ISCAP Recursos Humanos

CatarinaDiogo99

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2018
A Gestão das Organizações e dos RH acho que foi devido à exigência da professora, os testes costumam ter 4 questões (a valer 5 valores cada uma) e devem estar mesmo muito completas... Dado que a matéria era muito extensa, nunca deu muito tempo para estudar tudo a fundo como se pretende (nota: apesar de as notas não serem as mais altas, não há muitas reprovações). A Psicologia Social foi devido ao teste (o modo de avaliação desta cadeira foi a realização de um evento + um teste)... Psicologia Social tem imensas teorias e muito fáceis de confundir... infelizmente, sobrevalorizei a parte prática da avaliação (o evento, que valia 40%) e desleixei-me um pouco com o teste (acabei por tirar 10 nele)... Não são cadeiras que não se façam, no entanto as notas não costumam ser as mais altas...
A cadeira de Introdução à Economia dividiu-se em microeconomia (procura, oferta, custos e produção) e macroeconomia (produção, rendimento e despesa, mercado de trabalho, inflação, contas públicas e balança de pagamentos). Foi o que deste? :)
Ola. Estou a pensar em candidatar-me a Recursos Humanos no próximo ano mas sou de Humanidades e RH tem muita economia. Achas que introdução à economia e gestão das Organizações e dos RH são acessíveis para quem nunca teve economia nem matemática A ?
E como é que foram as Praxes? Estou a pensar candidatar-me para RH este ano!! Estou com uma média de 16,1, é suficiente? E gostava de saber se tem alguem das ilhas no curso?

InêsAlmeida

Membro
Matrícula
26 Julho 2016
E como é que foram as Praxes? Estou a pensar candidatar-me para RH este ano!! Estou com uma média de 16,1, é suficiente? E gostava de saber se tem alguem das ilhas no curso?
Eu não estou na praxe por isso sobre isso não te posso esclarecer...
Quanto à média, a mais alta até agora foi 15 se não me engano por isso penso que é suficiente sim 😉
Temos pessoas das ilhas sim, só no meu ano temos 2 pessoas dos Açores e 1 da Madeira!

Alguém podia dizer-me se o Curso tem uma boa saída profissional?
Isso é sempre muito relativo sempre mas eu considero que sim, até porque tens 3 estágios e isso dá-te sempre contactos com pessoas da área que podem vir a ser os teus futuros empregadores!

• Like
Reactions: CatarinaDiogo99

CatarinaDiogo99

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2018
Ola. Estou a pensar em candidatar-me a Recursos Humanos no próximo ano mas sou de Humanidades e RH tem muita economia. Achas que introdução à economia e gestão das Organizações e dos RH são acessíveis para quem nunca teve economia nem matemática A ?
Sempre vais candidatar-te?

Inês1710

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2018
Olá. Estou a pensar candidatar-me para recursos humanos e gostaria que alguém me pudesse explicar mais ou menos como são as aulas práticas nesse curso.

InêsAlmeida

Membro
Matrícula
26 Julho 2016
Olá. Estou a pensar candidatar-me para recursos humanos e gostaria que alguém me pudesse explicar mais ou menos como são as aulas práticas nesse curso.
Olá Inês 😊 Todas as aulas são teórico práticas em RH. Às vezes não é muito fácil distinguir o que é teoria e o que é prática nas aulas, mas por exemplo resolvemos casos práticos, fazemos simulações de entrevistas, debates, em psicologia social planeamos um evento, por exemplo...

Inês1710

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2018
Olá! Estou mesmo a pensar candidatar-me a recursos humanos, sou de humanidades mas a minha média é 15,4. Será que tenho hipóteses?

InêsAlmeida

Membro
Matrícula
26 Julho 2016
Olá! Estou mesmo a pensar candidatar-me a recursos humanos, sou de humanidades mas a minha média é 15,4. Será que tenho hipóteses?
Claro que sim! A média mais alta que o curso teve até ao momento é de 14,9 penso eu 😊 Vale sempre a pena, boa sorte!

Inês1710

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2018
Olá. No curso de recursos humanos são utilizados algum tipo de manuais ou é outra plataforma?

InêsAlmeida

Membro
Matrícula
26 Julho 2016
Olá. No curso de recursos humanos são utilizados algum tipo de manuais ou é outra plataforma?
Olá! Regra geral para a comunicação entre professor e aluno utiliza-se um moodle onde os professores colocam os powerpoints, alguns artigos ou capítulos de vez em quando e outro material de apoio. Depois tens a bibliografia para cada unidade curricular.

Matias1820

Membro Caloiro
Matrícula
20 Fevereiro 2019
Olá. Estou agora na fase da minha vida em que tenho que fazer escolhas. Mas tenho receio de alguns cursos nomeadamente recursos humanos no iscap, pois venho de um curso profissional e tenho receio de não estar preparado. Depois outra coisa que vi foi no site do iscap, onde fala da licenciatura em rh, e vi lá regime diurno. As minhas perguntas são: será que consigo adaptar-me/safar me no curso tendo poucos conhecimentos em certas disciplinas? E o curso é dado de noite?
Obrigado 😜

InêsAlmeida

Membro
Matrícula
26 Julho 2016
Olá. Estou agora na fase da minha vida em que tenho que fazer escolhas. Mas tenho receio de alguns cursos nomeadamente recursos humanos no iscap, pois venho de um curso profissional e tenho receio de não estar preparado. Depois outra coisa que vi foi no site do iscap, onde fala da licenciatura em rh, e vi lá regime diurno. As minhas perguntas são: será que consigo adaptar-me/safar me no curso tendo poucos conhecimentos em certas disciplinas? E o curso é dado de noite?
Obrigado 😜
Olá!

Efetivamente o curso só existe em regime diurno, não são dadas aulas de noite. Quanto à adaptação por vires de um curso profissional acho super possível! Acredito mesmo que te consegues safar facilmente até porque a licenciatura não te pede bases específicas nenhumas de matemáticas ou outras disciplinas. Aprendemos todos um pouco do zero, exceto se já tiverem tido algum tipo de psicologia ou economia (que já facilita um pouco mas é raro!).

InêsAlmeida

Membro
Matrícula
26 Julho 2016
Os estágios a Universidade ajuda os alunos nos locais de estágio ou somos nós que temos de procurar e fazer tudo sozinhos?
Olá Catarina!
Somos responsáveis por procurar, arranjar e gerir o nosso estágio, mas os professores e o Gabinete de Empregabilidade do ISCAP estão disponíveis para aconselhar e, por vezes, publicam vagas :)

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Alguém me pode dizer se é acessível ir de comboio e apanhar o metro? O instituto fica longe? Onde se localiza?
Pelo que vejo, as pessoas vão de metro até ao Hospital de São João e depois apanham o autocarro para o ISCAP (ou vão a pé).