Realização de uma disciplina opcional do 12º ano através de exame de equivalência

joao___

Membro Caloiro
Matrícula
15 Fevereiro 2023
Olá. Encontro-me no 12º ano no curso de Economia e tenho como uma das disciplinas opcionais do 12º ano Economia C. Queria saber se era possível realizar um exame de equivalência a essa disciplina para ficar como nota interna a nota que obtiver nesse exame.
1 - É necessário anular a disciplina?
2 - Como é que me inscrevo no exame e qual é a data do exame visto que não é um exame nacional e não encontro em lado nenhum a data de realização do exame de Economia C. É a escola que decide? Se sim, costuma ser antes, a meio ou depois de acabar os exames nacionais?
3 - Seria até possível realizar o exame de Inglês do 12º ano, apesar de não ter tido esta disciplina, e assim trocar por Economia C?
4 - Caso não vá realizar o exame na 1ª fase, também dá para realizar na 2ª fase como melhoria de nota, como é no caso das outras disciplinas?
Obrigado pela atenção.

Queria saber se era possível realizar um exame de equivalência a essa disciplina para ficar como nota interna a nota que obtiver nesse exame.
Possível é.
É necessário anular a disciplina?
Para fazer aquilo que estritamente descreveste, sim. Se anulares a disciplina, fica a nota do exame mesmo que seja pior.
Para a situação mais benéfica a ti, não. Acaba a disciplina normalmente e depois faz melhoria, que assim fica a melhor nota.
Como é que me inscrevo no exame
No PIEPE.
e qual é a data do exame
Questiona a secretaria após fazeres a tua inscrição.
Seria até possível realizar o exame de Inglês do 12º ano, apesar de não ter tido esta disciplina, e assim trocar por Economia C?
Questiona a secretaria quanto a essa possibilidade.
Caso não vá realizar o exame na 1ª fase, também dá para realizar na 2ª fase como melhoria de nota, como é no caso das outras disciplinas?
Não "é o caso das outras disciplinas". Apenas podes ir à 2ª fase se fores à 1ª, excepto se houver outro exame à mesma hora ou se tiveres reprovado por faltas.

Para fazer aquilo que estritamente descreveste, sim. Se anulares a disciplina, fica a nota do exame mesmo que seja pior.
Para a situação mais benéfica a ti, não. Acaba a disciplina normalmente e depois faz melhoria, que assim fica a melhor nota.
Mas sendo que acabo a disciplina este ano só posso fazer melhoria de nota na 2ª fase o que já não contaria para a 1ª fase do CNAES deste ano..., certo?
Post automatically merged:

Não "é o caso das outras disciplinas". Apenas podes ir à 2ª fase se fores à 1ª, excepto se houver outro exame à mesma hora ou se tiveres reprovado por faltas.
Como tinha dito numa mensagem noutro tópico foi o que fiz no ano passado a Inglês. Mas como já viu, no Guia Nacional de Exames não está muito explicito por isso acho que a minha escola interpretou que se pode ir à 2ª fase sem ir à primeira se for para fazer melhoria.

Mas sendo que acabo a disciplina este ano só posso fazer melhoria de nota na 2ª fase o que já não contaria para a 1ª fase do CNAES deste ano..., certo?
Certo. Se preferires arriscar ter uma nota pior mas também poder ter uma nota melhor, é uma decisão tua.
Como tinha dito numa mensagem noutro tópico foi o que fiz no ano passado a Inglês. Mas como já viu, no Guia Nacional de Exames não está muito explicito por isso acho que a minha escola interpretou que se pode ir à 2ª fase sem ir à primeira se for para fazer melhoria.
Ainda assim, eu jogaria pelo seguro e ia à 1ª fase, prevenindo eventuais problemas.