Questao sobre o valor das bolsas

Manuel100Alças

Membro Caloiro
Matrícula
22 Abril 2019
Bom dia.

Espero este ano escolar entrar no ensino superior, e neste momento estou com umas duvidas acerca das bolsas de estudo. Pelo que pesquisei, as condições necessárias para ser elegível é ter um rendimento per capita inferior ao limiar da carência (7809.59€ de acordo com a legislação). E o valor da bolsa de estudo seria a diferença entre a bolsa de referência e o rendimento per capita do agregado.
Se estou certo então um agregado familiar, composto por 3 pessoas, onde o pai e a mae ganham cerca de 1000€ por mês juntos, juntamente com os subsídios de natal e ferias, e o trabalho de verão do filho onde faria cerca de 2500~ daria um rendimento per capita de 5666~. Assim o filho se quisesse candidatar á bolsa , iria obte-la.
Mas o valor anual seria de 200? IAS x 11 + Propina - agregado familiar per capita = 200~.
Gostaria que alguém me ajudasse, pois estou um pouco confuso 😀.

marina c

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2018
Curso
Enfermagem ESESFM
Bom dia.

Espero este ano escolar entrar no ensino superior, e neste momento estou com umas duvidas acerca das bolsas de estudo. Pelo que pesquisei, as condições necessárias para ser elegível é ter um rendimento per capita inferior ao limiar da carência (7809.59€ de acordo com a legislação). E o valor da bolsa de estudo seria a diferença entre a bolsa de referência e o rendimento per capita do agregado.
Se estou certo então um agregado familiar, composto por 3 pessoas, onde o pai e a mae ganham cerca de 1000€ por mês juntos, juntamente com os subsídios de natal e ferias, e o trabalho de verão do filho onde faria cerca de 2500~ daria um rendimento per capita de 5666~. Assim o filho se quisesse candidatar á bolsa , iria obte-la.
Mas o valor anual seria de 200? IAS x 11 + Propina - agregado familiar per capita = 200~.
não é bem assim eu tenho rendimento superior e ganhei para a minha filha mas uma coisa é certa ela esta deslocada e ainda recebeu menos do que qd estva em lisboa e se eu nao ajudar basicamente ela nao comia o mes inteiro so para que conste ah e sou sozinha com 3 filhos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Manuel100Alças
Podes usar o simulador da DGES:

Sendo que o valor mínimo da bolsa é o valor da propina, pelo que não poderia ser 200€.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
J Duvida sobre diferença do curso em universidades diferente Concurso Nacional e Locais - Público 0
R Dúvidas sobre o Ensino Recorrente Ensino Secundário 6
Elsa Ferreira Duvida sobre o acesso ao ensino superior COVID-19 Concurso Nacional e Locais - Público 1
G IST Informações sobre os Cursos do IST da ULisboa Universidade de Lisboa 3
cersux Dúvida sobre o acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 10
J Dúvida urgente sobre ingresso no ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 7
G Dúvida urgente sobre as novas medidas de ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 16
lenadias Soluções de ficha sobre o Sarau da Trindade para o manual "Entre nós e as palavras 11" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
J Dúvida sobre a média interna e exames! Ensino Secundário 1
deltabit Algumas questões para debate sobre trabalho, salário e futuro Geral 0
A Discussões sobre Sexualidade, Identidade de Género e Transexualidade Geral 215
G Dúvida sobre exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
J Dúvida sobre classificação final da disciplina e exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
disruptedmind Alguém tem PowerPoints ou resumos sobre o estado-nação? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
F trabalho sobre o filme Ágora Ensino Secundário 7
D Dúvida sobre as aulas presenciais Ensino Secundário 2
J Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Concurso Nacional e Locais - Público 2
BananaPower UC Sobre Declaracao de Pagamentos Universidade de Coimbra 1
P Duvida sobre o ensino recorrente Ensino Secundário 2
C Dúvidas sobre acesso ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
F Dúvida sobre o secundário Ensino Secundário 3
T Debate sobre as Melhorias no Parlamento Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
C Dúvidas sobre Design - Porto Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
C Petição sobre as novas medidas do governo Ensino Secundário 15
Rutemarques2002 Dúvida sobre as aulas presenciais para o ensino secundário Ensino Secundário 18
C Dúvida sobre o Politécnico Ensino Superior 3
S algumas duvidas sobre cursos do ensino superior (conselhos) Ensino Superior 4
NeiaJ Tradução - Informações sobre a ULisboa e a Nova de Lisboa Humanidades, Secretariado e Tradução 6
Q Dúvidas sobre programas para computador exigidos em Medicina Saúde 1
S Manuais Ciências 8.º Ano / Materiais sobre ecossistemas Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
M FPCEUC Dúvida sobre ECTS Universidade de Coimbra 2
I Sistema Nervoso (dúvidas sobre cursos) Saúde 1
Z Dúvida sobre a minha média Ensino Secundário 3
martinnnnnnnns duvida sobre a media Ensino Secundário 0
Daniel777 Dúvida sobre a minha média de 12o ano Ensino Secundário 1
J Questão sobre manuais de Biologia e Geologia de 10º e 11º anos. Ensino Secundário 1
A Duvidas sobre os exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
coral Sobre o período de estudos e as épocas normal e de recurso Ensino Superior 2
Alfa UniClube de Leitura - Ciclo de Leitura #2 - "Ensaio Sobre a Cegueira" Geral 104
R Questão sobre traje Tradições Académicas 2
AlexPTJP FLUC Questão sobre menores/cadeiras isoladas Universidade de Coimbra 1
coral Dúvida sobre "seleção" para alojamento Alojamento Universitário 0
leonordeleuze Dúvidas sobre curso especializado artístico Ensino Secundário 2
G Dúvidas sobre a escolha de curso e escola para o 10º ano Ensino Secundário 2
M Dúvidas sobre entrada na 2ªfase na NOVA SBE / entrada noutra instituição e mudança para a NOVA SBE Candidatos 2019/2020 3
C FDUNL dúvidas sobre a matricula na universidade e nos horários Universidade Nova de Lisboa 6
Teresa_RS Feedback sobre ensino recorrente concelho de Almada Ensino Secundário 2
D Tese: A vossa opinião sobre os folhetos do retalho Geral 3
A UPorto Universidade do Porto: dúvida sobre "disciplinas extra curriculares" Universidade do Porto 2
disruptedmind Algumas dúvidas sobre o ensino superior! Concurso Nacional e Locais - Público 1