Realizar exames bienais apenas no 12°ano sem que me tenha inscrito no 11°ano são contabilizados para terminar o secundário?

mariaa18

Membro Caloiro
Matrícula
5 Março 2026
Olá, tenho uma dúvida sobre os exames. Eu e uma colega estamos no 12°ano e estamos a pensar inscrever-nos no exame de Geografia. No entanto, só vamos fazer a inscrição este ano. Dado que não nos inscrevermos no 11°ano, a minha questão é a seguinte: se fizermos o exame de geografia este ano, ele engloba-se no conjunto dos 3 exames exigidos para terminar o secundário ou, por nos inscrevermos apenas este ano numa disciplina que tivemos no 10.º e 11.º anos, temos de fazer o exame trienal? Estamos a ponderar fazê-lo para evitar termos de realizar o exame de história A que é mais difícil do que o de geografia.Poderiam esclarecer esta situação?”

Olá.
Se obtiveram aprovação no ano anterior, esse exame não conta como um dos 3 obrigatórios.

• Like
Reactions: davis
Solução
Então se eu tiver passado à disciplina não conta para os três obrigatórios, é isso?
É. Se tiveres a disciplina em atraso, podes fazer o seu exame a contar como um dos 3. Se a tiveres concluído no ano passado, não podes.

É. Se tiveres a disciplina em atraso, podes fazer o seu exame a contar como um dos 3. Se a tiveres concluído no ano passado, não podes.
E se colocar como aluno autoproposto? Estou a ponderar ir como autoproposto para tentar melhorar a média da disciplina. Vi no regulamento deste ano que se a nota for mais alta no exame do que a media que eu tinha antes fico com a nota do exame como média interna da disciplina, n é?(e como se anulasse o que eu fiz nos anos em que tive a disciplina, certo?) E vi que se tiver mais baixo no exame do que a minha média interna, contabilizaa sempre o melhor, isso é verdade? Se for para tentar melhorar a média da disciplina já conta como um dos 3 exames obrigatórios apesar de ser como autoproposto?

E se colocar como aluno autoproposto? Estou a ponderar ir como autoproposto para tentar melhorar a média da disciplina. Vi no regulamento deste ano que se a nota for mais alta no exame do que a media que eu tinha antes fico com a nota do exame como média interna da disciplina, n é?
Sim, podes realizar o exame para melhorar a tua CFD, mas não conta como um dos 3 obrigatórios.
(e como se anulasse o que eu fiz nos anos em que tive a disciplina, certo?) E vi que se tiver mais baixo no exame do que a minha média interna, contabilizaa sempre o melhor, isso é verdade?
Não é como anular a disciplina, porque ao anular a disciplina terias ficado com a nota do exame mesmo que fosse pior do que a nota que tinhas. Nas melhorias, conta sempre a melhor, sim.
Se for para tentar melhorar a média da disciplina já conta como um dos 3 exames obrigatórios apesar de ser como autoproposto?
Não.

Qualquer questão, dispõe.