Questões quanto ao cálculo da média com pré-requisitos, mudanças de instituição e concurso nacional

davidamaral

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2021
Bom dia, sou aluno da FLUP do primeiro ano e quero mudar para o curso de TCAV da ESMAD.

A minha primeira dúvida tem a ver com o cálculo da nota de candidatura para o curso da ESMAD. Já realizei o pré-requisito do grupo M, obtive o resultado e calculei a nota da seguinte forma: (média do secundário * 0.65) + (prova de ingresso * 0.35) para obter a nota de candidatura para licenciaturas do IPP/P.PORTO, e de seguida fiz (nota de candidatura/resultado do cálculo anterior * 0.85) + (nota do pré-requisito * 0.15). Usei 15% porque li no edital do pré-requisito M que a nota pode valer até 15% na candidatura. Este cálculo está correto?

Também tenho algumas questões em relação ao processo de mudança de par instituição/curso e ao CNAES. Li neste fórum que é possível candidatar-me ao mesmo curso tanto pelo processo de mudança de par instituição/curso como pelo concurso nacional, para ter mais hipóteses de entrar (peço que me corrijam se estiver enganado).
A minha dúvida em relação a este processo é a seguinte: embora a minha nota de candidatura com o pré-requisito seja substancialmente acima da nota do último candidato do ano passado, por exemplo, existe sempre a possibilidade das médias subirem e eu não entrar no curso da ESMAD. Será possível inscrever-me para o acesso a outros cursos (como alternativa) através da mudança de curso (e do concurso nacional), e em setembro escolher a licenciatura em que me quero matricular?

Outras questões: o processo de mudança de par instituição/curso é tratado com a instituição em que pretendo entrar, certo?
Preciso de pedir outra vez senha para o sistema de candidaturas da DGES? Ou a ficha ENES? Creio que as minhas credenciais do site não estão a funcionar de momento, mas pode ser porque não abriu ainda o concurso nacional de acesso?

Muito obrigado desde já pela atenção.

Última edição:

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.
A minha primeira dúvida tem a ver com o cálculo da nota de candidatura para o curso da ESMAD. Já realizei o pré-requisito do grupo M, obtive o resultado e calculei a nota da seguinte forma: (média do secundário * 0.65) + (prova de ingresso * 0.35) para obter a nota de candidatura para licenciaturas do IPP/P.PORTO, e de seguida fiz (nota de candidatura/resultado do cálculo anterior * 0.85) + (nota do pré-requisito * 0.15). Usei 15% porque li no edital do pré-requisito M que a nota pode valer até 15% na candidatura. Este cálculo está correto?
Se te estás a referir à formula para o Concurso Nacional de Acesso é: 50% média do secundário; 35% provas de ingresso; e 15% Pré-requisito do Grupo M.
Também tenho algumas questões em relação ao processo de mudança de par instituição/curso e ao CNAES. Li neste fórum que é possível candidatar-me ao mesmo curso tanto pelo processo de mudança de par instituição/curso como pelo concurso nacional, para ter mais hipóteses de entrar (peço que me corrijam se estiver enganado).
Correto.
Será possível inscrever-me para o acesso a outros cursos (como alternativa) através da mudança de curso (e do concurso nacional), e em setembro escolher a licenciatura em que me quero matricular?
Pelo Concurso Nacional de Acesso, ordenas de acordo com a tua preferência, mas só entras num. Pela Mudança de par instituição/curso, podes te candidatar a vários (se a instituição o permitir) e entrar em vários.
Outras questões: o processo de mudança de par instituição/curso é tratado com a instituição em que pretendo entrar, certo?
Certo.
Preciso de pedir outra vez senha para o sistema de candidaturas da DGES? Ou a ficha ENES? Creio que as minhas credenciais do site não estão a funcionar de momento, mas pode ser porque não abriu ainda o concurso nacional de acesso?
Precisas de pedir novamente ambas. Este ano, é através da plataforma PIEPE.

GuilhermeReb

Membro Veterano
Matrícula
18 Outubro 2018
Olá!
Para concorrer pelo concurso de contingente especial dos Açores tenho de por como primeira opção, correto?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Posso concorrer para o mesmo curso e universidade pelo contigente e pelo CNA?
O contingente é parte do Concurso Nacional de Acesso, mas, sim, se não ingressares no contingente, vais sempre concorrer no regime geral (é automático).