Realização de exames como externa #pedido de Ajuda# #Duvidas#

AFP510

Membro Caloiro
Matrícula
6 Julho 2021
Olá,
Eu estou em Humanidades e passei para 11º ano. Quando me matriculei escolhi Humanidades com as disciplinas Biologia e Geologia e MACS. Infelizmente não houve alunos suficientes e fiquei com as disciplinas MACS e Geografia. Eu fui ver os cursos que havia com as provas de Ingresso e não gostei nenhum. Fiquei desmotivada e isso reflectiu-se nas minhas notas. Depois encontrei no fórum uns posts a informar que é possível de fazer o exame de biologia e geologia externamente. Agora estou entusiasmada mas tambem com medo porque é isso que eu mesmo quero. Infelizmente não consigo ter aulas de explicação em Biologia e assim tenho estudar para o exame por mim própia. Alguém já fez o exame como externo? Como se prepararam? Devia estudar por manuais ou pelos livros de preparação para os testes? Quais livros de preparação recomendavam? Ver as aulas de RTP ajuda? Há alguns websites ou YouTube channels que possa ajudar? Agora começaram as férias e gostaria de começar os estudos. Podem mandar-me dicas como estudar para o exame e como devo organizar? Se eu vou fazer o exame no 11 º ano e não correr bem, posso fazer o exame no 12º ano outra vez? Tantas perguntas, sorry, mas perciso mesmo a vossa ajuda. Meu email é sandwitch2205@gmail.com se tiverem alguns recursos que me ajudavam, por favor mandam-me. Obrigada desde já pela vossa ajuda.

Sandrafp

Membro Caloiro
Matrícula
28 Julho 2020
Olá AFP,

Já recebeste alguma resposta por email, tambem gostaria ter algumas informações porque quero fazer o exame de Biologia tambem.
Estas perguntas são iguais as minhas.
Post automatically merged:

Não infelizmente ainda recebi nada.

Última edição:

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Devia estudar por manuais ou pelos livros de preparação para os testes?
Tendo em conta que tens tempo diria pelos dois. As bibliotecas costumam ter esses livros mas convém estar atualizados. Acho que o programa não mudou nos últimos anos mas sem 100% certeza
Ver as aulas de RTP ajuda?
Ajuda, é sempre um complemento ao estudo e bastante bom para quem tem uma memória mais auditiva
Há alguns websites ou YouTube channels que possa ajudar?
Help to learn no youtube. Tem videos resumidos de conceitos importantes
Se eu vou fazer o exame no 11 º ano e não correr bem, posso fazer o exame no 12º ano outra vez?
Sim

Quelra

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
6 Agosto 2020
Curso
GRH
Olá,
Eu estou em Humanidades e passei para 11º ano. Quando me matriculei escolhi Humanidades com as disciplinas Biologia e Geologia e MACS. Infelizmente não houve alunos suficientes e fiquei com as disciplinas MACS e Geografia. Eu fui ver os cursos que havia com as provas de Ingresso e não gostei nenhum. Fiquei desmotivada e isso reflectiu-se nas minhas notas. Depois encontrei no fórum uns posts a informar que é possível de fazer o exame de biologia e geologia externamente. Agora estou entusiasmada mas tambem com medo porque é isso que eu mesmo quero. Infelizmente não consigo ter aulas de explicação em Biologia e assim tenho estudar para o exame por mim própia. Alguém já fez o exame como externo? Como se prepararam? Devia estudar por manuais ou pelos livros de preparação para os testes? Quais livros de preparação recomendavam? Ver as aulas de RTP ajuda? Há alguns websites ou YouTube channels que possa ajudar? Agora começaram as férias e gostaria de começar os estudos. Podem mandar-me dicas como estudar para o exame e como devo organizar? Se eu vou fazer o exame no 11 º ano e não correr bem, posso fazer o exame no 12º ano outra vez? Tantas perguntas, sorry, mas perciso mesmo a vossa ajuda. Meu email é sandwitch2205@gmail.com se tiverem alguns recursos que me ajudavam, por favor mandam-me. Obrigada desde já pela vossa ajuda.

Eu recomendo primeiro que tudo rever as coisas do 7º ao 9º ano (caso já não estejam bem avivadas). Para tal, recomendo que compres livros de apoio. Eu comprei os meus de matemática a cada um por 8€, por exemplo. Aos poucos, não é uma grande despesa. Depois, recomendo comprar um livro de preparação para exame. Lá, colocam a matéria bem organizada e é menos tempo perdido a procurar resumos pela internet. Outra forma de estudar quando já tiveres as matérias bem estudadas, é fazer exames anteriores, incluindo 1ª fase, 2ª fase e época especial. Ajuda imenso para entenderes o tipo de pergunta pretendida e, por isso, ter melhores notas.

• Like
Reactions: Sandrafp

Ana Rita Faria Ribeiro

Membro Caloiro
Matrícula
17 Fevereiro 2021
Olá, vou para Humanidades, para o 10º ano. Matriculei-me em Humanidades com as disciplinas MACS e Geografia. Confeso que estou com um bocado de medo para o curso, sendo que o inglês vai ser mais puxado, vou ter filosofia e pelo que me dizem é um bocado dificil. Como as aulas estão quase a começar gostaria de ter já alguns recursos para me ajudar, mesmo que não sejam do mesmo manual, ainda não sei qual vai ser o meu, porque dizem que este ano vai mudar, se tiverem alguns recursos, por favor mandem-me, vou ter Portugues, Filosofia, MACS, Geografia, Historia A e Inglês, este é o meu email @rita.cr673@gmail.com se tiverem alguma coisa que me possa ajudar mandem-me por favor. Obrigada desde já pela vossa ajuda.