Reapreciação de Prova

Com as noticias que saíram sobre o exame de português e como tive 9. Ainda posso pedir a reapreciação?

Desci a nota a Português no exame. Já estive a ver a prova e sei que mereço mais 2 valores, o que me permitiria manter o CIF. Neste momento, tenho uma média muito confortável que me permite entrar em todos os cursos em Portugal. Será que vale a pena pedir reapreciação e tentar subir um pouco a média? O facto de ter uma média mais elevada relativamente aos outros colegas de curso tem alguma vantagem?

http://www.publico.pt/sociedade/not...me-de-portugues-denunciam-professores-1702046 - será que devo ter isto em conta?

PS: O período de decisão termina hoje!!!!!!

Boa tarde. Eu pedi reapreciação na prova de matemática A. A minha dúvida é se quando o professor corretor estiver a corrigir a minha prova, sabe a nota que eu tive na 1º fase a matemática, se lê aquilo que eu escrevi no papel da reapreciação ou se sabe quantos pontos é que eu tive em cada pergunta?

Desci a nota a Português no exame. Já estive a ver a prova e sei que mereço mais 2 valores, o que me permitiria manter o CIF. Neste momento, tenho uma média muito confortável que me permite entrar em todos os cursos em Portugal. Será que vale a pena pedir reapreciação e tentar subir um pouco a média? O facto de ter uma média mais elevada relativamente aos outros colegas de curso tem alguma vantagem?

http://www.publico.pt/sociedade/not...me-de-portugues-denunciam-professores-1702046 - será que devo ter isto em conta?

PS: O período de decisão termina hoje!!!!!!

Se tens a certeza que sobes, pedes obviamente. Ainda podes pedir a repreaciação hoje?

Boa tarde. Eu pedi reapreciação na prova de matemática A. A minha dúvida é se quando o professor corretor estiver a corrigir a minha prova, sabe a nota que eu tive na 1º fase a matemática, se lê aquilo que eu escrevi no papel da reapreciação ou se sabe quantos pontos é que eu tive em cada pergunta?

Acho que a correção vai se realizar da mesma forma que se realizou na primeira. Ou seja, vai ser tudo corrigido de "raíz". Portanto, penso que não sabe isso

Perguntei na secretaria da minha escola se era necessário pedir uma nova ficha ENES depois do pedido de reapreciação da prova e disseram que sim. Tenho ideia que vi por aqui que não era preciso o_O

Não. A média serve para isto: entrar. Pode ser sinal de melhores bases, mas não te beneficia em nada para além de te dar certezas que entras.
Mas haverá maior flexibilidade na escolha de turmas/horários ou benefícios nas propinas?

E supondo que peço reapreciação: se não pretender alterar os cursos, sou obrigado a fazer alguma coisa caso a nota seja alterada.

E supondo que peço reapreciação: se não pretender alterar os cursos, sou obrigado a fazer alguma coisa caso a nota seja alterada.
Não precisas de fazer nada, é tudo automático.

Mas haverá maior flexibilidade na escolha de turmas/horários ou benefícios nas propinas?
Depende da universidade. Coimbra por exemplo paga parte da propina aos melhores 3% de cada curso, no ano de entrada. De resto, não és, nem teria lógica, seres beneficiada em relação aos outros. Há ainda outras bolsas que te podes informar. Ainda este ano houve uma bolsa de mérito da Gulbenkian. Fica aqui o link para os interessados: (têm é de andar atentos na altura) http://www.gulbenkian.pt/inst/pt/Apoios/BolsasGulbenkian?a=4945

Boa tarde
Tenho uma dúvida e gostava que me ajudassem com alguma urgência.
A situação é esta. Fiz exame de matemática A como externo e tive 8. ou seja, estou chumbado e só precisava de 9.5/10. A sensação com que fiquei é que devia ter mais.
Vou pedir reapreciação de prova e já pedi o exame que me é entregue amanhã (quinta feira) e tenho 48h para apresentar o requerimento.
Nestas 48h o que pretendia era fazer uma análise do teste para perceber, de acordo com os critérios de correção, se vale mesmo a pena pedir a reapreciação.

As perguntas são:
1. A quem posso ou devo recorrer. A um explicador? ao meu professor do 12º?
2. o prazo para a presentação do requerimento (se valer a pena) é de 48h.A partir de quando?
É que se for a partir do momento do levantamento da prova, vale mais levantar 6ª feira porque fico com o fim de semana para analisar melhor.
Coloco esta questão porque segundo me disseram, na contagem de prazos, o próprio dia (neste caso o da entrega) não conta.

Agradeço desde já a vossa ajuda

Última edição:

Tenho uma dúvida... Pedi reapreciação da prova e no dia em que saírem as notas tenho de pedir uma nova ficha enes... Por isso não me adianta de nada candidatar-me agora a primeira fase certo? Porque se não vou pagar duas taxas de candidatura, uma agora e outra quando fizer depois da reapreciação