Vou acrescentar aqui maus professores. Não no sentido de serem frios, ou de serem aborrecidos, mas sim os que leccionam a matéria incorretamente ou até a saltam.
Tive um ensino de Português no Secundário péssimo, era todas as aulas debitar os livros de preparação para os exames e cópias, não haviam dúvidas pois "já deviam saber isso", nem havia contestação sobre coisas claramente mal corrigidas nos testes, porque "o/a professor/a sou eu".
Entreguei trabalhos feitos com muito esforço para me ser atirado à cara que eram cópias da Internet e que nunca poderia ter escrito algo bom.
Isto tudo acumulou para um estigma para com o/a professor/a, mas também com a disciplina e toda a minha confiança sobre o desempenho na mesma. Foi grave de tal modo que acabei com 10 no exame na altura... Fiz este ano o exame, após me libertar de certas amarras, 16.
O comportamento tóxico de quem leccionou arruinou a disciplina e a auto-estima numa fase muito crítica no desenvolvimento pessoal de muita gente. E hoje vejo realmente quem teve a culpa do meu insucesso na disciplina em questão.