Realização exames nacionais 26, e condições de acesso

Tomas de Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
22 Janeiro 2026
Boa noite!
Eu já conclui o ensino secundário, e entrei na faculdade, mas saí no 1° ano, e agora quero voltar.
Vou ter de realizar os exames novamente, ou há outra forma de candidatura?

Olá.
Depende de quando realizaste exames. Se ainda tiveres exames válidos, não precisas de os repetir, basta pedires uma ficha ENES no PIEPE e uma senha de candidatura no website da DGES. Se os teus exames já tiverem passado a validade, terás de os repetir.

Olá.
Depende de quando realizaste exames. Se ainda tiveres exames válidos, não precisas de os repetir, basta pedires uma ficha ENES no PIEPE e uma senha de candidatura no website da DGES. Se os teus exames já tiverem passado a validade, terás de os repetir.
Eu acedi ao sai da faculdade à qual me quero candidatar, e tinham de ter 2 anos, mas já realizei à 3.
Sendo assim tenho só de esperar que saiam as inscrições para os exames correto?

Nesse caso os teus exames ainda são válidos para a candidatura ao ensino superior deste ano.

Em breve deverá sair a lista das provas de ingresso, no seguimento da redução do mínimo de 2 provas de ingresso para 1 prova de ingresso. Iremos avisar no site e redes sociais quando sair.

• Like
Reactions: sigis

Nesse caso os teus exames ainda são válidos para a candidatura ao ensino superior deste ano.

Em breve deverá sair a lista das provas de ingresso, no seguimento da redução do mínimo de 2 provas de ingresso para 1 prova de ingresso. Iremos avisar no site e redes sociais quando sair.
Olá boa noite, para quem vai fazer exames nacionais este ano a redução das provas de ingresso se aplica?

Olá boa noite, para quem vai fazer exames nacionais este ano a redução das provas de ingresso se aplica?
Sim, aplica-se a todo o ingresso ao Ensino Superior. No ano passado, todos os cursos exigiam no mínimo 2 provas; este ano, alguns cursos poderão regressar ao modelo que tinham antes (1 prova de ingresso).

• Like
Reactions: davis

Mas os exames de 2022 também ainda são validos este ano, certo? É o último ano de validade, não é?

• Like
Reactions: sigis