Reapreciação de Prova

Catarina_16

Membro
Matrícula
23 Abril 2017
Curso
Ciências Bioanalíticas
Instituição
FFUC
Boa tarde,

Não sei se isto já foi respondido mas aqui vai a pergunta:
A minha irmã pretende pedir reapreciação de prova, já tento falado com a professora e tendo esta aconselhado-a a fazer o pedido, no entanto ela está com uma dúvida que também não sei responder.
A nota da reapreciação das provas saí depois do encerramento da candidatura da 1ª fase, isto quer dizer que ela só poderá usar a nota reapreciada na 2ª fase? Da minha perspetiva isto não faz sentido algum sendo que efetivamente 1ª fase mas sinceramente já não dúvido de nada no sistema de ensino português...
Aqui vai a resposta de um post aqui da Uniarea.
Quem pede reapreciação de prova não pode concorrer?
  • Sim, pode! A nota resultante da reapreciação é alterada automaticamente. E ainda existe a possibilidade de alterares a candidatura nos 3 dias seguintes à publicação dos resultados, caso o queiras fazer.

Rafael Lima

Membro
Matrícula
12 Janeiro 2016
Curso
Finanças Empresariais
Instituição
ISCAL
Aqui vai a resposta de um post aqui da Uniarea.
Quem pede reapreciação de prova não pode concorrer?
  • Sim, pode! A nota resultante da reapreciação é alterada automaticamente. E ainda existe a possibilidade de alterares a candidatura nos 3 dias seguintes à publicação dos resultados, caso o queiras fazer.

O problema é que ela não obteve classificação suficiente para utilizar como prova de ingresso pelo que há cursos a que não se pode candidatar por falta da mesma mas há outros que pode utilizando outro exame como prova de ingresso, no entanto caso a reapreciação fosse positiva ela passaria a poder candidatar-se, qual seria o procedimento nesse sentido? A alteração nesse prazo de 3 dias certo?

Catarina_16

Membro
Matrícula
23 Abril 2017
Curso
Ciências Bioanalíticas
Instituição
FFUC
O problema é que ela não obteve classificação suficiente para utilizar como prova de ingresso pelo que há cursos a que não se pode candidatar por falta da mesma, no entanto caso a reapreciação fosse positiva ela passaria a poder candidatar-se, qual seria o procedimento nesse sentido? A alteração nesse prazo de 3 dias certo?
Vou-te ser sincera, não domino muito da área. Mas por lógica, se nessa Reapreciação ela conseguir tirar uma nota favorável para se candidatar no curso que ela pretende,e que antes não podia. Essa nota muda automaticamente no sistema (dges) e dão-lhe um período de 3 dias para ela poder efetuar as trocas de cursos na candidatura, e nesse caso concorrer para o curso que ela queira.
Espero ter sido explícita

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
O problema é que ela não obteve classificação suficiente para utilizar como prova de ingresso pelo que há cursos a que não se pode candidatar por falta da mesma mas há outros que pode utilizando outro exame como prova de ingresso, no entanto caso a reapreciação fosse positiva ela passaria a poder candidatar-se, qual seria o procedimento nesse sentido? A alteração nesse prazo de 3 dias certo?
Candidata-se com o que pode no momento e, quando saírem os resultados da reapreciação, pode fazer a alteração de opções de candidatura durante aqueles tais 3 dias, tendo que ir buscar uma ficha ENES de reapreciação para isso!

Rafael Lima

Membro
Matrícula
12 Janeiro 2016
Curso
Finanças Empresariais
Instituição
ISCAL
Candidata-se com o que pode no momento e, quando saírem os resultados da reapreciação, pode fazer a alteração de opções de candidatura durante aqueles tais 3 dias, tendo que ir buscar uma ficha ENES de reapreciação para isso!
Vou-te ser sincera, não domino muito da área. Mas por lógica, se nessa Reapreciação ela conseguir tirar uma nota favorável para se candidatar no curso que ela pretende,e que antes não podia. Essa nota muda automaticamente no sistema (dges) e dão-lhe um período de 3 dias para ela poder efetuar as trocas de cursos na candidatura, e nesse caso concorrer para o curso que ela queira.
Espero ter sido explícita

Muito obrigado !

• Like
Reactions: Catarina_16

Sofiasantos23

Membro
Matrícula
12 Maio 2017
Boa tarde.
Realizei o exame de filosofia, contudo esqueci-me de indicar o percurso que fiz, pelo que realizei o primeiro.
Pedi consulta da prova e anularam-me essas duas questões, uma vez que não indiquei o percurso.
Eu realizei o percurso A e as respostas estão certas pelo que nos critérios de correção, tanto no percurso A como no B a resposta à 9 é a B, pelo que mesmo que não soubessem o percurso deveriam ter contado pelo menos a 9.
A minha dúvida é: se eu pedir reapreciação será que contam? Se me contassem essa a minha nota interna aumentaria um valor.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde.
Realizei o exame de filosofia, contudo esqueci-me de indicar o percurso que fiz, pelo que realizei o primeiro.
Pedi consulta da prova e anularam-me essas duas questões, uma vez que não indiquei o percurso.
Eu realizei o percurso A e as respostas estão certas pelo que nos critérios de correção, tanto no percurso A como no B a resposta à 9 é a B, pelo que mesmo que não soubessem o percurso deveriam ter contado pelo menos a 9.
A minha dúvida é: se eu pedir reapreciação será que contam? Se me contassem essa a minha nota interna aumentaria um valor.
Mas não é explicito a que questão estás a responder, podes confirmar com um professor da disciplina, mas não te vão contar essa alinea.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Mas eu indiquei 9 e 10, só nao coloquei se era percurso A ou B. Nesses casos não consideram a primeira opção?
Eu li isso, também, mas no teu caso a tua primeira opção diz respeito a que percurso, o problema está aí. Mas volto a dizer que deves confirmar com um professor que tenha corrigido exames, ele saberá certamente se o que eu estou a dizer está correto.

Sofiasantos23

Membro
Matrícula
12 Maio 2017
Percurso A. Eu fiz o percurso A, o primeiro percurso, só que não indiquei. Apenas coloquei 9-B, em vez de 9A-B, sendo que o 9B também é 9B-B e daí a minha dúvida, pois mesmo não sabendo o percurso a resposta tanto no percurso A como no B era igual.

Giovanna G.

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2019
Boa tarde.
Estou com meu exame de português e o fator de CL nas minhas questões foi com nota 0 em 95% das vezes.
Por mais que tenha tido atenção fui criada no Brasil, pode ser por conta disso? Tem algo que possa fazer?
Obrigada desde já!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Percurso A. Eu fiz o percurso A, o primeiro percurso, só que não indiquei. Apenas coloquei 9-B, em vez de 9A-B, sendo que o 9B também é 9B-B e daí a minha dúvida, pois mesmo não sabendo o percurso a resposta tanto no percurso A como no B era igual.
Conta como 0 pois não indicaste a qual percurso estavas a responder. Nisso, os critérios são implacáveis.
Post automatically merged:

Boa tarde.
Estou com meu exame de português e o fator de CL nas minhas questões foi com nota 0 em 95% das vezes.
Por mais que tenha tido atenção fui criada no Brasil, pode ser por conta disso? Tem algo que possa fazer?
Obrigada desde já!
Se estiver gramaticalmente incorreto em Português de Portugal, infelizmente, não há nada que possas fazer.

• Like
Reactions: Edgar H

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, para fazer o pedido de reapreciação quais são os modelos necessários à ser preenchidos? 11 e 11A?
Sim, se a reapreciação não incidir unicamente em somas ou correção de escolhas múltiplas.

Rita192001

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2019
Ajuda!!! Tive 8. 1 no exame de matemática e precisava de 8.5 pedi reapreciação da prova... Tenho esperança! Alguém aqui já pediu de matemática? Conseguiu subir muito? Obrigada 🙏

• Like
Reactions: Kriozi

Kriozi

Membro Caloiro
Matrícula
12 Março 2018
Ajuda!!! Tive 8. 1 no exame de matemática e precisava de 8.5 pedi reapreciação da prova... Tenho esperança! Alguém aqui já pediu de matemática? Conseguiu subir muito? Obrigada 🙏
Eu tirei notas horríveis nos testes. Tinha 5.5 de média nos testes, mas felizmente a professora deu-me o 9 para ir com 12 a exame. Fez-se luz e tirei 12.6.
De 8.1 para 8.5 é possível. Mas de certeza que viste a prova ( pedir a cópia ) e depois de analisares talvez até notaste que estava mal corrigido. Desejo-te sorte.

• Like
Reactions: Rita192001

Bernardo3214

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2018
Curso
Fisioterapia
Caso eu peça reapreciação do exame, e a nota já me deixe candidatar ao ensino superior, quando é que eu faço a candidatura? Sendo que as notas só saem após o período de inscrições da 2 fase

Blasty

Moderadora
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Caso eu peça reapreciação do exame, e a nota já me deixe candidatar ao ensino superior, quando é que eu faço a candidatura? Sendo que as notas só saem após o período de inscrições da 2 fase
Podes fazer agora e depois a nota altera automaticamente, sendo que tens 3 dias adicionais para alterar a candidatura se quiseres.

Bernardo3214

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2018
Curso
Fisioterapia
Então mas se eu fizer agora e a reapreciação não der em nada e continuar com negativa, o que acontece?
Podes fazer agora e depois a nota altera automaticamente, sendo que tens 3 dias adicionais para alterar a candidatura se quiseres.
Então mas se eu fizer agora e a reapreciação não der em nada e continuar com negativa, o que acontece?