Questão sobre traje

Reb12

Membro Caloiro
Matrícula
5 Outubro 2019
Boas, o traje academico é usado com grande orgulho durante o nosso percurso na nossa nobre universidade de que somos estudantes. A minha questão é, depois de fazer mos o curso, ou seja de ser mos ex estudantes e profissionais na nossa area de trabalho pode-se envergar algum elemento do traje(capa por exemplo) em eventos importantes como serenatas ou na queima das fitas de um familiar?
obg a quem me der uma luz, bem haja

Boas, o traje academico é usado com grande orgulho durante o nosso percurso na nossa nobre universidade de que somos estudantes. A minha questão é, depois de fazer mos o curso, ou seja de ser mos ex estudantes e profissionais na nossa area de trabalho pode-se envergar algum elemento do traje(capa por exemplo) em eventos importantes como serenatas ou na queima das fitas de um familiar?
obg a quem me der uma luz, bem haja
o traje é exclusivo do estudante universitário. Podes usáxlo enquanto tenhas essa condição. Se o usares depois, é óbvio que ninguém to vai arrancar do Corpo ahah mas já não será propriamente adequado.

• Like
Reactions: BrunaS98
O traje é o uniforme do estudante.. Tradicionalmente para alunos de Liceu, seminários e ensino superior.
Nada a ver com praxes!
É um direito adquirido que dispensa quaisquer condições.
Obedece a regras de uso (protocolo - Praxe, portanto), especialmente em momentos formais.

Eu tenho uma questão: comecei o meu percurso académico na Universidade do Porto, e usei o traje dessa mesma academia. Contudo, vou mudar de curso, para o Politécnico de Leiria, será que posso usar o traje que já tenho?

A partida pode. Trata-se do Traje Nacional. Mas são capazes de lhe colocar entraves, como é costume nas situações em que se muda para uma academia cujos alunos possuam um traje próprio.
Não caia é na treta de o quererem baixar na hierarquia ou dizerem que os seus estudos no Porto não contam.

• Like
Reactions: Deleted member 5277
Olá sabem dizer me se em Coimbra é possível utilizar malas e/ou sacos quando temos o traje vestido?
Olá! Se quiseres seguir o código de praxe, em princípio, não, porque são artigos/acessórios que não estão previstos no artigo que enumera os requisitos de vestuário ou as suas exceções e que chocam com o traje académico.

Como é que eu adquiro o traje? Sou aluna do primeiro ano do instituto de educação da universidade de Lisboa
Quando quiseres. Não sei o que vai acontecer neste ano de pandemia, mas se fores praxista poderias esperar até abril/maio para o usar pela primeira vez numa cerimónia bonitinha.

• Like
Reactions: beatrizpbarroso