Quero ser professor. O que devo fazer?

Diogo CPR

Membro Caloiro
Matrícula
12 Dezembro 2023
Bom dia.
Tenho 30 anos, sou licenciado em Eng. Mecânica, estou a terminar um mestrado em Gestão de Empresas, tenho 7 anos de experiência na indústria e sou pai de dois meninos de 2 e 4 anos.
Desde que fui pai que procuro o melhor para os meus filhos e custa-me ouvir estórias lamentáveis que ocorrem nas salas de aula dos meus sobrinhos de 13 e 9 anos.
Para além disso, a experiência que tenho da indústria, mostrou-me que muitas vezes aqueles que tem mais estudos são os melhores. Faltam valores como o compromisso, esforço, lealdade, honestidade e principalmente respeito.
Gostava de poder lecionar e educar futuras gerações e tendo em conta os meus estudos, gostava de saber que ensinos posso lecionar e onde me posso digirir para mostrar o meu interesse?

Para seguir a carreira de professor, deves ter um mestrado em Ensino da disciplina que pretendes ensinar. Não obstante, atendendo à falta de professores, é possível aceder à profissão apenas com licenciatura. Não sei se, neste aspecto, um detentor de mestrado não direccionado ao Ensino tem alguma vantagem face a se apenas tivesse a licenciatura.

Sendo licenciado em Engenharia Mecânica, terias acesso, por exemplo, aos concursos dos grupos de recrutamento de Educação Tecnológica e de Matemática, de 3º ciclo e secundário, de acordo com documentos da Direcção-Geral da Administração Escolar.
Tens aqui esta informação mais desenvolvida, com referências à legislação em vigor, bem como as listas de cursos que dão acesso aos outros grupos de recrutamento: https://www.dgae.medu.pt/gestrechumanos/pessoal-docente/qualificacoes/habilitacao-propria

Acrescento ainda algo que poderá, ou não, ser de interesse, já que esta questão resulta de um descontentamento com o ensino público. Sendo detentor de licenciatura, tens o direito de ensinar os teus próprios filhos em vez de eles terem aulas numa escola pública. Mais informação aqui: Ensino Individual e Ensino Doméstico | Direção-Geral da Educação

Última edição: