos exames...alguém me sabe ajudar? Estou muito perdida...
Hello! Se realmente queres seguir Medicina, tens que ultrapassar os teus receios com FQ e repetires a prova de ingresso. Ainda tens BG e Matemática válidas? Se assim for, seria ainda melhor, porque significa que só terias mesmo que repetir FQ e ambicionares mais do que o que tiraste. O facto de não ser uma disciplina em que sintas que és muito boa não significa que não consigas tirar uma nota melhor do que a que tiraste quando fizeste exame, mesmo que aches que te lembres de pouca coisa - volta a procurar pelos teus manuais, apontamentos, usa a secção de Apontamentos do Uniarea (onde encontras imensos recursos e até provas-modelo) e, se tiveres capacidade para isso, procura um explicador da disciplina. Estamos em Maio, portanto, tens ainda cerca de 2 meses para estudar a disciplina, o que pode não ser imeeenso tempo, mas tu já tiveste a disciplina, portanto, vai ser mais um trabalho de relembrares do que propriamente aprenderes tudo do 0, mesmo que sintas que te esqueceste de basicamente tudo.

Em alternativa, caso não queiras repetir a prova de ingresso, o que poderás fazer é completares uma licenciatura (preferencialmente dentro da área da Saúde e das Ciências) e, após conclusão da licenciatura, poderás concorrer ao concurso especial de Licenciados. Existe um tópico aqui no Uniarea só dedicado a esse concurso, onde encontras vários candidatos e informações úteis.

Espero que isto te sirva de motivação. Boa sorte! 🤗

• Like
  • Love
Reactions: bwtw and Blasty
Olá a todos!
Este ano acabei o ensino secundário e o meu objetivo inicial era candidatar-me a medicina na FMUC porém, o exame de matemática não me correu nada bem. Assim sendo, pensei em candidatar-me a medicina dentária (também na FMUC), e repetir o exame de matemática no próximo ano.
Assim sendo, gostaria de saber se esta é a melhor opção e se, entrando em medicina no próximo ano, se teria algumas equivalências com o curso de medicina dentária, para o qual tenho uma média confortável de entrada.
Obrigado pela atenção! (:

Olá a todos!
Este ano acabei o ensino secundário e o meu objetivo inicial era candidatar-me a medicina na FMUC porém, o exame de matemática não me correu nada bem. Assim sendo, pensei em candidatar-me a medicina dentária (também na FMUC), e repetir o exame de matemática no próximo ano.
Assim sendo, gostaria de saber se esta é a melhor opção e se, entrando em medicina no próximo ano, se teria algumas equivalências com o curso de medicina dentária, para o qual tenho uma média confortável de entrada.
Obrigado pela atenção! (:
Olá, aconteceu-me a mesma coisa, a minha média interna é de 19,3 sendo que tirei 18,6 no exame de FQ, 17,6 no exame de BG e 15,2 no Exame de Mat, não conseguirei entrar porque o exame de matemática baixa muito a minha média e portanto penso em fazer o mesmo que tu, visto que, é o curso com mais equivalências

Olá! Venho de Humanidades e então estou com 2 situações: ou vou para enfermagem e candidato-me pelo concurso de licenciados ou vou para fora (a melhor opção até agora é Itália). Digo isto porque custa-me um pouco gastar 4 anos noutro curso (atenção que admiro imenso a enfermagem, mas não me vai servir para nada), ainda por cima para um concurso que está cada vez mais saturado e sabe-se lá como vai estar daqui a uns anos. Por outro lado, em ir para fora, além das óbvias razões familiares e tudo, acho que o ensino que temos em Portugal é incomparável, e gostava de aprender medicina em Português, até porque não sei qual será o grau de dificuldade que será aprender em Inglês (para ter média de curso elevada) e depois conseguir traduzir 6 anos mentalmente para a PNA (ainda por cima sou apaixonada por cirurgia, que por acaso tem das médias mais altas).
AJUDAAA! Uma opinião ou dica por favor, ou tua ou de alguém que esteja/tenha passado pelo assunto. Estou desesperada e o tempo diminui cada vez mais, nem sei se com o pouco tempo que falta teria a mínima hipótese no exame para Itália sequer, mas pronto, queria uma opinião antes de decidir alguma coisa.

Olá! Venho de Humanidades e então estou com 2 situações: ou vou para enfermagem e candidato-me pelo concurso de licenciados ou vou para fora (a melhor opção até agora é Itália). Digo isto porque custa-me um pouco gastar 4 anos noutro curso (atenção que admiro imenso a enfermagem, mas não me vai servir para nada), ainda por cima para um concurso que está cada vez mais saturado e sabe-se lá como vai estar daqui a uns anos. Por outro lado, em ir para fora, além das óbvias razões familiares e tudo, acho que o ensino que temos em Portugal é incomparável, e gostava de aprender medicina em Português, até porque não sei qual será o grau de dificuldade que será aprender em Inglês (para ter média de curso elevada) e depois conseguir traduzir 6 anos mentalmente para a PNA (ainda por cima sou apaixonada por cirurgia, que por acaso tem das médias mais altas).
AJUDAAA! Uma opinião ou dica por favor, ou tua ou de alguém que esteja/tenha passado pelo assunto. Estou desesperada e o tempo diminui cada vez mais, nem sei se com o pouco tempo que falta teria a mínima hipótese no exame para Itália sequer, mas pronto, queria uma opinião antes de decidir alguma coisa.
Acho que essa decisão é uma coisa muito pessoal, mesmo com todos os prós e contras. Tens que ver para que lado da balança pesa mais em relação a tudo isso que escreveste. Há pessoas que não se importam nada de ir para o estrangeiro, outras sim, depende do quanto querem fazer o curso cá, se têm dinheiro para ir para fora, se têm paciência para esperar e fazer outro curso, etc. Também não acredito que tirar enfermagem seja algo em vão, pelo contrário.. O plano B que escolhemos, seja ele qual for, traz-nos sempre algo de bom, das mais variadas formas. Tenho amigos que queriam Medicina, entraram noutra área tipo Medicina Dentária ou mesmo Biologia Molecular, apaixonaram-se por essas áreas e Medicina deixou de fazer parte dos objetivos pessoais deles. So, you never know...
Eu entrei em Medicina 2 anos depois de terminar o secundário (tendo ido para a universidade na mesma) e sempre soube que ir para o estrangeiro não era uma opção. Queria fazer o curso cá e pronto.

Cá em Portugal também estudas por imensas fontes bibliográficas em inglês, livros, artigos científicos, etc etc. Para a preparação da PNA, existem várias academias que ajudam e têm muitos materiais em português. Se não tiveres dificuldade no inglês, é bastante intuitivo ler nessa língua ou ler na nossa, acabamos por saber como se dizem muitos dos vários termos mais técnicos ou médicos nas duas línguas.

Também só dizer que cirurgia engloba muitas áreas diferentes, cujas notas da PNA que dão para cada variam bastante. Não tem nada a ver a nota que é preciso para haver alguma possibilidade de se ter vaga em Cirurgia Plástica, em comparação com Cirurgia Geral, em que se entra com um leque maior de notas, por exemplo.

Acho que essa decisão é uma coisa muito pessoal, mesmo com todos os prós e contras. Tens que ver para que lado da balança pesa mais em relação a tudo isso que escreveste. Há pessoas que não se importam nada de ir para o estrangeiro, outras sim, depende do quanto querem fazer o curso cá, se têm dinheiro para ir para fora, se têm paciência para esperar e fazer outro curso, etc. Também não acredito que tirar enfermagem seja algo em vão, pelo contrário.. O plano B que escolhemos, seja ele qual for, traz-nos sempre algo de bom, das mais variadas formas. Tenho amigos que queriam Medicina, entraram noutra área tipo Medicina Dentária ou mesmo Biologia Molecular, apaixonaram-se por essas áreas e Medicina deixou de fazer parte dos objetivos pessoais deles. So, you never know...
Eu entrei em Medicina 2 anos depois de terminar o secundário (tendo ido para a universidade na mesma) e sempre soube que ir para o estrangeiro não era uma opção. Queria fazer o curso cá e pronto.

Cá em Portugal também estudas por imensas fontes bibliográficas em inglês, livros, artigos científicos, etc etc. Para a preparação da PNA, existem várias academias que ajudam e têm muitos materiais em português. Se não tiveres dificuldade no inglês, é bastante intuitivo ler nessa língua ou ler na nossa, acabamos por saber como se dizem muitos dos vários termos mais técnicos ou médicos nas duas línguas.

Também só dizer que cirurgia engloba muitas áreas diferentes, cujas notas da PNA que dão para cada variam bastante. Não tem nada a ver a nota que é preciso para haver alguma possibilidade de se ter vaga em Cirurgia Plástica, em comparação com Cirurgia Geral, em que se entra com um leque maior de notas, por exemplo.
Pois, isso é tudo verdade, e eu quero muito tirar o curso cá, então já me decidi de ficar por cá e tirar outra coisa entretanto😊 Além dos preços absurdos lá fora, também não é assim tão fácil de entrar, e onde o é, a educação médica é precária... Que cursos são melhores/ vês mais pessoas utilizarem dentro da área da saúde e ciências? Se me conseguisses dizer alguns, porque ainda tenho opções em aberto e porque tenho de ver algum que dê para entrar só com Biologia e Geologia, agradecia! E muito obrigada desde já também😊😊😊😊😊😊😊

Também deixo aqui um pouco da minha experiência: estive um ano em ciências biomédicas e depois um ano em ciências da saúde. Em ambos, repeti os exames e melhorei bastante a média, comparativamente àquela que tinha quando terminei o secundário, e consegui entrar em medicina em 2018. Quando estive em ciências da saúde, fiz as cadeiras todas (algo que não aconteceu em biomédicas, para me concentrar mais nos exames - deu para subir a média, mas ainda estava a 1/2 décimas), com óptimas notas, e repeti 2 exames.

Subscrevo totalmente aquilo que a @Kiki2000 disse sobre não ser propriamente tempo perdido. Estes anos iniciais na faculdade, antes de entrar em med, deram-me bastante estaleca, capacidade de organizar o estudo e maturidade, que me permitiram lidar muuuuuito melhor com a pressão e exigência do curso que, para muitos, é um choque inicial quando vêm diretamente do secundário. Eu entendo inteiramente o porquê desse choque, é totalmente normal e ultrapassável, apesar de eu mesma não ter passado por essa fase. Já dei por mim a pensar que, se tivesse entrado com 18 anos em med, não sei ao certo como seria, claro, mas presumo que não me teria corrido tão bem a nível de lidar com a ansiedade e ter boas notas. Portanto, há sempre um lado bom e um lado menos bom!
Não entrei com 18 anos, entrei com 20, a diferença não é muita e acredita que há IMENSOS colegas mais velhos no curso, em cada ano, que entram tanto pelo concurso nacional de acesso, após repetirem os exames, ou que entram pelo concurso de licenciados, com o mais variado background.

Outra das vantagens foram as equivalências que obtive, que permitiram me focar mais em determinadas cadeiras ao longo do 1º ano e no semestre passado do 2º. E claro, isto aumenta a probabilidade de conseguir melhores notas, do que se tivesse que dividir o estudo por mais cadeiras.
Olá! estou numa situação em que percebi agora que gostava mesmo de Medicina, e como estou num curso de saúde no IPL, pensei que pudesse ter equivalência no concurso de Med para licenciados. A minha única questão é: quais são os cursos abrangidos para me poder candidatar posteriormente ao concurso para licenciados? Muitas faculdades falam de cursos em saúde, mas nunca especificam. Se me pudessem ajudar agradecia!

Olá! estou numa situação em que percebi agora que gostava mesmo de Medicina, e como estou num curso de saúde no IPL, pensei que pudesse ter equivalência no concurso de Med para licenciados. A minha única questão é: quais são os cursos abrangidos para me poder candidatar posteriormente ao concurso para licenciados? Muitas faculdades falam de cursos em saúde, mas nunca especificam. Se me pudessem ajudar agradecia!
Olá! Apesar de depender de faculdade para faculdade, na maioria delas podes concorrer com os cursos de saúde estipulados pela lista da DGES, a qual podes verificar aqui: Acesso ao Ensino Superior 2021 - Índices de Cursos (por área de estudos e curso) . De qualquer das formas, aconselho-te a verificares o regulamento de cada faculdade ☺️

Olá a todos, antes de mais quero deixar um agradecimento a todos os moderadores da equipa Uniarea que muito têm contribuído para que possa vir a decidir sobre o meu futuro profissional de uma forma consciente, pelo que agradeço imenso a existência deste site.

Tenho 17 anos, estou no 12.º ano de ciências e tecnologias (disciplinas opcionais: Biologia e inglês). No ano passado, realizei os exames nacionais de FQ e BG e, este ano, vou fazer o exame de Matemática A. Tenho uma boa média interna (186) e tive razoáveis notas nos exames, ( FQ - 150 e BG – 160)

O meu sonho desde pequena sempre foi na investigação na área da saúde humana tenho uma enorme vontade de trabalhar num laboratório, investigando doenças e tratamentos, não obstante da minha romantização do mundo da investigação biomédica a realidade é que na investigação académica muito se está ainda a trabalhar para garantir mais estabilidade nesta área e reduzir a precariedade e na investigação na industria farmaceutica cada vez mais difícil no nosso país cuja saída mais rentável será trabalhar na Europa. Posto isto só vejo uma saída, um curso com mais alternativas profissionalizante: CF ou Medicina que acabam por oferecer um leque muito alargado de opções diferentes mesmo possibilitando uma carreira de investigação

Atendendo que a minha média pode não ser suficiente para entrar em Medicina, neste sentido, estou a tentar explorar todas as possibilidades...

Como já tenho vindo a acompanhar o tópico - investigação biomédica e outros tópicos algumas dúvidas se despertaram:

1º - caso uma das alternativas, passe por tirar licenciatura em ciências biomédicas e depois concorrer ao curso especial de medicina para licenciados – duvida:

• – qual a melhor universidade a concorrer? UA, cujos conteúdos são predominantemente biológicos e essencialmente pela sua aposta no método PBL com forma a desenvolver as "soft skills" e a tornar-te "diferenciador" no mercado de trabalho
  • UBI atendendo à eventual continuidade no mesmo estabelecimento para seguir medicina?
2º - qual o melhor curso ( a escolher como alternativa) para concorrer ao curso especial de medicina para licenciados que permita mais equivalências? E em que faculdade?

3º - Não desistir do meu sonho de investigador, tirar licenciatura em ciências biomédicas e depois mestrado em investigação clinica, onde? Onde posso encontrar um mestrado altamente profissionalizante, com acordos com a indústria farmacêutica, empresas, hospitais e outras entidades, que colaborem na formação e permitam que se desenvolva projetos ou estágios, com boas possibilidades de ter trabalho no fim?

ola, eu tenho uma grande problema. Tenho um sonhe em fazer medicina, mas minha media é de 15,5 e queria saber se alguem sabe de alguma opção que possa me da esperança. Por enquanto to tentando enfermagem

e queria saber se alguem sabe de alguma opção que possa me da esperança
Sei, sim. Se, após concluíres o secundário, te alistares no Exército e cumprires 1 ano de serviço em RV (após o qual podes sair), terás acesso ao contingente para militares, o que te permitiria concorrer, para aquelas vagas, apenas com outros candidatos desse contingente (e normalmente não há). Isto quer dizer que a entrada estaria basicamente garantida desde que tivesses média igual ou superior a 14 em cada um dos exames nacionais pedidos pelo curso, isto é, a nota mínima exigida.
Mais informação aqui: Contingente Prioritário para Candidatos Militares | DGES

Olá, acabei agora o 10 ano e quero ir para medicina, o problema é a minha media,que é 14. Alguém tem alguma recomendação? Repetir o ano? Continuar?
Obrigada.
Tem calma! Ainda vais a tempo! Dá o teu melhor e continua a estudar! Se sentires que tens dificuldades, tenta arranjar apoio num centro de estudos ou em explicações. Sinto que a mim me ajudou esse "apoio extra" fora da escola. Já tentaste experimentar diferentes métodos de estudo, para perceberes a qual te adaptas melhor? 🙂
Olá, acabei agora o 10 ano e quero ir para medicina, o problema é a minha media,que é 14. Alguém tem alguma recomendação?
Tem calma! Ainda vais a tempo! Dá o teu melhor e continua a estudar! Se sentires que tens dificuldades, tenta arranjar apoio num centro de estudos ou em explicações. Sinto que a mim me ajudou esse "apoio extra" fora da escola. Já tentaste experimentar diferentes métodos de estudo, para perceberes a qual te adaptas melhor? 🙂

Repetir o ano? Continuar? Ou alguma saída caso não consiga a média necessária?
Obrigada.