Questao sobre os exames não contarem sobre a nota final da disciplina…

Gustavo Vale

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2021
Boa tarde,

Gostaria de tentar esclarecer algumas dúvidas. Ouvi dizer que agora com a história do covid os exames já não pesam na classificação final das notas da disciplina (que costumava ser 30%), pelo que os alunos agora acabam com a nota interna. A minha questão é o seguinte: eu acabei o ensino secundário em 2019, um ano antes do covid começar e devo confessar que os exames baixaram-me a classificação de 2-3 disciplinas em 1 valor. Este ano vou concorrer ao ensino superior com esta gente que tem melhores notas… quando for pedir a minha ficha ENES a minha média vai ser mais alta? Ou seja tem efeitos retroativos e eu também estou incluído ou fico em desvantagem perante aqueles que concorrem comigo este ano?
Obrigado desde já.

Cumps

Pedro D. Jesus

Membro Dux
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Matemática
Instituição
UMa
Boa tarde,

Gostaria de tentar esclarecer algumas dúvidas. Ouvi dizer que agora com a história do covid os exames já não pesam na classificação final das notas da disciplina (que costumava ser 30%), pelo que os alunos agora acabam com a nota interna. A minha questão é o seguinte: eu acabei o ensino secundário em 2019, um ano antes do covid começar e devo confessar que os exames baixaram-me a classificação de 2-3 disciplinas em 1 valor. Este ano vou concorrer ao ensino superior com esta gente que tem melhores notas… quando for pedir a minha ficha ENES a minha média vai ser mais alta? Ou seja tem efeitos retroativos e eu também estou incluído ou fico em desvantagem perante aqueles que concorrem comigo este ano?
Obrigado desde já.

Cumps
Não sei bem o que estás a perguntar, mas acho que foi se para ti, vai aplicar-se o mesmo método. A resposta é, na minha opinião, não. Fizeste o exame em 2019, então os critérios desse ano vão ser aplicados nesse ano.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Gustavo Vale
Os alunos que concorreram no ano passado viram as notas que concluíram em 2019 recalculadas se isso lhes garantisse uma nota superior. Considerando que o CNAES pretende manter as mesmas regras do ano passado, tudo indica que isso voltará a acontecer. Mas certezas provavelmente só quando sair o guia da candidatura 2021.