Reconhecimento ou equivalência de profissão em Portugal de Ciências Biomédicas Laboratoriais

Evelin Alvarado

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2019
Sou do Peru e estudei 5 anos de carreira em "tecnología médica en laboratorio Clínico", aqui é o equivalente a Ciências biomédicas laboratoriais. Tenho 2 anos de experiência laboral. Estou em Lisboa a viver, e queria que me ajudaram em dar-me informação de como posso fazer o reconhecimento ou equivalencia (não entendo bem a diferencoa) da minha profissão para poder trabalhar aqui. Sei que tenho que fazê-lo em uma Universidade pública, mas não conheço nenhuma, agradeceria se me guiam enquanto aos procedimentos. Os requisitos da DGES já os tenho, mas se tivessem informação relevante ou recomendações em que Universidade fazê-lo, agradeceria--vos. Estou em Lisboa mas também estou disposta ir até Almada se há uma Universidade onde possa fazer o reconhecimento. Também sei que é possível que tenha que estudar um ano ou mas para ser válida a minha profissão em vosso pais.
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Evelin Alvarado
Sou do Peru e estudei 5 anos de carreira em "tecnología médica en laboratorio Clínico", aqui é o equivalente a Ciências biomédicas laboratoriais. Tenho 2 anos de experiência laboral. Estou em Lisboa a viver, e queria que me ajudaram em dar-me informação de como posso fazer o reconhecimento ou equivalencia (não entendo bem a diferencoa) da minha profissão para poder trabalhar aqui. Sei que tenho que fazê-lo em uma Universidade pública, mas não conheço nenhuma, agradeceria se me guiam enquanto aos procedimentos. Os requisitos da DGES já os tenho, mas se tivessem informação relevante ou recomendações em que Universidade fazê-lo, agradeceria--vos. Estou em Lisboa mas também estou disposta ir até Almada se há uma Universidade onde possa fazer o reconhecimento. Também sei que é possível que tenha que estudar um ano ou mas para ser válida a minha profissão em vosso pais.
Deves dar entrada do processo numa instituição que tenha o curso que pretendes que te seja dada a equivalência/reconhecimento. Em Lisboa será a ESTESL do politécnico de Lisboa. Eles vão dar-te uma lista de documentação que tens de entregar, que deverá ser tratada quer cá, quer junto da universidade onde fizeste o curso, e depois terás de esperar que o teu pedido seja analisado (já dei entrada de um processo destes para uma formada no Brasil, e os prazos são até 3/4 meses). Quando pedi no ano passado o emolumento rondava os 500€, sendo que sei que no início deste ano, com a revisão da lei das equivalências, estavam a pensar em rever os valores...

Se precisares de ajuda especializada a tratar disto envia-me mensagem privada.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
M Engenharia Informática (e computação): FEUP (reconhecimento) vs UA (propinas pagas) Tecnologias 5
Pâmella Picanço Prova de reconhecimento de nível de diploma brasileiro de odontologia Saúde 0
Bmatias Universidade - reconhecimento de diploma Ensino Superior 2
Á Equivalência entre cadeiras - IST e FCT UNL Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
M Provas de equivalência a disciplinas do secundário Ensino Secundário 2
M FEUP Equivalência Bioengenharia - Engenharia Física Universidade do Porto 0
R Dúvida sobre candidatura, exames e prova de equivalência à frequência Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
G Exames Nacionais - equivalência à frequência? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Pedro Guilherme Calculo de Equivalência da nota do secundário feito no estrangeiro Concurso Nacional e Locais - Público 1
B Equivalência de Instituições Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
R Formações Equivalência superior Ensino Secundário 1
J Exame de equivalência de inglês de 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
P UMinho Equivalência Universidade do Minho 1
ClaudiaSMartins2 Equivalência Diploma Enfermagem Saúde 2
M Mudança, transferência ou equivalência Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
T Equivalência do Secundário para quem tem Dupla Nacionalidade Ensino Secundário 4
Margot Equivalência a disciplina (IST) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
J Cadeiras de equivalência Ciências Farmacêuticas/Medicina Coimbra Ciências 1
M Bioengenharia: cursos para equivalência Tecnologias 3
C Equivalência à frequência de disciplinas Ensino Secundário 1
CatarinaLiz Equivalência Ciências Farmacêuticas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
C 2a Fase de Provas de Equivalência à Frequência? Ensino Secundário 1
PocketRotom FCUL Pedido de equivalência Universidade de Lisboa 2
A Substituição Prova equivalência à frequência 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
B Matemática A dá equivalência a Macs? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
davis Datas de Exames Nacionais e Provas de Equivalência foram alteradas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
V Como pedir equivalência entre cadeiras - IST Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
A Chumbo na prova de equivalência á frequencia Ensino Secundário 1
J Posso fazer equivalência à frequencia no 12, mesmo tempo a disciplina do 11 não concluida? Ensino Secundário 0
M Equivalência Medicina Dentaria Saúde 1
D Equivalência de um curso da FEUP para Mecânica Tecnologias 7
R FDUL Frequências FDUL / Equivalência de cadeiras Universidade de Lisboa 0
V Equivalência ás disciplinas (Ensino Superior) Arquivo 1
T Equivalência Matemática A para MACS Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
E Química 12ºano: prova de equivalência à frequência Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
M Bioengenharia curso que dê equivalência Arquivo 2
R Pap como equivalência a exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
filipe2015 Exame equivalência à frequência como externo Arquivo 1
Conhokis Exame de Equivalência à Frequência Exames Nacionais e Provas de Ingresso 249
M Terapêutica da Fala - é necessário mestrado para exercer profissão? Saúde 0
Ângela0104 Quero seguir uma profissão ligada a saúde... Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Curso de CT e profissão Ensino Secundário 3
Sara_Barbosa Duvida sobre a profissão Ensino Superior 0
M Gosto da profissão, não das disciplinas Ensino Superior 5