Questão sobre congelamento de matrícula / perda de ADSE como dependente

ppaulino04

Membro Caloiro
Matrícula
26 Janeiro 2021
Boas, sofri uma lesão no inicio do primeiro semestre que me deixou imobilizado tendo que efetivamente desistir deste ano de faculdade. Neste momento estou de atestado até janeiro mas veio a confirmar-se que a situação será parecida para o segundo semestre.

A minha dúvida é: Tenho maneira de congelar a matricula deste ano e seguir com ADSE (e depois proseguir os estudos repetindo o ano em 26/27) ou devo estender o atestado ao ano letivo inteiro e apenas pagar as propinas normalmente? Alguns outros nuançes deste situação que me possam estar a escapar?

A minha universidade não disponibiliza grande informação sobre estas situação à priori então achei por melhor perguntar a alguém que possa ter passado por uma situação semelhante.

Agradeço desde já qualquer ajuda ou esclarecimento.

Pedro Paulino

Olá.

Não sei se percebi o que a ADSE tem a ver com o assunto. Se este ano já apresentaste o comprovativo de matrícula e já recebeste o cartão, não deves ter problemas este ano. Se vais continuar no mesmo curso ou ingressar noutro no ano seguinte, no próximo ano apresentas outro comprovativo. Não vejo o que tem a ver com a decisão de anulares a matrícula para o segundo semestre ou não.

Beneficias de bolsa DGES? Se sim, poderás manter a bolsa apesar de não obteres aproveitamento a 36 ECTS desde que justifiques a tua situação académica com base na situação médica.

Quanto a "congelar" (anular) a matrícula, isso depende. Em princípio, se pretendes continuar a frequentar o mesmo curso no ano lectivo seguinte, não faz muito sentido anulares, porque só podes reingressar após um ano "vazio", ou seja, para voltares a ingressar no mesmo curso no ano imediatamente seguinte, teria de ser pelo CNAES. Pode na mesma ser benéfico, se anular a matrícula agora fizer cessar a obrigação de pagares mais propinas, mas isso depende do regulamento da universidade, porque em algumas tens na mesma de pagar a totalidade da propina, ainda que anules a matrícula meio. Já tentaste ver se a universidade te pode isentar das propinas este ano dado que a tua situação médica te impede de frequentar o curso este ano lectivo, se há alguma coisa no regulamento acerca disto?