Reclamação de reapreciação de exame

Bom dia, dia 7 saiem os resultados da reapreciação da 2ª fase, se não estiver satisfeito:
como funciona o processo de reclamação de reapreciação de exame (não sei nada)?

Bom dia, dia 7 saiem os resultados da reapreciação da 2ª fase, se não estiver satisfeito:
como funciona o processo de reclamação de reapreciação de exame (não sei nada)?
Olá.
Tens de ir à escola nos dois dias após a afixação dos resultados e preencheres o modelo 14 e o modelo 14-A (supostamente, é para preencheres digitalmente e imprimires, mas confirma com a escola se o aceitam assim). Podes também pedir para te darem uma cópia dos diversos elementos da reapreciação, pagando o preço que é habitualmente cobrado. A reclamação apenas pode incidir sobre a discordância na aplicação dos critérios de classificação das provas e a existência de vício processual.
A reclamação do aluno apenas pode incidir sobre os itens que foram objeto de reapreciação, quer aqueles em que o aluno apresentou alegações quer os que, não tendo o aluno apresentado alegações, mereceram alteração da classificação por parte do professor relator. (Despacho Normativo n.º 3-A/2020, artigo 50.º, alínea 4).

Quanto custa os elementos da reapreciação e o que são esses elementos, são a minha resolução com as novas cotações dadas a cada pergunta do mesmo género que a resolução que dão com as cotações dadas antes de pedir repreciação? Se as novas cotações dadas forem exatamente iguais, posso escrever como reclamação da reapreciação a alegação que já tinha feito para fazer o pedido de repreciação? Depois de efetuar a reclamação a minha resolução da prova é corrigida outra vez e a classficação pode baixar? Depois sai quando os resultados da reclamação da reapreciação? Caso a reclamação me seja favorável (a classificação suba) é me devolvido os 25€ de pedido de reapreciação e os custos dos elementos da reapreciação?

Quanto custa os elementos da reapreciação e o que são esses elementos, são a minha resolução com as novas cotações dadas a cada pergunta do mesmo género que a resolução que dão com as cotações dadas antes de pedir repreciação?
Os pareceres dos professores relatores e as grelhas de classificação, em suporte papel ou em suporte digital (pdf).
Se as novas cotações dadas forem exatamente iguais, posso escrever como reclamação da reapreciação a alegação que já tinha feito para fazer o pedido de repreciação?
Desde que se restrinja aos critérios de classificação ou a existência de vício, não estou a ver porque não.
Depois de efetuar a reclamação a minha resolução da prova é corrigida outra vez e a classficação pode baixar?
Não é a prova toda, só os itens que refiras na alegação ou quaisquer outros que tenham sido alvo de alteração no processo de reapreciação. E não há nada que impeça de baixar.
Depois sai quando os resultados da reclamação da reapreciação?
Tens um resposta até 30 dias úteis da entrada do processo de reclamação na escola. A decisão desta é definitiva, não havendo possibilidade de mais nenhuma contestação administrativa.
Caso a reclamação me seja favorável (a classificação suba) é me devolvido os 25€ de pedido de reapreciação e os custos dos elementos da reapreciação?
Sim.

Os pareceres dos professores relatores e as grelhas de classificação, em suporte papel ou em suporte digital (pdf).

Desde que se restrinja aos critérios de classificação ou a existência de vício, não estou a ver porque não.

Não é a prova toda, só os itens que refiras na alegação ou quaisquer outros que tenham sido alvo de alteração no processo de reapreciação. E não há nada que impeça de baixar.

Tens um resposta até 30 dias úteis da entrada do processo de reclamação na escola. A decisão desta é definitiva, não havendo possibilidade de mais nenhuma contestação administrativa.

Sim.
Os elementos da reapreciação tÊm um custo defenido a nível nacional ou depende de escola para escola? Para pedir esses elementos também preciso de preencher algum modelo? Posso pedir esses elementos assim que os resultados forem afixados? Quanto custa o pedido de reclamação, é um valor definido a nível nacional? Eu fui com uma nota x a reapreciação, e pedi 6pontos totais de 2itens (3pontos por cada): se o professor relator me der apenas 3 e eu fizer o pedido de reclamação, então posso, ao mesmo tempo, pedir o reembolso dos 25€ ou quando devo pedir?

Os elementos da reapreciação tÊm um custo defenido a nível nacional ou depende de escola para escola?
É o preço habitual das fotocópias.
Para pedir esses elementos também preciso de preencher algum modelo?
Não, estas já estão englobadas no processo de reclamação
Posso pedir esses elementos assim que os resultados forem afixados?
Convém. Tens dois dias úteis para fazeres a reclamação.
Quanto custa o pedido de reclamação, é um valor definido a nível nacional?
A reclamação propriamente dita não é paga.
Eu fui com uma nota x a reapreciação, e pedi 6pontos totais de 2itens (3pontos por cada): se o professor relator me der apenas 3 e eu fizer o pedido de reclamação, então posso, ao mesmo tempo, pedir o reembolso dos 25€ ou quando devo pedir?
Só tens direito aos 25 euro se a nota for superior à nota inicial sobre a qual pediste reapreciação.

É o preço habitual das fotocópias.

Não, estas já estão englobadas no processo de reclamação

Convém. Tens dois dias úteis para fazeres a reclamação.

A reclamação propriamente dita não é paga.

Só tens direito aos 25 euro se a nota for superior à nota inicial sobre a qual pediste reapreciação.
Se eu subir a nota em reapreciação mas mesmo assim quiser fazer reclamação (imaginando que tinha pedido +6pontos e deram-me +3, por exemplo) devo pedir os 25€ assim que vir os resultados afixados ou quando?

Se eu subir a nota em reapreciação mas mesmo assim quiser fazer reclamação (imaginando que tinha pedido +6pontos e deram-me +3, por exemplo) devo pedir os 25€ assim que vir os resultados afixados ou quando?
Sim, podes o
Não tinha percebido, desculpa.
Tudo indica que a possas pedir logo após a reapreciação, mas se baixares, posteriormente, poderás ter de a devolver (mas podes confirmar, este ponto, com as escola).

Olá, tenho uma questão. Os professores tem 30 dias uteis para rever as provas,ou seja pode sair os resultados antes da data prevista ou só se sabe dia 30 de agosto ? Obrigada

Olá, tenho uma questão. Os professores tem 30 dias uteis para rever as provas,ou seja pode sair os resultados antes da data prevista ou só se sabe dia 30 de agosto ? Obrigada
Só sabes a 30 de agosto.

Olá, eu pedi reapreciação do meu exame, e sei que tenho um prazo extraordinário de 2 dias após o conhecimento das notas para alterar a candidatura mas a 1• fase da mesma, encerra dia 20 de agosto, se receber o resultado após essa data, ainda me posso candidatar à 1•fase? As candidaturas não fecham? Tenho de pedir algo em especial para isso?

Olá, eu pedi reapreciação do meu exame, e sei que tenho um prazo extraordinário de 2 dias após o conhecimento das notas para alterar a candidatura mas a 1• fase da mesma, encerra dia 20 de agosto, se receber o resultado após essa data, ainda me posso candidatar à 1•fase? As candidaturas não fecham? Tenho de pedir algo em especial para isso?
Podes candidatar-te no período até 20 de agosto e na altura em que saem as notas das reapreciações é dado um prazo de 2 ou 3 dias, normalmente, para procederes a alterações na tua candidatura da 1a fase.

Podes candidatar-te no período até 20 de agosto e na altura em que saem as notas das reapreciações é dado um prazo de 2 ou 3 dias, normalmente, para procederes a alterações na tua candidatura da 1a fase.

No meu caso, eu nao consegui nenhuma prova de ingresso, entao nao consigo candidatar me à 1 primeira fase e dependo da reapreciação da nota que sai dia 30 de agosto! como é? só posso na segunda fase?

No meu caso, eu nao consegui nenhuma prova de ingresso, entao nao consigo candidatar me à 1 primeira fase e dependo da reapreciação da nota que sai dia 30 de agosto! como é? só posso na segunda fase?
Se a nota subir para positiva poderás fazer a candidatura no prazo especial referido.

• Like
Reactions: Ariana_
Boa tarde
Eu fiz exame de geometria descritiva e tive 15, mas a nota que afinal devo ter de acordo com os critérios de avaliação é na verdade de 191 valores. Fiz um pedido de reapreciação mas mesmo assim só me subiram para 163 valores, sendo que tive de pedir uma reclamação à reapreciação. As colocações vão sair dia 27, e a nota certa (191 valores) faria me uma grande diferença na entrada para a faculdade que quero. Por acaso haverá alguma maneira de poder comunicar com alguém para explicar a minha situação? De momento ainda não recebi nada, e tenho receio de só saber depois das colocações.

Boa tarde
Eu fiz exame de geometria descritiva e tive 15, mas a nota que afinal devo ter de acordo com os critérios de avaliação é na verdade de 191 valores. Fiz um pedido de reapreciação mas mesmo assim só me subiram para 163 valores, sendo que tive de pedir uma reclamação à reapreciação. As colocações vão sair dia 27, e a nota certa (191 valores) faria me uma grande diferença na entrada para a faculdade que quero. Por acaso haverá alguma maneira de poder comunicar com alguém para explicar a minha situação? De momento ainda não recebi nada, e tenho receio de só saber depois das colocações.
Olá @Joanalc19
Há 2 cenários relativamente à tua reclamação da reapreciação de prova:
1) Sai antes das colocações, e a nota é integrada já na tua candidatura: cenário ideal, não tens de fazer nada.
2) Sai depois das colocações, ou sai antes das colocações mas não a tempo de ser integrada na tua candidatura: és colocada com a nota de candidatura que inclui a nota anterior, e tens o direito de apresentar uma reclamação com vista a ser recolocada com base na nova nota de candidatura. Caso isso implique que sejas colocada numa outra opção é criada uma vaga extra só para ti (que é depois descontada da 2ªfase de candidaturas).

A minha situação é a seguinte: pedi reapreciação de um exame, o resultado da reapreciação foi um valor e meio acima. No entanto, o meu professor aconselhou pedir reclamação, uma vez que acha que consigo ter mais do que aquilo que deram na reapreciação. tenho conhecimento que o júri em 30 dias úteis para divulgar o resultado, ou seja, só saberei o resultado após os resultados da 1ª fase da candidatura e com a nota da reapreciação falam 2 décimas para entrar na faculdade que eu quero.
E se eu nao entrar por causa da calendarização, tenho o conhecimento que com a nota do juri consigo entrar e que eles de certeza vao dar razao a mim.
O que eu faço caso nao seja colocada por erro que nao foi meu?

Obrigada
Boa tarde Quel14.

Foi o seu professor que argumentou a favor da sua prova?
Estou com o mesmo problema e não sei com fazer a argumentação.

Pode ajudar sff.

Obrigada

Bom dia , pedi reapreciação do meu exame de FQ tudo certinho falei com os meus professores, pelo que tinha uma escolha múltipla mal corrigida e usei o modelo 10 (escolha múltipla mal cotada). No entanto após reapreciação mantive a mesma nota. Queria saber se era possível reclamar de novo e se ao fazer a reclamação vão analisar apenas a escolha múltipla mal cotada ou a prova toda. Pois pelo que me disseram ao fazer a reapreciação daquela forma só corrigiam as escolhas múltiplas no entanto na reclamação não tenho a certeza

Última edição: