Reclamação de reapreciação de exame

Boa tarde, pedi reapreciação da prova de FQ e a minha nota aumentou menos do que esperava. O requerimento da reapreciação foi feito e entregue pela minha professora de FQ (para 17.2), porém, segundo a minha explicadora, existia mais uma pergunta que poderia referir (ou seja poderia chegar aos 17.5). Tendo a minha nota subido apenas para 16.7, penso pedir reclamação e, já que a minha professora está de férias, acrescentar a tal questão que a minha explicadora disse que poderiam dar-me uma maior cotação dependendo da forma como aplicam os critérios. Alguém sabe se posso acrescentar mesmo não tendo referido anteriormente essa questão?

Obrigada

Boa tarde, pedi reapreciação da prova de FQ e a minha nota aumentou menos do que esperava. O requerimento da reapreciação foi feito e entregue pela minha professora de FQ (para 17.2), porém, segundo a minha explicadora, existia mais uma pergunta que poderia referir (ou seja poderia chegar aos 17.5). Tendo a minha nota subido apenas para 16.7, penso pedir reclamação e, já que a minha professora está de férias, acrescentar a tal questão que a minha explicadora disse que poderiam dar-me uma maior cotação dependendo da forma como aplicam os critérios. Alguém sabe se posso acrescentar mesmo não tendo referido anteriormente essa questão?

Obrigada

(Despacho Normativo n.º 4-A/2018, Art. 47.º - "Processo de Reclamação")

4 — A reclamação do aluno apenas pode incidir sobre os itens que foram objeto de reapreciação, quer aqueles em que o aluno apresentou alegações quer os que, não tendo o aluno apresentado alegações, mereceram alteração da classificação por parte do professor relator.

• Like
Reactions: Joana FG
boa noite, o modelo para pedir a consulta de prova de pois da reapreciação de prova continua a ser o modelo 9?

boa noite, o modelo para pedir a consulta de prova de pois da reapreciação de prova continua a ser o modelo 9?
Não, tens de te dirigir à escola e pedes para te cederem cópias das grelhas de classificação e dos pareceres dos relatores.

Olá @Joaotomas13
Boas, gostaria de saber algum feedback acerca dos resultados da reclamação. Obrigado
Não há uma data fixa, cada reclamação pode sair a um dia diferente, até 30 dias após o pedido. Podes perguntar na tua escola se há alguma novidade, mas tipicamente eles ligam aos alunos quando saem os resultados.

Quando se faz reclamação ao JNE da reapreciação da prova a nota pode descer? Na escola deram-me a informação que não
Pode descer, mas apenas são avaliados os itens que tu reclamas ou aqueles que tiveram a sua cotação alterada em reapreciação.

Última edição:
  • Like
Reactions: matildeasimao
Assim não é vista a prova toda. Estou mesmo na dúvida se hei de seguir o procedimento de reclamação ou não, porque na minha escola nenhum professor de matemática A corrigiu exames ou seja não sei quais são os critérios específicos a que têm acesso. Numa questão baixaram-me 2 pontos e noutras subiram (mas não tanto como estava à espera)...no entanto continuam coisas muito estranhas, por exemplo, tenho equações equivalentes às dos critérios onde me são dados 0 pontos. Não faz sentido.

Assim não é vista a prova toda. Estou mesmo na dúvida se hei de seguir o procedimento de reclamação ou não, porque na minha escola nenhum professor de matemática A corrigiu exames ou seja não sei quais são os critérios específicos a que têm acesso. Numa questão baixaram-me 2 pontos e noutras subiram (mas não tanto como estava à espera)...no entanto continuam coisas muito estranhas, por exemplo, tenho equações equivalentes às dos critérios onde me são dados 0 pontos. Não faz sentido.
Não é a prova toda, apenas são os itens em que tu reclames ou que tenham sofrido alteração em sede de reapreciação.
Não tendo conhecimento de causa dos Critérios Específicos de Avaliação, diria para levares em conta a opinião dos professores da tua escola, mesmo que eles não tenham corrigido exames, estes ano.

Olá estou a pensar em pedir reapreciação como é que isso é feito?
Tive 11 no exame é algum professor da minha escola que faz essa correção?
Olá, Ana!
Primeiramente, tens de solicitar uma cópia do teu exame junto da secretaria da tua escola. Preenches o requerimento e aguardas que eles te entreguem a cópia do exame. Enquanto aguardas e já que estás a pensar pedir reapreciação, recomendo que fales já com algum dos teus professores ou algum professor da escola, para te ajudarem a reavaliar o exame, assim que receberem a cópia. Depois de receberes a cópia (que deves solicitar já hoje), tens 3 dias úteis para entregas o pedido de reapreciação. Na escola vão dar-te um impresso que preenches com os teus dados e o resto do formulário será preenchido com a ajuda do teu professor, no qual deves indicar quais são as questões mal corrigidas e que cotação é que deveria ser atribuída, sempre com base nos critérios de correcção. Pagas 25 euros no acto de entrega desse documento e, caso depois a tua nota suba, esse dinheiro é devolvido.

O professor da tua escola ajuda-te a verificar as coisas para enviares o pedido, mas a reavaliação do exame será feito por um professor corrector fora da tua escola, tal e qual como no exame nacional.

• Like
Reactions: Wraak
Boa noite, não temos apenas 2dias úteis para fazer o pedido de repreciação apartir do momento em que a escola nos dá as cópias da nossa resolução da prova?

Na minha resolução da prova, tenho uma questão que claramente merece mais 3 pontos dos que me foram atribuídos e tenho uma outra 2a questão que estou na dúvida se me darão mais 3 pontos também dos que me foram atribuídos.

Devo pedir 3pontos apenas da 1a pergunta ou também da 2a? Se pedir apenas da 1a não há problema pois a repreciação é total e não apenas À questão a que nos referimos, certo?

Última edição:
Boa noite, não temos apenas 2dias úteis para fazer o pedido de repreciação apartir do momento em que a escola nos dá as cópias da nossa resolução da prova.
Olá! O Guia Geral de Exames de 2020 e as Normas do Júri Nacional de Exames dizem que o teu pedido deve ser formalizado no prazo de dois dias úteis subsequentes. A não ser que faças uma interpretação super discricionária da expressão "deve", não me parece que tenhas mais de dois para fazer o teu pedido. Tens alguma outra fonte ou informação?

• Like
Reactions: Frances
Boa noite, não temos apenas 2dias úteis para fazer o pedido de repreciação apartir do momento em que a escola nos dá as cópias da nossa resolução da prova?

Na minha resolução da prova, tenho uma questão que claramente merece mais 3 pontos dos que me foram atribuídos e tenho uma outra 2a questão que estou na dúvida se me darão mais 3 pontos também dos que me foram atribuídos.

Devo pedir 3pontos apenas da 1a pergunta ou também da 2a? Se pedir apenas da 1a não há problema pois a repreciação é total e não apenas À questão a que nos referimos, certo?
Sim, o exame é novamente corrigido, mas convém discriminares isso no pedido de reapreciação, porque o próximo corrector pode não reparar nessa tal 2ª questão e podem não atribuir esses pontos. Depende muito do tipo de questão, dos critérios e do próprio corrector.

Boa tarde , fiz a reclamação da reapreciação da nota dia 02/09 e até ao momento ainda não fui contactado para saber o resultado da reclamação. Os resultados das colocações saem dia 28, hoje já é dia 21.
O que posso fazer?