Questão sobre o que fazer se reprovar a uma disciplina.

DavidDavid1010

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2024
Olá.
Portanto, sou aluno do 12 ano e (em princípio) devo reprovar a Matemática A, tive 10 no final do 10º e do 11º e necessitava do 9 para acabar o ensino secundário porém a minha nota final foi 5. Falei com a minha DT (que é a professora de matemática) e ela não falou nada acerca de ir a conselho de turma ou não. Tenho duas questões, a primeira é se eu posso, depois das notas de final do ano letivo serem afixadas, pedir reapreciação (não sei se é o termo correto) de nota apenas a Matemática A. Acho muito chato andar o secundário inteiro com dificuldades a matemática e reprovar apenas no último ano, a minha outra dúvida é se caso nada da reapreciação de nota funcionar, como é que faço para o exame contar como nota interna de matemática já que reprovei, e qual a nota mínima que preciso de tirar para passar?

Olá,
A "reapreciação da nota" é falar com a professora. Se ela não mudar nada então nada pode ser feito (também tens que perceber que é complicado para ela subir de um 5 para um 9).
Para passar por exame tens que ter pelo menos 9.5 no exame.

A "reapreciação da nota" é falar com a professora.
Esta informação está incompleta. Sendo possível falar com a professora, não é o fim da história.
Se ela não mudar nada então nada pode ser feito
Já isto está manifestamente incorrecto.
Tenho duas questões, a primeira é se eu posso, depois das notas de final do ano letivo serem afixadas, pedir reapreciação (não sei se é o termo correto) de nota apenas a Matemática A.
Podes. Atenção aos prazos a cumprir. Deves dirigir ao director do estabelecimento de ensino o pedido, ou, caso sejas menor, o teu Encarregado de Educação deve fazê-lo em teu nome. O pedido deve ser devidamente fundamentado. O director manda reunir o conselho de turma e recebes por correio registado a decisão daí decorrente. Se quiseres recorrer hierarquicamente, podes ainda fazê-lo junto da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares. Atenção que simplesmente "achar injusto reprovar no último ano" não é fundamento válido, é preciso haver aí algo por onde pegar, como vícios de forma, incumprimentos de regulamentos, de estatutos, de direitos, correcções mal feitas, critérios mal aplicados, et cetera. Interessa-te o artigo 36º da Portaria n.º 226-A/2018, disponível em https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/portaria/2018-221414436
como é que faço para o exame contar como nota interna de matemática já que reprovei
Após saírem as classificações, inscreves-te no exame para aprovação.
e qual a nota mínima que preciso de tirar para passar?
95 pontos (em 200).

Última edição:
Não percebi este excerto, podes esclarecer melhor por favor? Obrigado!
Se a directora não conceder o teu pedido, podes recorrer da decisão da directora à Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, com base em vícios de forma.

Ola, estou no 11 e tenho 4 negativas a geografia, filosofia historia e macs, mas no 10° ano tive 10 a macs e 10 a historia agora no 11.º tenho 9 a macs e 9 a história passo de ano?

Ola, estou no 11 e tenho 4 negativas a geografia, filosofia historia e macs, mas no 10° ano tive 10 a macs e 10 a historia agora no 11.º tenho 9 a macs e 9 a história passo de ano?
Que História? História A é trienal, pelo que não interessa quanto tiveste no 10º ano. História B é bienal.
Assumindo que é História A, reprovas.